Páginas

terça-feira, agosto 05, 2014

Na cidade de Tete: Vendedores ambulantes espancam agentes da Polícia e recuperam os seus bens

Três agentes da Polícia Camarária do Conselho Municipal de Tete foram espancados até perderem os sentidos por vendedores ambulantes na Avenida Julius Nyerere, na cidade de Tete. Tudo começou quando, na tarde do passado sábado, uma equipa da Polícia camarária, composta por cinco elementos, fazendo-se transportar numa viatura do município, dirigiu-se à Avenida Julius Nyerere, onde interpelou os vendedores ambulantes, obrigando-os a saírem do local.


Os vendedores, que até pagam taxas, não gostaram de ordem. Houve resistência. Quatro elementos da Polícia Municipal decidiram começar a recolher os produtos que estavam à venda nos passeios, especificamente telefones celulares chineses, roupa usada e calçado.

Quando a Polícia Municipal introduzia na viatura os bens recolhidos, os vendedores ambulantes, em número superior a 50, gritavam a canção “Povo no poder, povo no poder”, do “rapper” moçambicano Azagaia, e começaram a desferir golpes nos agentes da Polícia Municipal. O espancamento foi tão forte que obrigou à fuga dos agentes. Os vendedores ambulantes não pararam a perseguição. Entoando “Povo no poder”, os vendedores foram até ao comando da Polícia Municipal de Tete, onde lançaram pedras contra as instalações do comando da Polícia Municipal, tendo quebrado vidros, e conseguiram invadir as instalações e recuperar os seus bens.

Polícia chamada a intervir

Perante o nível de escaramuças a que se chegou, a Polícia da República de Moçambique foi chamada de emergência para ajudar a conter os ânimos, tendo disparado diversos tiros para o ar, para dispersar os vendedores ambulantes que estavam amotinados no comando da Polícia Municipal.

Três elementos da Polícia Camarária hospitalizados

“Devido a essas escaramuças, temos três colegas que sofreram muito, contraíram ferimentos graves, foram-lhes desferidos golpes graves pelos vendedores. Neste momento estão a receber cuidados hospitalares no Hospital Provincial de Tete”, disse um elemento da Polícia Municipal, que não quis que o seu nome seja citado.


A nossa reportagem tentou contactar o adido de imprensa do Conselho Municipal de Tete, Amiel dos Santos, mas não foi possível até à noite de sábado . (José Pantie)

Fonte: Canalmoz - 05.08.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário