Páginas

quarta-feira, maio 29, 2013

Eleições Autárquicas 2013: Recenseamento Eleitoral

Cuamba: Falta de tinteiros condiciona o inicio tardio do recenseamento
No distrito de Cuamba, Niassa, até as 10 horas de hoje estava a funcionar um único posto de recenseamento. Ele está instalado no recinto do governo do distrito com uma fila de 35 cidadãos que aguardavam pela impressão do cartão.
E os restantes 10 postos tem falta de tinteiro até hoje.

O recenseamento eleitoral em Cuamba decorre com um reforço de 20 lideres comunitários contratados pelo STAE e formados para o efeito.
Há queixas de que este grupo de líderes tem laços políticos com a Frelimo.
Questionado o director do STAE distrital, Guilherme Xavier, disse que esta e simplesmente a experiencia de Cuamba, por ser este grupo como mais influente na comunidade.
Tete: Continuam encerrados a maioria dos postos 
A maioria dos 32 postos de recenseamento eleitoral na cidade de Tete, ainda continuavam encerrados ontem. 
A situação deve-se a dificuldades no equipamento de recenseamento. Numa ronda efectuada verificou-se também a ausência de funcionários nos postos de recenseamento, a avaria frequente de máquinas e falta de tinteiros.
Marromeu é diferente
Contudo, a situação em Marromeu é diferente. Depois da paralisação do processo nos primeiros três dias do recenseamento, concretamente a partir do período da tarde, devido à utilização de tinteiros incompatíveis com as impressoras dos computadores usados neste processo, as postos estão em pleno funcionamento. 
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ao nível da Província de Sofala enviou técnicos informaticos à Marromeu, que substituíram as impressoras com as respectivas tintas e desde terça-feira (28) todas as brigadas funcionam. Como consequência, os postos registam enchentes .

Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique- Número EA 6 - 29 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário