Páginas

domingo, setembro 01, 2013

Assim escreve o jornalista angolano Sousa Jamba

De Sousa Jamba

A obsessão que certas figuras Africanas tem com a política Americana parece-me as vezes serem absurdas. Li num jornal que para marcar o dia do grande discurso de Martin Luther King, o veterano político Zambiano, Vernom Mwanga, fez uma palestra a criticar as injustiças e insuficiências do sistema Americano.

O Mwanga sempre teve posições governamentais desde de 1964, quando a Zâmbia tornou-se independente, até o ano passado. Ele vem de uma área no Sul da Zambia cuja cidade principal eh Livingstone. Temos aqui uma cidade com estradas cheias de buracos. Nos cantinhos, pode se ver jovens sem emprego. Nos mercados locais, as senhoras vendem peixe seco, cheio de moscas.

Claro que este eh um tema que não deve interessar muito o senhor VJ Mwanga, como ele eh conhecido. Os filhos deles -- ele escreveu uma biografia em que fala das muitas mulheres Americanas com que já dormiu -- estudaram no Ocidente. Quando ele fica doente, vai logo ao aeroporto. Ele próprio tem apartamentos nas grandes capitais Ocidentais. Os imensos fundos para isto tudo vieram das suas conexões governamentais! Seria tão bom se ele desse uma palestra sobre este assunto.

Fonte: Mural de Sousa Jamba (01.09.2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário