Páginas

domingo, maio 24, 2015

Registo de passageiros obrigatório em Sofala

O registo da identidade completa e formas de contacto dos passageiros antes do embarque e confirmação à chegada passam a ser obrigatórios para todos os operadores do transporte interprovincial de passageiros na província de Sofala.
Esta medida, que visa o reconhecimento da identidade dos viajantes na eventualidade de ocorrência de acidente de viação, foi aprovada ontem, na cidade da Beira, no final da 8.ª sessão ordinária do Governo provincial de Sofala, e tem em vista pôr cobro às dificuldades de identificação de sinistrados e/ou seus familiares.


A informação foi prestada pelo porta-voz daquele encontro, Hélcio Canda, que explicou que o registo de passageiros deverá ser acessível às autoridades governamentais, associações dos transportadores e gestores das transportadoras.

Efectivamente, tanto as autoridades governamentais, como outras instituições afins, incluindo a Polícia, têm esbarrado com inúmeras dificuldades na identificação de passageiros em casos de acidentes de viação.

Um exemplo dessa situação, segundo a fonte, deu-se há dias na região de Nhaapue, no posto administrativo de Goonda, no distrito de Chibabava, depois que se descobriu que onze dos 54 feridos no acidente ali ocorrido no passado domingo eram malawianos que viajavam ilegalmente.

Segundo Hélcio Canda, as associações dos transportadores e os gestores das empresas de transportes rodoviários serão usados como canais para fazer fluir a informação sobre o pretendido, já que estas entidades se encontram implantadas em todos os terminais interprovinciais.

Sublinhou que após o arrolamento de todos os viajantes as transportadoras deverão canalizar as listas à gestão dos terminais e as associações dos transportadores que, por sua vez, farão chegar ao Governo através do sector dos Transportes e Comunicações bem como à Polícia de Trânsito.

Fonte: Jornal Notícias – 23.05.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário