Páginas

quarta-feira, dezembro 11, 2013

PRESIDENCIAIS DE 2014: Frelimo com pré-candidatos

JOSÉ Pacheco, Alberto Vaquina, membros da Comissão Politica da Frelimo, e Filipe Nyussi, membro do Comité Central, foram ontem indicados pela Comissão Política do partido, para pré-candidatos à candidatos para o cargo de Presidente da República de Moçambique, nas eleições presidenciais do próximo ano. Esta foi uma das decisões saídas da 21ª sessão ordinária da Comissão Política realizada ontem, em Maputo.
De acordo com um comunicado de imprensa daquele órgão do partido no Governo, enviado na noite de ontem a Redacção do “Noticias”, a decisão surge nos termos do Artigo 61, número 3, alínea J, dos Estatutos da Frelimo, segundo o qual, compete ao Comité Central “apreciar e aprovar as propostas da Comissão Política referentes as candidaturas da Frelimo ou por ele apoiadas a Presidente da República”.
Recorde-se que o Governo garantiu ontem a realização das quintas eleições gerais aprazadas para 15 de Outubro de 2014, antecedidas de um recenseamento eleitoral de raiz, que vai ocorrer de 30 de Janeiro a 14 de Abril.
O Presidente Armando Guebuza, marcou a data para a realização das eleições gerais, presidenciais e legislativas, bem como para as assembleias provinciais para 15 de Outubro de 2014, em todo o território nacional, e no estrangeiro, para 12 de Outubro do próximo ano.  A votação realizar-se-á simultaneamente, num único dia, em todo o país.

Fonte: Jornal Notícias - 12.12.2013

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. No contexto actual, nenhum dos candidatos avançados vai ganhar as eleições. Deve ser uma mulher para no mínimo ganhar a parte feminina que se afigura em maior numero. E a ser mulher devia ser a Luísa Diogo que já tem o devido reconhecimento nacional e internacional.

    Eu disse e irão me citar se esta ideia prevalecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa Diogo, ja não tem graças para o país, nao a diante citar esse nome!

      Eliminar
  3. Vasco Da Luzdezembro 12, 2013

    Perfil do Pre-candidato da FRELIMO José Pacheco
    Nome completo: José Condugua António Pacheco
    Profissão: Engenheiro técnico agrónomo,
    Nascido em Setembro de 1958 – 55 anos
    Natural de Ampara, distrito de Buzi, província de Sofala
    Cargo actual: Ministro da Agricultura
    Antecedentes: Pacheco, chegou a ver o seu posto de Ministro do Interior a ser posto em causa, quando os criminosos estavam na mó de cima.
    Pacheco já foi vice-ministro da Agricultura e Pescas e Governador em Cabo Delgado e é tido como um dos “elementos da linha dura” do partido FRELIMO.
    Quando Pacheco era governador de Cabo Delgado ocorreram massacres contra membros da RENAMO e durante o seu consulado no Ministério do Interior morreram asfixiados numa prisão em Mogincual, província de Nampula, dezenas de prisioneiros, muitos deles conotados com o partido de Afonso Dhlakama.
    Chefe da Delegação governamental nas conversações com a Renamo no centro de conferencia Joaquim Chissano, em que não colhe concessos desde o inicio do ano.

    Obs. Sera que é este candidato que o povo moçambicano querem como o seu presidente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ao Pacheco, os mandaus, sinceramente São traidores. Exemplos visíveis: djlakama, deviz simango e sibindi.

      Eliminar
  4. ANDRE VILANCULOdezembro 12, 2013


    DENTRE ESTES TRES PRE CANDIDATOS DA FRELIMO NINGUEM TEM UM BOM PERFIL PARA A DIRECCAO DO POVO MOCAMBICANO E PARA SUBSTITUIR GUEBUZA. A INTOLERANCIA, O FACTO DE OS DOIS TEREM DIRIGIDO AS FORCAS NAO POSSUEM UM CARACTER HUMANO, DE TOLERANCIA.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, mocambique caminha a passos largos para o abismo

    ResponderEliminar
  6. Nguiliche

    Sabe-se pelo menos que o Candidato vai ser um "Xingondo", o império de Gaza vai controla-lo a partir do Partido de modo a garantir a devolução do poder para o sul no fim do mandato, caso ganhe as eleições gerais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo anônimo, nguiliche, pense como pessoa e pára de abusar, esse adjetivo de chingondo é um abuso pra os libertadores dessa patria de heróis, povo do norte nao sao chingondo.

      Eliminar
  7. Essa gente ker fazer Moçambique cmo aconteceu na cidade quelimane. Pio matos quando saio do puder foram escolher o aboo bacar bico,k o povo sabia k nao tinha competencia de governar a cidade. Agora e a vez de Moçambique inteiro. Povo tem duas opções: Devis simango da MDM ou entao Aires Aly da Frelimo. Entao vocês sabem o k vão fazer pra o melhor do partido...

    ResponderEliminar
  8. Eu acho k ninguem dos 3 da pra governar moz. Pacheco é filha da mae k nau presta pra nada. Eu acho que alice mabote ta bom

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que Jose Pacheco, pode ser bom candidato presidencial. Muitas pessoas nas cidades e algumas vilas o contestam, mas eu acredito tem um mel atras disso. Um Chefe nao deve ser moleza. Forca PACHECO,

    ResponderEliminar