Mais uma vez não estou a perceber o papel real e o impacto da esposa do Presidente da República. É ela Vice-Presidente? É Primeira-Ministra? É Ministra da Accão Social? É tudo de facto? Se é Vice-Presidente porquê é que ela não é nomeada como tal? Se de facto ela age como PM ou Ministra de qualquer coisa, porquê não clareza?
Já houve alguma avaliação do impacto das visitas dispendiosas ao erário publico?
Nota: Já que ela está em Cabo-Delgado e anteriormente se escreveu que estava para palestra de empoderamento da mulher, tenho por mim que em Cabo Delgado, a Primeira-Dama se preocupará sobre o caso de violacão em grupo de duas mulheres em Ntutupué, Ancuabe, ver (aqui). É repiticão, mas acompanhando a última visita da Luz Guebuza.
PRIMEIRA-DAMA TRABALHA EM CABO DELGADO
PEMBA, 18 NOV (AIM) – A Primeira-dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, chegou hoje a Pemba, a capital da província nortenha de Cabo Delgado, para uma visita de trabalho de cinco dias a esta província do Norte do país.
Em declarações a imprensa momentos depois de desembarcar no aeroporto local, proveniente da cidade de Nampula, também no Norte de Moçambique, Maria da Luz, disse ter em agenda visitas de trabalho a cidade de Pemba, a capital provincial, e aos distritos de Metuge, Meluco e Palma, onde deverá manter encontros com as populações com as atenções voltadas para as acções de combate a pobreza.
O trabalho a ser realizado nestes pontos do país, segundo a esposa do Presidente da República, incidirá, especialmente, na procura de formas de melhorar cada vez mais o atendimento às camadas sociais mais vulneráveis como é o caso de idosos, mulheres grávidas, crianças, entre outras pessoas que carecem de atenção especial.
“Vamos visitar unidades sanitárias para vermos como é que as mulheres são tratadas e desenhar uma estratégia sobre como melhorar o trabalho de assistência às mulheres grávidas, as vítimas do HIV/SIDA e às crianças”, disse Maria Guebuza.
Esta agenda, segundo a Primeira-Dama, resulta no facto de se reconhecer as dificuldades com que Moçambique se depara no que diz respeito ao atendimento às camadas mais vulneráveis, como crianças e mulheres grávidas, sendo que estas últimas chegam a percorrer longas distâncias para encontrarem uma unidade sanitária.
Com estas visitas, o Gabinete da Primeira pretende complementar o trabalho que está sendo realizado pelo Ministério da Saúde (MISAU) e pelo Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA e pelo Ministério da Mulher e da Acção Social (MMAS).
“Temos que trabalhar com todas as camadas sociais porque o país tem que continuar a crescer. A alfabetização é um dos temas que teremos em atenção nesta nossa deslocação, tendo em conta que as mulheres são a maioria da população e preciso garantir que elas continuem a participar nas tarefas do desenvolvimento”, explicou.
Durante a vista a Primeira-Dama vai manter encontros com populares, líderes comunitários e visitar lugares de interesse social como é o caso de unidades sanitárias e projectos sociais.
(AIM)
MAD/DT
Fonte: AIM - 18.11.2011
Ambicao desmedida, simplesmente. Nao ha outra interpretacao
ResponderEliminar