Páginas

quinta-feira, janeiro 17, 2013

TALAPA ENALTECE PARTICIPAÇÃO DA OPOSIÇÃO POLÍTICA EM MONAPO

O administrador de Monapo, na província de Nampula, Salvador Talapa, enalteceu a atitude que tem sido tomada pelos partidos políticos da oposição representados naquele ponto do país, em participarem na projecção e implementação dos grandes e pequenos planos de desenvolvimento do governo distrital, no quadro de combate à pobreza que fustiga maior parte da população.
Segundo Talapa, tal tomada de atitude demonstra a sua adesão aos projectos que as autoridades governamentais distritais têm vindo a implementar no seio do povo, com vista a melhorar as condições de vida das populações, independentemente da sua cor política.

Tal como nós, os outros não têm dúvidas de que somos governo e o governo é para todos, não discrimina, está empenhado na criação das melhores condições para todos , independentemente das suas cores políticas. Por isso, aqui em Monapo todas as forças políticas existentes da oposição estão conscientes e colaboram na elaboração e implementação dos nossos planos de desenvolvimento, anotou o administrador de Monapo.
Num outro desenvolvimento, Salvador Talapa citou como exemplo da participação dos partidos da oposição na execução das actividades do governo, o facto dessas formações políticas terem tomado parte na elaboração e aprovação do plano distrital de direito de uso e aproveitamento da terra, de que Monapo é pioneiro ao nível da província de Nampula.
Cujo plano está, neste momento, em processo de implementação e, conforme referiu o administrador distrital, está a contribuir efectivamente para a prevenção e combate aos conflitos relacionados com a posse da terra naquela região, entre os produtores, sobretudo do sector familiar e empresas concessionárias para o fomento de algodão, caju e sisal.
Aliás, em Monapo, segundo constatou a nossa Reportagem recentemente, são muitas as vozes que se levantam a favor da implementação do referido plano, porquanto reduziu o perigo de perda de porções de terras por parte dos camponeses que, ao longo dos anos, venham a disputar este  valioso recurso em pé de desigualdade com essas empresas.
Se hoje podemos dizer que estamos satisfeitos com este plano, por nos trazer bons resultados, devemos agradecer também aos partidos políticos da oposição aqui representados que, igualmente, contribuíram na sua elaboração e implementação. Afinal de contas todos somos moçambicanos unidos na luta contra a pobreza, frisou Salvador Talapa.
O administrador de Monapo salientou o facto de, neste momento, o seu executivo estar a fomentar a produção de alimentos, além do cultivo de sisal, algodão e castanha de caju, com vista a incrementar as condições alimentares e financeiras das populações, sobretudo desfavorecidas.
Por conseguinte, ele salientou que também estamos a erguer muitas e imponentes infra-estruturas sociais e económicas, como unidades sanitárias, escolas, lojas, armazéns e pontes nas nossas estradas, com o mesmo objectivo de melhorar as condições de vida das nossas populações aqui no distrito de Monapo.
Fonte: WAMPHULA FAX in Mocambique para todos – 16.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário