No meu percusrso de escolarizacao ja tive esta disciplina de Educacao Politica. O que aprendiamos la? O organograma do Governo, os orgaos de soberania, os simbolos nacionais e de soberania, as datas comemorativas e seu valor, os herois mocambicanos,etc. Na minha opiniao a disciplina é importante e fundamental na persepctiva de estimular o nacionalismo, o amor a patria e o respeito pelos simbolos nacionais e de soberania como a bandeira, o hino nacional,etc. Nesse contexto, para mim o nome nao seria Educacao Politica pois nao estamos a educar as criancas politicamente, mas sim o nome seria Educacao Nacionalista e democratica. Assim os alunos nao so iriam aprender os simbolos de soberania e nacionais, como tambem aspectos relacionados com o caracter de pais democratico, os fundamentos da democracia, por exemplo saber que em Mocambique existem varios partidos, ninguem e obrigado a filiar-se nesse partido, que as instituicoes do Estado nao sao de um determinado partido, que os funcionarios publicos nao sao funcionarios de um determinado partido, saber diferenciar instituicoes publicas e organizacoes partidarias,etc., o problema da corrupcao, etc.
Meu caro anónimo, quando eu sugiro a disciplina de educacão, não é para que ela tenha conteúdos da educacão política da era do monopartidarismo. Antes pelo contrário, a minha sugestão é para romper com isso e passarmos a distinguir educacão política da história de um partido e endotrinacão. Muitos já estudaram ciências políticas de diferentes formas e sabem a diferenca entre aquilo que nos davam e a ciência política. Muitos já estudaram o marxismo em países democráticos e sabem distinguir daquele marxismo que se endotrinava em Mocambique.
que politica? as campanhas nao chegam? so para criar problemas e investir em algo q nao e' prioridade hoje.
ResponderEliminarRC , tenta lá argumentar.
ResponderEliminarNo meu percusrso de escolarizacao ja tive esta disciplina de Educacao Politica. O que aprendiamos la? O organograma do Governo, os orgaos de soberania, os simbolos nacionais e de soberania, as datas comemorativas e seu valor, os herois mocambicanos,etc. Na minha opiniao a disciplina é importante e fundamental na persepctiva de estimular o nacionalismo, o amor a patria e o respeito pelos simbolos nacionais e de soberania como a bandeira, o hino nacional,etc. Nesse contexto, para mim o nome nao seria Educacao Politica pois nao estamos a educar as criancas politicamente, mas sim o nome seria Educacao Nacionalista e democratica. Assim os alunos nao so iriam aprender os simbolos de soberania e nacionais, como tambem aspectos relacionados com o caracter de pais democratico, os fundamentos da democracia, por exemplo saber que em Mocambique existem varios partidos, ninguem e obrigado a filiar-se nesse partido, que as instituicoes do Estado nao sao de um determinado partido, que os funcionarios publicos nao sao funcionarios de um determinado partido, saber diferenciar instituicoes publicas e organizacoes partidarias,etc., o problema da corrupcao, etc.
ResponderEliminarMeu caro anónimo, quando eu sugiro a disciplina de educacão, não é para que ela tenha conteúdos da educacão política da era do monopartidarismo. Antes pelo contrário, a minha sugestão é para romper com isso e passarmos a distinguir educacão política da história de um partido e endotrinacão. Muitos já estudaram ciências políticas de diferentes formas e sabem a diferenca entre aquilo que nos davam e a ciência política. Muitos já estudaram o marxismo em países democráticos e sabem distinguir daquele marxismo que se endotrinava em Mocambique.
ResponderEliminar