Páginas

domingo, outubro 20, 2013

MARCO DO CORREIO por Machado da Graça

Olá Ricardo

Como estás de saúde? Do meu lado tudo bem, felizmente.

E, como se costuma dizer, sempre a aprender.

Vê lá tu que eu, com a idade que já tenho, sempre acreditei que, num país, as forças armadas serviam para enfrentar inimigos externos e a polícia para resolver problemas internos. Mas, pelos vistos, estava redondamente enganado, a avaliar pelas declarações do nosso Ministro da Defesa, citadas pelo Magazine Independente.

Segundo aquele jornal, Filipe Nyussi garantiu que as forças armadas estão-se a preparar para garantir a realização das eleições municipais de 20 de Novembro. Disse mesmo que os votantes poderão ir exercer o seu direito sem medo porque a sua segurança estará garantida.

Ora eu não tenho conhecimento de que haja alguma potência estrangeira interessada em impedir a realização do acto eleitoral. Portanto, a preparação dos militares está virada para combaterem outros moçambicanos, no interior das nossas fronteiras.

Mas, já que estamos a falar de funções de diferentes estruturas, houve outras coisas interessantes nas declarações do Ministro. Uma delas foi, e cito o jornal, “está em curso um trabalho de envolvimento do sector privado na protecção do mar, do espaço e da terra”.

Ora isto é levar o capitalismo até onde não creio que nenhum outro país já chegou. Entregar tarefas da Defesa a entidades privadas não passa pela cabeça de ninguém, nem na capitalistíssima América.


Só mesmo nós!

Disse também, quando lhe perguntaram se a nossa Força Aérea tinha aviões MIG, que “Moçambique sempre teve MIGs e não houve nenhuma outra compra”. E isto lembra-me aquela expressão “com a verdade me enganas”. É verdade que Moçambique já teve aviões de combate MIGs mas há muito que deixou de ter sequer um com capacidade para voar. Será que, por um qualquer milagre, essas velhas sucatas se vão fazer, de novo, aos ares? E, se for verdade que não se fizeram novas compras, do que eu duvido fortemente, quanto se terá gasto em peças, incluindo os próprios motores, para conseguir esse milagre?

E, por fim, queria referir o que Filipe Nyussi disse sobre o recente ataque a uma esquadra de polícia em Muanza. Para começar o Ministro negou que, do lado da força policial, tenha havido baixas humanas. No entanto, é sabido que as forças atacantes entraram na esquadra e levaram consigo armamento e produtos alimentares. O próprio Nyussi o confirmou.

Fica, portanto, a dúvida sobre onde estavam os polícias quando o ataque se deu. Se não houve baixas como foi que os atacantes conseguiram entrar na esquadra? Ou será que os polícias, aos primeiros tiros, fugiram com quantas pernas tinham?

Neste último caso, é com gente dessa que Filipe Nyussi conta para defender o processo eleitoral?

Coisas que, por vezes, se diz sem pensar antes...

Um abraço para ti do

Machado da Graça

Fonte: CORREIO DA MANHÃ – 18.10.2013

8 comentários:

  1. Machado esse teu raciocinio é de agitação,ja imaginaste a seres privado de exercer seu direito de votar?pense antes de falar voce ok!pok nao vejo nada k tenha falado o ministro fora do contexto,as forxas de defesa devem xtar preparadas sim pa auxiliar a qualquer momento k sera necessaria a sua intervencao na garantia da ordem e tranquilidade para k voxe possa consiguir falar mais coisas sem sentido.

    ResponderEliminar
  2. Voce, meu compatiota sem nome, poe as Forcas Armadas a intervirem para manter a tranquilidade e a ordem. Eu pergunto: Que estara' fazendo a Policia?

    ResponderEliminar
  3. Ha comentarios que criam mesmo dolores.O Machado ja nao enche os mocambicanos das gracas que outrora oferecera.Gostaria de deixar um fora da lei fazer e desfazer como tem feito o Dlhakama e os seus.Por favor Machado de graca aos mocambicanos ajudando a combater esse terror que a Renamo instalou em Gorongosa.leio os teus artigos desde os tempos que ja la vao eram muito parecidos co o teu nome agora nao perderm graca.

    ResponderEliminar
  4. Epa,carramba, aquele que assustava a todos acabou por fugir. Epa que situacao agora e que vai mesmo fazer nos rebolar e rebolar. o fugitivo vai nos dar problemas, eu ja estou farto deste velho Dhakama

    ResponderEliminar
  5. o povo Mocambicano esta cego, Guebuza esta levar o Pais ao abismo. Para alem de roubar tudo para si, agora esta a chutar toda a constituicao.
    Mocambicanos devemos nos rebelar e por ordem neste Pais.

    ResponderEliminar
  6. Luís vc precisa de entender que este é um jogo do senhor Armando Guebuza.

    ResponderEliminar
  7. Que jogo do Guebuza ? DJAKAMA e bandido . O pior de tudo e que esta armado

    ResponderEliminar
  8. Forca Machado. Você continua dando alegria ao pessoal. E verdade que há gente quadrada mesmo sabe? Ate há adeptos de Hitler ate hoje sabia meu?
    Você não e desses sem caráter meu admirável Machado, não vergue.
    Esses que estão ai comendo com o regime aparecem a defende-lo esquecendo que sem esse que chamam bandido nao teriam saboreado o que hoje provaram. Ingenuidade...

    ResponderEliminar