Secretário-geral da Frelimo está cada vez mais isolado.
O presidente honorário do partido, Joaquim Chissano, diz que a eleição do candidato às presidenciais “está em aberto” e que o Comité Central é “soberano”.
O secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, tem mais uma voz contrária à sua interpretação dos estatutos do partido. Joaquim Chissano, membro fundador e presidente honorário da Frelimo, defende que a “vírgula” de Paúnde está colocada no lugar errado.
O antigo presidente da República disse ontem, citado pela Lusa, que o Comité Central da Frelimo poderá escolher outros nomes que não os três apresentados pela Comissão Política como candidatos às presidências moçambicanas.
Joaquim Chissano, que falava a jornalistas na Cidade da Praia, após um encontro com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, salientou que a questão da eleição do candidato da Frelimo às presidenciais “está ainda em aberto” e que o Comité Central é “soberano”.
“A Comissão Política cumpriu o seu dever de apresentar uma lista de possíveis candidatos, conforme rezam os estatutos do partido. O facto de se reconhecer que o Comité Central é o órgão supremo entre congressos já indica que poderá decidir escolher entre esses candidatos que foram apresentados ou entre outros possíveis”, disse Chissano.
“É uma questão que está ainda em aberto. Mas era obrigação da Comissão Política dar uma resposta, apresentando candidatos seus. Se não são esses os candidatos, pronto, podem-se mudar e eleger-se outros. O Comité Central é soberano”, acrescentou.
A Comissão Política da Frelimo propôs, em Dezembro, o actual primeiro-ministro, Alberto Vaquina, o ministro da Agricultura, José Pacheco, e o ministro da Defesa, Filipe Nyusi, como pré-candidatos à sucessão de Armando Guebuza nas presidenciais de 2014.
Já este ano, foi divulgada uma carta de membros do Comité Central da Frelimo, contestando a tentativa da liderança do partido de restringir a eleição do candidato às eleições presidenciais de 15 de outubro a três nomes propostos pela Comissão Política.
Fonte: O País online - 06.02.2014
Nao estou mesmo a gostar nada disto, nada mesmo.
ResponderEliminarViva presidente Chissano. Presidente continua a defender as causas do pais nao negocios de Guebuza. Paude cara sem vergonha
ResponderEliminarJá era sem tempo...
ResponderEliminarA voz dn povo deve ser ouvida, deixem de se fazer porque o resultdo disso e isto aki.... VOZ DO POVO VALE MAIS Q UMA FORTUNA ADQUIRIDA.
ResponderEliminarIrmaos da Frelimo, acreditem, o Paunde quer que seja o povo a escolher. o povo vai ter a oportunidade de votar ou nao em um dos nossos tres mosquiteiros
ResponderEliminarU nao concordo, pois foram escolhidos: o Beto, Zecas e o Fili, nao faz sentido procurar outros a gora, nao vale a pena nao e necessario. Eu apoiarei qual quer um dos tres muito embora tenha uma inclinacao pessoal pelo Fili
ResponderEliminarou volta chissana a Presidencia
ResponderEliminarou volta puto chissano a presidncia
ResponderEliminarchissano ajuda seu povo asair nexte crise por favor cuidaste bem seu povo dxd amorte d samora e guebuza veio p estragar td que estava bom.sai ele
ResponderEliminarna frelimo tem pexoais crescidos porque escolher pexoais d interces d alguem n do povo?sai se nao consegue governar opovo.
ResponderEliminar