Páginas

terça-feira, maio 07, 2013

Delapidação do patrimônio do Estado: Ministro das Finanças promete agir

O Ministro das Finanças, Manuel Chang, garantiu ontem, em Maputo, que os envolvidos no alegado esquema de desvios de viatura na Direcção Nacional de Património do Estado serão alvo de medidas disciplinares ou mesmo de âmbito criminal.


O governante, que falava à jornalistas ontem, em Maputo, reagia a um artigo noticioso divulgado na última edição do semanário “Domingo”, denunciando uma alegada contínua venda fraudulenta de viaturas do Estado fora da hasta pública envolvendo quadros de topo, de confiança do ministro das Finanças.

Aquele semanário refere ainda que há mais de um mês que a Inspecção-geral de Finanças reitera que está a finalizar o relatório atinente à venda de viaturas do Estado em esquemas fraudulentos, assunto despoletado pelo “Domingo” em Janeiro último.

Entretanto, Manuel Chang afirmou ontem que a inspecção foi já concluída, tendo-se constatado que as denúncias feitas pelo semanário são verdadeiras.

“Serão tomadas medidas de âmbito disciplinar e de âmbito criminal consoante os casos.

A inspecção foi feita, o relatório está concluído, já analisámos o relatório e, neste momento, estamos na fase de avaliação sobre que medidas é que deverão ajudar a travar a situação que foi relatada na Direcção do Património”, disse o ministro.

Manuel Chang afirmou tratar-se de um assunto complexo pelo facto de “envolver pessoas”.

“Quando se envolvem pessoas, não se pode tomar decisões com base em emoções, é preciso termos a cautela necessária e verificarmos até onde é que vão as coisas. No meio de situações dessas, de envolvimento de pessoas em actos não correctos, há-de haver sempre vítimas envolvidas. Então, é preciso analisar para ver se dentro do grupo de pessoas que estão a ser referenciadas quem são os mentores e quem é inocente, e é esse o trabalho que estamos a fazer agora”, afirmou.

Fonte: Rádio Mocambique - 07.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário