Páginas

quinta-feira, janeiro 16, 2014

Confirmada notícia do Canalmoz: Marcha pró-Guebuza agendada para sábado

A marcha pró-Guebuza, noticiada pelo Canalmoz na sua edição de segunda-feira passada, está agendada para este sábado, 18 de Janeiro – dois dias antes do 71o aniversário de Guebuza.
Conforme noticiou o jornal, a marcha é da iniciativa do Governo e ao longo da semana passada funcionários do Est...
ado ao nível dos distritos da província de Maputo estavam a ser mobilizados para se deslocarem à capital a fim de participarem da mesma. Entretanto, quem vai dar a cara como organizador da marcha é o comité do partido Frelimo na cidade de Maputo.Quando o Canalmoz noticiou no início desta semana que estava a ser organizada uma marcha de exaltação a Guebuza e de condenação aos seus críticos, por iniciativa do Governo central, a informação foi recebida com muitas críticas e o Governo, então, decidiu transferir a responsabilidade nominal da organização da marcha para o partido Frelimo. Porém, na prática, será o Estado a suportar todos os custos logísticos que serão avolumados quando se considerar que dos distritos da província de Maputo serão transportados funcionários locais para a capital a fim de engrossarem a marcha.
O Estado irá pagar a deslocação e alimentação dos funcionários mobilizados.

“GUEBUZA amigo, o POVO está contigo”

Na convocatória que circula ainda de forma restrita entre os membros e patrocinadores do partido Frelimo (o anúncio público deverá acontecer hoje), em forma de SMS, lê-se que a marcha deve acontecer para “saudar” os feitos do “melhor filho do povo moçambicano” e termina recordando ao chefe de Estado que “o povo está” com ele!

“Caro camarada, como sabe, este ano é o último de mandato do nosso Presidente Armando Guebuza como chefe de Estado e ele, no dia 20/01/2014, completa o seu 71º aniversário natalício.
O Comité da FRELIMO, na cidade e província de Maputo, está a organizar uma marcha em saudação dos feitos deste que foi e é o melhor filho do povo moçambicano, por isso vamos participar na referida marcha que partirá da Estátua do Dr. Eduardo Mondlane, no próximo sábado dia 18 de Janeiro de 2014 e vai desaguar na Praça da Independência, com início às 08h00.
GUEBUZA amigo, o POVO está contigo”.

Recorde-se que a notícia publicada pelo Canalmoz baseada em informação fidedigna colhida em diversos distritos da província de Maputo foi apelidada de “boato” pelos propagandistas do Governo e do partido Frelimo.

À moda angolana

Neste momento, o Governo e o seu líder máximo (chefe de Estado) enfrentam grande impopularidade, com destaque para as áreas urbanas. Em Outubro passado, milhares de moçambicanos saíram às ruas para se manifestarem contra os sequestros, conflito armado, criminalidade, arrogância do Governo. O partido Frelimo apelou, na altura, para que as pessoas não aderissem à manifestação pacífica, mas não só aderiram tal como houve réplica em Nampula, Chimoio, Quelimane, Beira, da grande marcha que teve lugar em Maputo.
A marcha agora organizada pelo Governo (sob capa do partido no poder) pode ser vista como uma contra-marcha que pretende mostrar, como diz a convocatória, que “o povo está com Guebuza”.
Será, portanto, a primeira vez que se organiza marcha de apoio ao chefe de Estado em Moçambique, mas a prática é tão recorrente em países como Angola, país onde governa desde a independência o MPLA, “partido irmão” da Frelimo.
Hoje (quinta-feira) a Frelimo deverá anunciar oficialmente a marcha de apoio a Guebuza e a quem o critica. (Borges Nhamirre)

Fonte: Canalmoz - 16.01.2014

7 comentários:

  1. Os funcionarios do estado que participarao nessa marcha não terão alternativa sob pena de serem demitidos dos seus cargos. O povo esse de certeza que não participará desse encontro de malfeitores,repito MALFEITORES,lambe botas. Sao como parasitas colados a uma fonte onde se podem alimentar não se importando com o verdadeiro estado do seu pais.

    ResponderEliminar
  2. O QUE A VOVO MABOTE FEZ DE MAL? SOMENTE ENVOUO UM SMS. DEIXEM LA EM PAZ, UM SMS NAO E RAZAO PARA TANTO BARULHO.SERA QUE ESTE PAIZ E CONTRA SMS?

    ResponderEliminar
  3. Dependendo da cada um abre-se um lugar de cada um também fazer o que bem entender, mas na situação em que o país está alguém consciente não estaria em altura de encubar feitos de malfeitores como Guebuza e seu Governo. Participem a marcha mas não se arrependam de ter feito porque há maior probabilidade de sucumbirem com ele, se aceitam deixar vossas famílias por causa de Guebuza, o façam. Sucesso.

    ResponderEliminar
  4. Cara sem vergonha bando d incopetentes pessoas a morrer e outros a marchar p saudar ou despedir criador de patos n vos passa pela cabeca q a renamo tara la p matar tambm? N sei como ainda existe gente burra qer dizer ele n faz nada por voces e voces burros logico marchando a favor dele so mocambicano mesmo se fosse outro pais esse ai ja seria um fugitivo pena isto mocambique mesmo

    ResponderEliminar
  5. Concordo com todosanonimos, sobretudo com a dra mabote que enviou o sms

    ResponderEliminar
  6. Concordo com todosanonimos, sobretudo com a dra mabote que enviou o sms

    ResponderEliminar