Com a extinção do MCA, todos os projectos ainda por concluir ficarão sob tutela de outras instituições como o Ministério da Agricultura, a Administração Nacional Estradas e o FIPAG
Com a falha na consecução do segundo compacto para financiar os projectos de desenvolvimento no quadro do Programa Millennium Challenge Account (MCA), o Governo terá de realizar um esforço orçamental de 15 milhões de dólares para a sua conclusão. O valor é superior em cinco milhões de dólares ao que o executivo aplicou no ano passado para o mesmo fim, na sequência da retirada do financiador – o Millennium Challenge Corporation (MCC) – que representava o Governo norte-americano.
O executivo não conseguiu concluir os projectos financiados em 506 milhões de dólares (segundo as regras do MCA), até 22 de Setembro do ano passado.
“O Governo está agora a alocar recursos para as obras que não foram concluídas. No Orçamento do Estado de 2013, foram alocados 10 milhões de dólares; este ano, o valor vai subir para 15 milhões de dólares para a conclusão de facturas não pagas”, prometeu o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, na abertura do X Conselho Coordenador, que se realiza desde ontem na vila da Namaacha, província de Maputo.
Fonte: O País online - 06.03.2014
Sem comentários:
Enviar um comentário