Páginas

sexta-feira, maio 31, 2013

Sou moçambicano, sou de Murrupula

Por Fernando Manuel

É natural que eu diga e defenda a tese de que sou de Murrupula. Murrupula fica em Nampula. O que eu nunca digo é que nasci lá por mero acaso. Ou seja, porque o meu pai era funcionário do Estado e estava em Murrupula a trabalhar. Também não se pode negar que um Tchembene possa ser natural de Murrupula. Tal como há Tembes na África do Sul, em Kwazulu Natal, tal como há Matolas nascidos em Niassa e que se assumem como de Niassa.

Ora, por natureza os Matolas são marongas e em Niassa o que existe são ajauas. Nego muitas vezes quando me chamam manhambana. Não é por ser tribalista, é que vendo bem a província de Inhambane alberga umas três ou quatro tribos importantes: tem machopes, tem bitongas, tem matsuas, tem mandhlas e até mandaus. Agora como é que vou me assumir como manhambana? O que significa manhambana?
O Daniel da Costa, meu grande amigo, publicou um livro a que deu o título de xingondo. É pena, ele entendeu mal o que significa xingondo. Tal como muita gente entende mal o que é xingondo. Xingondo não significa necessariamente ser do norte do rio Save. Xingondo é da província de Cabo Delgado, lá em cima no planalto de Mueda, onde a água nunca chegou. Xingondo vem de ngondo, que significa guerra, lume. E as canções da Frelimo retratam muito bem isso. Tal como no Sul, qualquer pessoa do Centro chamava-se Xinguerengue.

Portanto, não há grandes diferenciações entre nós. Moçambique é um país único e não vamos fazer grandes diferenciações com as palavras que usamos. Adivinhem onde foram tiradas essas fotos, mas acreditem, todas foram tiradas em Moçambique. Em Manica, Gaza, Nampula, Tete e Inhambane… Moçambique não é assim tão bonito, mas às vezes parece.

Fonte: Savana - 31.05.2013

4 comentários:

  1. Agora todos pensam que sao mocambicanos, brancos, pretos, monhes, cada um pensa que e mocambicano. Mas a verdade seja dita uma vez por todas, mocambicano e somente quem nasceu nesta terra seja branco ou preto.
    Agora essa coisa de ser maconde,isto e xigondo, maxopi, machangana, nao interesa a ninguem, isso ja acabou ate os macuas ja se assimilaram, so existem mocambicanos, quem pensa contrario esse deve ser um anoretico ou emplogetico, somos povo unido do rovuma ao maputo e pronto, todos unidos ao redor da Frelimo, Renamo, Udenamo e outros partidos, somos democraticos e amamos a paz, agora a nossa situacao so pode melhorar temos riquesa, forca irmaos unidos em torno da democracia em prol do bem estar de todos, gordos, magricelas, feios, altos, baixos, escuros, claros, bebados, sombrios, religiosos ateus, somos multiculturais e multiraciais, SOMOS MOCAMBICANOS!!!!

    ResponderEliminar
  2. Somos Moçambicanos, essa é a grande verdade para quem nasceu nesse belo país. Paz e união sempre foi desse povo maravilhoso.

    ResponderEliminar
  3. Xingondo assumido...
    Pós sou foda planalto de Cabo Delgado, mueda,(Inbuhó)

    ResponderEliminar