Organizações moçambicanas da sociedade civil acusaram, ontem, o Presidente Armando Guebuza de violar a Constituição, pelo ataque do exército a uma base da Renamo, sob pretexto de reposição da ordem pública, porque, dizem, constitucionalmente esta acção cabe à polícia.
Na segunda-feira, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique e a Renamo anunciaram a ocupação da base do principal partido da oposição moçambicana, em Santungira, na serra de Gorongosa, onde o líder daquela força política, Afonso Dhlakama, residia há um ano. A acção foi justificada como uma resposta a um ataque de homens da Renamo aos militares.
Falando a jornalistas, a presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, disse que, para a sociedade civil moçambicana, “não está claro” o que aconteceu na Gorongosa e por que o ataque foi perpetrado pelo exército. Constitucionalmente, o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, é o comandante em chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
“Não é função dos militares estar no terreno (...). Quem garante a ordem e tranquilidade é a polícia. Se tivesse sido atacada a polícia, talvez pudéssemos acreditar. E não podemos dizer que o Governo é legítimo para fazer e desfazer, porque está para servir os cidadãos. Se os cidadãos não concordam, por vezes, é necessário respeitar”, disse Alice Mabota.
Fonte: O País online - 24.10.2013
E o que diz a sociedade civil por não poderem circular livremente cidadãos e mercadorias pela EN1?
ResponderEliminarA vida dos Mocambicanos esta nas maos do governo.
ResponderEliminarEu nao entendo exxa populaçao,falam sem um conhecimento previo em certos axxuntos.A nha pergunta é,..O que entende de Militarismo a Dra Alice Mabote.? Dexa d fala a toa Dra.
ResponderEliminarOs vossos três comentários São comédias pah! A Dr Alice Mabota está 100% dentro da razão. Meus camaradas vocês precisam ler mais a constituição da república, talvez vão despertar do vosso sono guebuzista!
ResponderEliminarAlice mabota coberta de razao e esses burros so escrevem e nao sabem o k escrevem, ate hoje ha kem tem coragem de votar em actos de guebusa?
ResponderEliminarOlha nem o ditador Guebuza nem o outro dlhakama ninguem tem razão.nao podem usar as armas para mostrar k são ricos e cada um tem poder.porque em suma comem juntos.usam o sangue do povo para fortificarem as suas riquezas.a FRELIMO e a RENAMO todos estao na assembleia da republica no conselho do estado ate algumas elites da defesa são dos 2 partidos.agora porque o uso das armas?so para matar o povo k os confiou?pensem bem e terminem por bem essa vossa guerra seus ditadores.comem do povo e matam o mesmo povo.sintam vergonha
EliminarMeu irmao tas coberto de razao. Esses so querem matar o povo como o presidente da siria matou o seu povo sem piedade.
Eliminar