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terça-feira, julho 28, 2015

Município de Nampula “desencalha” projecto de compra de 40 autocarros para transporte público

Finalmente, o projecto de aquisição de 40 autocarros para a empresa de Transportes Públicos Municipais de Nampula, que estava a registar uma série de constrangimentos, na sequência do cancelamento do contrato pela edilidade com a GWM, empresa vencedora do concurso lançado para o efeito, alegadamente por se ter provado que a mesma não é ilegível pelo First National Bank (FNB), instituição que iria alocar os fundos para a materialização desta iniciativa, acaba de ser concretizado.
O plano custou mais de 64 milhões de meticais e os veículos começam a circular a partir de 22 de Agosto próximo, data em que o edil Mahamudo Amarune, ora em balanço de 18 meses de governação, vai orientar um comício popular em celebração do dia cidade de Nampula.
Os novos autocarros têm capacidade para transportar entre 30 e 40 passageiros. O montante foi concedido a título de crédito no sistema leasing, com uma taxa de juro de 14,75 porcento a serem reembolsados em três anos.
De acordo com Maria Moreno, em representação do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, o projecto resulta do cumprimento de uma das promessas constantes do manifesto eleitoral, que tem em vista garantir a melhoria da prestação de serviços aos munícipes no que tange ao transporte urbano, uma vez que os citadinos se queixam de que a frota actualmente existente não responde à demanda.
Os autocarros estarão sob gestão da Empresa Municipal de Transportes de Nampula, uma entidade autónoma criada para o efeito. A mesma terá a responsabilidade de gerar receitas para o pagamento de salários a mais de 100 trabalhadores recrutados quando esta instituição foi criada, assegurar a assistência técnica, a compra de combustíveis, bem como gerar lucros para a amortização da dívida.
Segundo Moreno, a aquisição dos 40 autocarros para a cidade de Nampula não significa que haverá taxas abaixo das que são aplicadas actualmente nos dois autocarros que são propriedade daquele município e em circulação. Tais veículos colectam, em média diária, 2.500 meticais.
Para além dos dois autocarros da edilidade, o transporte de passageiros a nível da cidade é assegurada pelos “chapas”. “Estamos cientes de que estamos perante um desafio de gerar lucros para assumir o compromisso de devolução do valor de empréstimo, daí que alguns autocarros serão colocados para a exploração de algumas rotas interdistritais ainda por identificar”, disse Moreno.
Refira-se que o projecto de aquisição dos 40 autocarros foi concebido em Abril de 2014, e culminou com o lançamento do respectivo concurso público, em que, dentre várias empresas, entraram na corrida a TATA, SOMOTOR, Técnica Industrial, Lda, GWM, entre outras, tendo saído vencedora esta última, do grupo General Auto. A mesma foi afastada na sequência de uma série de investigação efectuada pelo First National Bank (FNB) em relação à idoneidade da firma, tendo posteriormente se constatado a sua ilegibilidade, e escolhida a SOMOTOR, a segunda classificada no concurso.
Depois da rescisão de contrato, inconformada, a GWM intentou uma acção judicial contra o município de Nampula, que se encontra em processo de tramitação. A empresa iria fornecer autocarros para o transporte público de marca Yutong de 60 lugares, fornecidos pela Zhengzthong Yu Tong BsCo. Ltd, uma empresa chinesa tida como uma das maiores fabricantes de autocarros do continente asiático.
Fonte: @Verdade - 28.07.2015

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