Páginas

sexta-feira, maio 31, 2013

Cerca de 60% das habitações em Moçambique são precárias

Dados de um inquérito conduzido pelo Instituto Nacional de Estatísticas mostram que cerca 80% das casas não têm energia eléctrica no país.

O Inquérito Demográfico e de Saúde (IDS) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revela que cerca de 80% das residências não têm energia eléctrica, e perto de 60% dos agregados familiares em Moçambique vivem em casas de construção precária, não possuindo, na sua maioria, água canalizada. Trata-se de habitações construídas na base de caniço e barro, com cobertura de capim.


O inquérito foi conduzido em 2011, pelo INE, e acaba de ser tornado público. O documento mostra que, nas áreas urbanas, pouco mais de metade de agregados familiares tem energia eléctrica, comparado com apenas 5% das áreas rurais. As províncias de Cabo Delgado, Niassa e Zambézia, são as que apresentam percentagens abaixo de 10% de agregados com energia eléctrica.

As cidade e província de Maputo apresentam elevadas percentagens de agregados ligados à energia eléctrica, 88% e 60%, respectivamente. Mas, no geral, quanto mais os locais estão afastados dos centros urbanos, maior é número de residências sem energia eléctrica.

Uma grande parte das habitações em Moçambique apresenta o piso de terra batida (44%). Entretanto, nos agregados familiares urbanos, 49% deles têm piso revestido de cimento, assim como a maioria de agregados residentes em Maputo Província (68%) e Maputo Cidade (79).

Fonte: O País online - 31.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário