Páginas

segunda-feira, outubro 06, 2014

STAE PREPARA LOGÍSTICA PARA GARANTIR VOTAÇÃO TRANQUILA

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na província da Zambézia, região centro de Moçambique, está trabalhar no sentido de garantir toda a logística necessária para as eleições de 15 de Outubro corrente.

O Director do STAE na Zambézia, Adolfo Gomes, explicou que a instituição que dirige necessita de 302 viaturas de diferentes capacidades e 25 tractores, para colocar o material de votação a atempadamente nas diferentes zonas onde é necessário.

Devido as características específicas da província da Zambézia, Gomes disse que também serão mobilizadas 45 embarcações e meios humanos (pessoas), devendo contratar 244 indivíduos que, a pé, irão transportar o material para as zonas mais recônditas.

Contamos com mais de 400 zonas de difícil acesso em toda a província, esclareceu Gomes.

Segundo ele, o STAE vai alocar um helicóptero que vai apoiar no carregamento do material.

O Governo provincial está a mobilizar recursos, sobretudo meios circulantes, enquanto uma equipa multisectorial trabalha nos distritos para que os governos locais possam apoiar o processo de acordo com as condições de cada zona, explicou Gomes.

A título elucidativo, Gomes explicou que, neste momento, se regista um défice de 489 salas para as mesas de voto e que as autoridades locais já estão a construir alpendres

Na província da Zambézia estão inscritos 1.948.859 eleitores que, segundo o director do STAE, deverão votar nas 968 Assembleias de voto criadas para o efeito.

Para que este trabalho seja bem sucedido, Gomes disse que foram recrutados 22.520 candidatos a Membros das Mesas de Voto (MMVs), dos quais 8.775 foram indicados pelos partidos políticos com assento no Parlamento.

Deste total serão recrutados 20.475 candidatos para trabalharem nas 2.925 Mesas de Voto criadas em toda a província.


Fonte: AIM – 06.10.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário