Para próximas eleições em Moçambique
Frederique de Man, que lidera uma delegação de 11 embaixadores da União Europeia que desde terça-feira, encontra-se na província de Nampula,defendeu a necessidade do envolvimento de todos os partidos da oposição nos próximos pleitos eleitorais em Moçambique, como forma destes se assumirem, efectivamente, como processos democráticos e transparentes.
Frédérique de Man, que é embaixadora da Holanda em Moçambique, falava na cidade capital de Nampula, no âmbito do acompanhamento do grau de implementação dos programas financiados pelo Reino dos Países Baixos, e levados a cabo pelo governo moçambicano, referiu que os partidos políticos da oposição têm o direito de desfrutar de um espaço adequado em todos os processos eleitorais, pois que, segundo observou, eles constituem pilares fundamentais num país democrático e multipartidário.
A diplomata revelou, ainda, que está agendada para o próximo mês de Maio a deslocação do Presidente da União Europeia a Moçambique com a missão estrita de avaliar o nível de preparação das eleições que terão lugar no país em Novembro próximo, bem como constatar “in loco” o impacto das recomendações transmitidas nos anteriores pleitos eleitorais realizados em 2009.
Moçambique vai ter eleições em Novembro deste ano e em 2014. É um assunto muito importante, primeiro para o país, e, segundo para nós, na qualidade de parceiros observadores do sistema da democracia multipartidária. Por essa razão, iremos ter reuniões técnicas para avaliar o nível organizacional desses pleitos. Disse De Man, referindo que a delegação que chefia tem tido, também, em todos os encontros mantidos com as autoridades governamentaismoçambicanas, partidos políticos e a própria sociedade civil,abordagens pertinentes sobre os mecanismos de preparação das eleições autárquicas previstas para 2013 e gerais de 2014.
Nesses encontros temos vincado a necessidade de se conceder espaço aos partidos políticos da oposição, que constituem elementos muito importantes do exercício democrático, reiterou a representante dos embaixadores da União Europeia, que se referiu à experiência colhida nos anteriores processos eleitorais moçambicanos, de 2009, em que a União Europeia esteve na frente dos observadores internacionais.
Num outro desenvolvimento, referiu o facto da União Europeia apoiar Moçambique em várias áreas, dentre as quais destacou a instalação de escolas através do Instituto de Democracia Holandesa Multipartidária, nas quais os cidadãos locais aprendem estratégias de boa comunicação com os governos locais.
De referir que a delegação dos embaixadores da Áustria, Holanda, Suécia, Finlândia, Portugal, Bélgica, Itália, Dinamarca, França e Reino Unido para além de manter encontro com a governadora da província, Cidália Chaúque e visitar outras instituições públicas, designadamente a Penitenciária Industrial de Nampula e o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP), no quadro da cooperação desenvolvidas entre o Governo moçambicano e aquele bloco comunitário, escalou, ainda, os distritos de Nacala-porto e Ilha de Moçambique, este último para avaliar, presencialmente, o actual estágio de reabilitação das respectivas infra-estruturas, com maior enfoque na “Fortaleza”.
WAMPHULA FAX in Mocambique para todos– 18.04.2013
Nguiliche
ResponderEliminarEstao com rabo preso por causa dos recursos naturais, temem que empresas dos seus países sejam preteridas dos contratos de exploração dos recursos naturais.
I'd like to thank you for the efforts you've put in writing this blog.
ResponderEliminarI really hopе to ѵiew the same hіgh-grade blog poѕtѕ by yоu in the future аs well.
In truth, your creative wrіting abilities has motivated me to get my
own, pеrsonal blog now ;)
Feel free tо surf tο mу weblоg - does hcg diet work