Páginas

terça-feira, outubro 14, 2014

Oposição santomense vence legislativas com maioria absoluta

A Ação Democrática Independente (ADI), principal partido da oposição, declarou-se vencedora "com maioria absoluta" das eleições legislativas, autárquicas e regionais de domingo último, com base em dados provisórios confirmados pela emissora radiofónica estatal, RNSTP.

“Os resultados que nos chegam esta noite apontam para uma vitoria da ADI, com maioria absoluta de 30 a 33 assentos. Eu, antes de mais, gostaria de dizer que estas eleições comprovam o alto sentido democrático do nosso povo e o contexto político em que elas se desenrolaram” afirmou Patrice Trovoada, líder da ADI em declarações à imprensa na sede do partido.

O também ex-primeiro-ministro santomense (de fevereiro a junho de 2008 e, mais tarde, de agosto de 2010 a dezembro de 2012) considerou que os resultados provisórios destas eleições demonstram “a clarificação e mudança na politica santomense”.

“Gostaria neste momento de chamar atenção de todos do ADI, da classe politica santomense para essa grande responsabilidade que recai sobre os nossos ombros. A todos, gostaria de dizer também que, esta noite, recebi uma chamada de felicitações por parte do presidente do  MLSTP/PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata), Jorge Amado, o que constitui um bom sinal na pacificação politica”, disse Trovoada.

O ex-ministro santomense dos Negócios Estrangeiros (de setembro de 2001 a fevereiro de 2002) disse que recaem sobre si uma “enorme responsabilidade e expetativa" por parte dos Santomenses que depositaram a confiança na sua proposta.

Derrubado por duas vezes no poder, por via de moção de censura, ele pediu, durante a campanha eleitoral, aos cidadãos eleitores uma maioria absoluta, tendo apresentado como proposta de governação o emprego para jovens, a Internet gratuita, arroz de boa qualidade aos Santomenses, um emprego melhor, a saúde e a educação”.

Patrice Trovoada declarou que será o primeiro-ministro de todos aqueles que votaram na ADI e também daqueles eleitores que fizeram outras opções”.

“Espero que essas eleições vão abrir uma página de estabilidade politica que toda agente anseia e que é para construímos um futuro melhor”, acrescentou o filho do ex-Presidente santomense, Miguel Trovoada (21 de agosto de 1995  a 3 de setembro de 2001 e de 3 de abril de 1991 a 15 de agosto de 1995).

Patrice Trovoada que regressou de Portugal, a 3 de de outubro corrente, onde esteve dois anos exilado por alegada "perseguição politica", venceu as eleições legislativas com a maioria absoluta, provisoriamente entre 30 e 33 assentos, mais do que os 28 necessários de deputados na Assembleia Nacional.

Em algumas artérias da cidade capital, foram verificadas várias manifestações e onde se prevê, esta segunda-feira, um mega espetáculo.

Nas eleições legislativas de 2010, a ADI conseguiu 26 assentos para um Parlamento constituído por 55 deputados.


Fonte: Panapress – 13.10.2014

1 comentário:

  1. Moçambique estará na mesma sorte. Porque o povo quer mudança e não continuidade.

    ResponderEliminar