O Conselho Constitucional (CC) anulou as eleições no município de Gurúè, devido a várias irregularidades, cuja gravidade influenciou os resultados finais.
Os resultados aprovados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) davam vitória à Frelimo e ao seu candidato, Jahanguir Jussub, com 50.49% dos votos. Mas o MDM contestou-os, reivindicando vitória para o seu candidato, Orlando Janeiro, com 50.20% dos votos.
Principais erros
Apesar de terem chumbado o pedido do MDM de declaração do seu candidato vencedor das eleições de Gurúè, os juízes do Constitucional examinaram o material que o reclamante juntou ao recurso e detectaram:
- Vários erros nas fotocópias de originais, cópias, duplicados e triplicados de editais de apuramento parcial dos resultados de 49 mesas que funcionaram no Gurúè.
- Várias irregularidades nos originais solicitados à CNE que dão forma à violação da lei por parte dos membros das mesas de voto e da Comissão Provincial de eleições (CPE) da Zambézia.
- As irregularidades levantaram dúvidas sobre a credibilidade dos resultados de apuramento parcial.
- Falta de boletins de voto para análise, presumindo-se que tenham sido desviados durante os tumultos ocorridos nas mesas de voto.
- Falta de assinatura do presidente da mesa no termo de abertura das mesas e assinatura do presidente sem carimbo nos originais das actas e dos editais de apuramento parcial requisitados à CNE.
- Editais com rasuras no número de votos válidos, editais com alteração do número total.
- A soma de votos não completava o número dos eleitores que votaram.
Fonte: O País online - 07.02.2014
A principal razao foi a batota dos lideres locais e simpatizantes da Frelimo e do MDM.
ResponderEliminar