Páginas

quarta-feira, setembro 24, 2014

Comitiva de Daviz Simango atacada ontem e hoje em Gaza

A campanha eleitoral do candidato do MDM, Daviz Simango, foi atacada hoje em Chibuto e ontem em Chowké, Xai-Xai e Macia na província de Gaza. Essas ações foram perpetradas por membros e simpatizantes da Frelimo que se apresentaram trajados com os símbolos deste partido, tentando inviabilizar a livre circulação dos membros do MDM. A polícia não interveio para proteger o MDM ou para ajudá-los a avançar. 
Hoje, por volta das 12 horas, no momento em que a comitiva de Daviz Simango chegava a Vila-Sede do Distrito de Chibuto, em frente ao mercado central e dirigente se preparava para se dirigir aos seus simpatizantes, membros da Frelimo, arremessaram pedras e garrafas em direção aos simpatizantes do MDM gerando um autentico caos durante cerca de 50 min. 
Segundo os nossos correspondestes, foram registados 9 feridos, dos quais, 3 do MDM, 1 policia e 5 da Frelimo. Tudo isto perante a apatia dos agentes da Ordem e Segurança, que se faziam presentes no local (4 pertencentes ao comando distrital e 10 que faziam parte da escolta do presidente do MDM). Até ao final da tarde não houve registo de nenhuma detenção. Esforços dos nossos correspondentes em esclarecer os factos junto do comando distrital foram infrutíferos.
Ontem (23), na Macia, Chókwè e Xai-Xai também foram registados actos de violência, intolerância política e tentativas de inviabilizar a realização da campanha eleitoral do Candidato do MDM.

Na Macia

Quando decorria a actividade de campanha do MDM, um grupo de simpatizantes da Frelimo, munidos de pedras, paus e catanas, interceptou a caravana deste partido, obstruindo a continuação da campanha, gerando tumulto entre os simpatizantes dos dois partidos. A pacificação da situação só foi possível graças a intervenção da segurança pessoal do candidato do MDM, que dispararam 8 tiros para o ar, e assim conseguiram dispersar a multidão. A polícia esteve presente no local e assistiu inerte a todas incidências, não havendo registo de detenções.

Em Chókwè

Na Localidade de Lionde e na vila sede, também foram registados actos de violência e tentativas de obstrução da caravana do Daviz Simango, tendo como denominador comum a apatia das autoridades policiais perante estes actos.

Em Xai-Xai

A chegada da comitiva do Daviz Simango à Cidade de Xai-Xai, na ponte sobre o rio Limpopo, a caravana foi abordada pela polícia e ficou retida por cerca de duas horas de tempo, alegadamente para averiguar o título de propriedade das armas da guarda pessoal do Candidato do MDM. 
Durante este período, um grupo de membros da Frelimo, devidamente identificados com camisetas deste partido, agrediram os simpatizantes do MDM com paus e arremessaram pedras.
PRM em Gaza refuta acusação de tentativa de obstrução da caravana do MDM.

Em Xai-Xai

Segundo o porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, "não é verdade que a PRM tentou impedir o candidato do MDM entrar na Cidade de Xai-Xai". 
Uma vez ter sido registado disparos de armas de fogo na Vila da Macia entre as 16:30h ou 16:35h, que se dizia terem sido do lado da comitiva do candidato do MDM, na entrada a Xai-Xai, de modo a averiguar legalidade e o titulo de propriedade das asmas, a PRM, ordenou uma busca nas viaturas tendo sido encontradas e identificadas duas arma com o seu porte e uso legalmente autorizado por lei. 
"As duas armas, estavam com membros da PRM, nossos colegas que estavam a paisana. Depois de se efectuar esse trabalho, a comitiva do candidato seguiu viagem de entrada a Cidade de Xai-Xai sob escolta Policial da PRM até a residência onde o candidato passou a noite. Aquele local ficou sob vigia policial até ao amanhecer ".

Na vila da Macia

Langa, responsabilizou o MDM pelos incidentes registados em Macia, "a culpa da ocorrência das escaramuças na Vila da Macia foi do próprio MDM, pois, depois de ter comunicado a PRM que estaria naquela Vila às 10:00h, a PRM esteve a sua espera pouco antes das 9:30h até as 14:00h e como nada foi dito sobre o adiamento ou não da vinda, o efetivo foi deslocado para outras frentes e a comitiva chegou por volta das 16:30h. Quando foi mobilizado o efectivo para garantir a segurança e evitar quaisquer constrangimentos as escaramuças já tinham ocorrido e a comitiva do candidato do MDM tinha já seguido para o Chókwè". 
Segundo o Balcão da Policia, na Vila da Macia as escaramuças resultaram em 4 feridos (2 da FRELIMO e 2 do MDM), dos quais 2 com gravidade e danos matérias a 3 viaturas. No Chókwè, há registo de 4 feridos ligeiros e danos materiais em quatro viaturas. 
"Quer no caso ocorrido na Macia e quer no caso ocorrido no Chókwe "a Policia está a trabalhar no sentido de identificar os autores destes crimes eleitorais para serem responsabilizados". Disse Jeremias Langa.
=========================================
Boletim sobre o processo político em Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário