A mulher do antigo Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a moçambicana Graça Machel, advertiu, quarta-feira, em Daveyton, mais de 20 quilómetros do centro de Joanesburgo, que a crescente “institucionalização de violência” nas fileiras dos serviços da polícia sul-africana (SAPS) esta a criar uma força “activamente agressiva perante um público indefeso.”
“A Africa do Sul é uma nação violenta. Estamos no precipício de alguma coisa perigosa, com o potencial de não prevenir a nossa queda," disse.
Falando no estádio de Daveyton, num serviço memorial do assassinado taxista moçambicano, Emídio Macia, cujos restos mortais são esperados esta Sexta-feira, em Maputo, Graça Machel afirmou que “o nível de tensão e agressão neste país esta a elevar-se. Este é um problema que vem do passado e que não foi devidamente tratado”.
Ela indicou que “temos que estar mais cautelosos quando nos lidamos com uma sociedade que está a derramar sangue e a respirar dor.”
Por seu turno, o Secretário-Geral do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na Africa do Sul, Gwede Mantashe, repudiou as circunstâncias que ditaram a morte de Macia, sublinhando que “isto não é apenas uma questão de uma família”.
“O aumento da violência por parte da polícia deve ser tratado com seriedade,” disse Mantashe, equiparando a morte de Macia a um incidente xenófobo.
“O que aconteceu, quer para um moçambicano, quer para um sul-africano, é bárbaro” anotou.
(AIM)
(AIM)
Fonte: AIM - 07.03.2013
E tem razão.
ResponderEliminarEla tem uma "razão territorial", quando "fora" fica "adviser" contra violência, crianças, mulheres, tudo "adverte" tudo.
ResponderEliminarE quando esta em casa, fica "divert", "diverta" tudo e ate nao ve que bateram em mulheres da idade dela.
Ouve la, Selecionador,
Vocês esta demorar com os 10 mandamentos, entao escolhe 9, porque o Big Brother, ja "mandou" o primeiro mandamento na ONU :
1- Nao Beber ( alcoólicas e espirituosas ) Em Serviço.
As Rolas de Moçambique nao podem jogar bêbadas.
Entao fica assim, e escolhe 9 que faltam.
Farto-me de rir.
ResponderEliminarHeheehe.
Sem bebidas?
Ya.
Assim os membros vão fugir, pá.
Zicomo