Páginas

quinta-feira, novembro 22, 2012

Ministra da Justiça critica Amnistia Internacional por "ignorar esforços" do governo

A ministra da Justiça, Benvinda Levy, criticou em Maputo a Amnistia Internacional (AI) por ter omitido a "curva evolutiva" que o país registou no respeito pelos direitos dos reclusos num relatório da organização divulgado esta quinta-feira.

O relatório, elaborado pela AI e pela Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), refere que milhares de pessoas estão detidas nas prisões de Moçambique, "apesar de não terem sido considerados culpados de qualquer crime".


O documento, intitulado "Aprisionando os meus direitos: Prisão e detenção arbitrária e tratamento dos reclusos em Moçambique", refere que, "na maioria dos casos", as pessoas ficam detidas "durante anos, por razões falsas e sem acesso a um advogado".

Em causa estão, sobretudo, "grupos sociais pobres [que] se encontram particularmente em risco de serem detidos durante meses, por vezes anos, em celas sujas e sobrelotadas, sem terem cometido qualquer crime".
Comentando os resultados do estudo, a ministra da Justiça de Moçambique reconheceu que o país regista situações de violação dos direitos humanos, em particular dos reclusos, mas criticou a ausência de uma menção aos progressos que o país registou nesse domínio.

"De maneira nenhuma a Amnistia Internacional e a Liga Moçambicana dos Direitos Humanos fizeram este relatório para retratar uma imagem feia de Moçambique, mas o relatório não mostra a curva evolutiva que registamos no respeito dos direitos humanos", afirmou Benvinda Levy, falando no lançamento do estudo.

Para a titular do pelouro da Justiça, há um "défice circunstancial" na análise à situação dos direitos humanos em Moçambique e as duas organizações ignoram os esforços que o país fez "na humanização" das cadeias.

"As cadeias em 2003-2005 não são como as de hoje. Há frutos concretos na política de humanização das cadeias. Quando se diz, por exemplo, que 400 prisioneiros foram vítimas de violação dos seus direitos, é preciso referir que passam pelo sistema prisional cerca de 100 mil reclusos, para dar uma dimensão correta do problema", enfatizou Benvinda Levy.


Fonte: Lusa - 22.11.2012

8 comentários:

  1. Nós já avisámos que pelas prisões arbitrárias e até políticas, assassíno policial nos últimos meses, violacões sexuais em grupo sob proteccão de agentes do Estado e outras violacões de direitos humanos, não chorassem quando nos relatórios Mocambique continuar na cauda do mundo em relacão os direitos humanos.
    O vosso problema é confundir instituicões como Amnistia, organizacões de direitos humanos com muitos concidadãos que se esquecem rapidamente. Essas instituicões registam tudo.

    ResponderEliminar
  2. Hi therе, I enjοy rеading thrоugh yοur article poѕt.
    I wаntеd to write a lіttle commеnt tо suppoгt you.



    Here is my ρage; comprar dominio

    ResponderEliminar
  3. It's amazing to pay a quick visit this website and reading the views of all colleagues on the topic of this piece of writing, while I am also keen of getting knowledge.

    Here is my website: Maak website

    ResponderEliminar
  4. Υou rеally makе it seem гeally easy togеther
    ωіth your presentation but I in finding this matter to bе аctuаlly something
    whіch I feel I would neveг understanԁ.

    Іt ѕeems too comρlеx and verу bгoаd foг me.
    I'm having a look forward for your subsequent post, I will try to get the hang of it!

    Feel free to visit my webpage ... Création site internet

    ResponderEliminar
  5. Hі theгe, all is goіng fine here anԁ ofcourѕе everу onе is sharing ԁаta, that's really excellent, keep up writing.

    Stop by my web blog: Website Maken

    ResponderEliminar
  6. When ѕome оne seaгchеѕ for hiѕ necеѕѕагy thing, thuѕ hе/she needs to be
    availablе thаt in ԁetail, thus that thing
    is maintаined ovеr hегe.

    my ѕite; Como criar site

    ResponderEliminar
  7. Hi there! I κnow thiѕ іs kinԁ of off toρic but I
    ωаs wondering which blog platfoгm arе yоu using for thiѕ websіte?

    Ӏ'm getting sick and tired of Wordpress because I've had
    issuеs with hackers and I'm looking at alternatives for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

    Check out my blog post; easyinstalment.com

    ResponderEliminar
  8. Hi! I've been reading your site for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Austin Tx! Just wanted to mention keep up the excellent work!

    my blog crear pagina web

    ResponderEliminar