Ancha Buana, ou simplesmente a rainha de Nacala, é dita como uma das que começou com a venda de talhões para várias empresas que ali se fizeram presentes para desenvolverem as suas actividades. Um dos exemplos dados é o do negócio feito com o Shafi Sidat, num valor de cerca de 600 mil meticais, para adquirir um espaço estimado em cerca de um hectare. Com as vendas, estima-se que a rainha de Nacala tenha arrecadado pouco mais de dois milhões de meticais. A nossa reportagem soube que o empresário Shafi Sidat, não foi único a sofrer com a situação, pois, mais dois outros investidores passaram pelas malhas da rainha de Nacala.
Soubemos ainda que devido àquela situação de venda de talhões aos investidores, a rainha foi notificada pela procuradoria local para ser ouvida para se saber se os terrenos lhe pertenciam, eram da sua família ou mesmo do Ministério da Defesa. A rainha de Nacala, alegando os seus poderes, negou por duas vezes se fazer presente ao tribunal distrital daquela zona económica especial.
A nossa reportagem tentou, junto da rainha, perceber melhor os contornos do alegado processo de venda de talhões, mas ela recusou pronunciar-se, alegadamente por não fazer parte do processo e por os terrenos serem da sua família, não do governo e muito menos de tantos outros intervenientes.
Além destes talhões vendidos pela rainha de Nacala, há outros talhões que se encontram sob alçada militar e cuja aprovação teve a chancela do município. “Este processo começou em 2007 no antigo mandato e a única coisa que fizemos foi continuar com as actividades porque este governo é único e daí que lutamos para tornar os investimentos uma alavanca para o combate à pobreza dos munícipes que vão ganhando emprego com os investimentos”, defende Ossufo.
Fonte: SAVANA - 01.03.2013
Meu amigo António,
ResponderEliminarNeste negócio de venda de terra os culpados são muitos. E nós sabemos, a priori, quem são.
Não é o senhor Matequenha nem o senhor Sandipite que andam a vender terras aos estrangeiros.
São os elementos da Frelimo, e pronto.
Não vale a pena a imprensa acusar a Rainha, só e só.
Não vale a pena acusar o senhor Chale, só e só, apesar de que quem passa os DUATs é o município do meu conhecido Chale.
Sobre o comportamento deste senhor eu já aqui disse o que tinha a dizer.
Mas os eleitores, enganados pelo boné, votaram nele e em seu partido. Agoram aguentam...
E vou aqui repetir, usando o pensamento de um dos portugueses mais nobres que há em Portugal
"As palavras não mudam a realidade. Mas ajudam-nos a pensar, a conversar, a tomar consciência. E a consciência, essa sim, pode mudar a realidade." Doutor António Sampaio da Nóvoa
Karim, mandarei os 10 mandamentos em breve.
Zicomo
OK
ResponderEliminarExactamente, V Dias, quem passa DUATs não é aquela analfabeta e sabemos que o Chafe é um pau mandado.
ResponderEliminarNäo foram os eleitores de Nacala que votaram na Frelimo. Uns eleitores foram transportados de Nampula em dois autocarros, depois os alguns agentes dos STAE como o Antoninho Maia que contribuiram para aldrabar os nacalenses.
Estou muito chocado com esta situacao, porque estao a transtornar a rainha de Nacala? sera que a rainha Elisabeth II tem problemas deste genero? Penso que nos temos que amadurecer e reconhecer os direitos da rainha sobretudo pelo facto de ela ter dito que tudo pertence a familia, eu pessoalmente estou orgulhoso por termos uma rainha, sera que somos piores que outros povos? penso que nao! viva a rainha e peco que respietem a nossa querida rainha de Nacala. Sera que esta questao e de regionalimo? se a rainha de Nacala vive-se em Maputo talves ninguem a complica-se, mas como nasceu la no norte, pronto ai discutem i discutem
ResponderEliminar