Ao longo das duas semanas de caça ao voto, o candidato da Frelimo a edil da Beira, Jaime Neto, desdobrou-se numa campanha eleitoral modesta no que respeita a meios circulantes e afluência de público. De porta em porta, Neto foi pedindo votos, prometendo a melhoria das condições de vida dos munícipes.
No comício de encerramento da campanha, no bairro de Matacuane, onde participaram pelo menos mil pessoas, o candidato a presidente do município aproveitou para fazer educação cívica. Desde o primeiro dia da campanha eleitoral, o candidato a edil da Beira pela Frelimo, Jaime Neto, privilegiou o contacto interpessoal.
De porta em porta, Neto acompanhado por, pelo menos, duas dezenas de simpatizantes, interpelava os eleitores e apresentava o seu manifesto. Percorrendo os bairros a pé e, esporadicamente, acompanhado por uma modesta caravana, o candidato da Frelimo chegou a visitar perto de 80 porcento dos bairros que constituem a autarquia, tendo prometido melhorar as condições de vida dos moradores.
Desemprego, problemas relacionados com o saneamento do meio, falta de água potável, unidades sanitárias e corrente eléctrica são alguns das questões que os residentes apresentaram ao candidato. Neto prometeu resolver o problema, caso vença as eleições. “Tudo depende do vosso voto”, disse, tendo acrescentado que “têm de votar em mim e na Frelimo, pois nós não vamos arrancar-vos as vossas machambas” Nhangau, Macuti, Chota, Munhava e Macurungo são algumas zonas residenciais visitadas pelo candidato da Frelimo.
Enquanto Jaime Neto “namorava” o eleitorado em diversos bairros, dezenas de brigadas se desdobravam em pequenas marchas pelas artérias da cidade da Beira, distribuindo panfletos e fazendo educação cívica. No penúltimo dia da campanha, o secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, deslocou-se à cidade da Beira para apoiar a campanha eleitoral de Jaime Neto, candidato a edil daquela autarquia, tendo-se mostrado confiante na vitória do seu partido e do candidato.
Acompanhado por Alberto Chipande, Paúnde disse, na sede do Comité do partido zona de Inhamizua, no bairro da Manga, que “chega de sermos enganados e, no dia 20 de Novembro, vamos dar uma lição aos que passaram a vida a mentir para nós”.
Paúnde voltou a proferir o mesmo discurso, no último dia da campanha eleitoral, sobretudo no “showmício” realizado nas imediações da Escola Primária de Matacuane. Já o candidato a edil da Beira pela Frelimo apresentou, em linhas gerais, o seu manifesto eleitoral, tendo vincado a promessa de melhoria das condições de vida dos munícipes. “Nós vamos pautar por uma governação participativa, não vamos olhar para as tribos no Conselho Municipal como tem acontecido presentemente”, disse.
Fonte: @Verdade - 18.11.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário