Pelo menos 17 pessoas foram obrigadas a recorrer ao único abrigo para idosos em Barué, Manica, centro de Moçambique, após serem rejeitados ou expulsos por familiares, devido a acusações de feitiçaria e conflitos de índole política, disse à Lusa fonte governamental.
Isabel Raimundo, diretora provincial da agência Mulher e Ação Social, disse haver uma crescente onda de rejeição de idosos pelas famílias, sobretudo por acusações de práticas de feitiçaria ou por falta de simpatia com a ideologia política dos seus filhos.
"Temos cada vez maior o número de idosos rejeitados pelas famílias. Alguns, conseguimos reintegrar e outros perderam todos os parentes e são mantidos no abrigo. Mas também temos trabalhado para responsabilizar as pessoas que rejeitam os idosos" explicou à Lusa Isabel Raimundo.
Em Tambara um idoso foi espancado, pelo filho, um funcionário público, por simpatizar com a Renamo (principal partido da oposição),enquanto em Gondola um idoso foi forçado a abandonar a casa por mostrar simpatia com o Movimento Democrático de Moçambique (MDM). No distrito de Macossa uma idosa foi expulsa da casa por ter recebido e usado uma capulana (pano tradicional, que pode servir de saia) da Frelimo (partido no poder).
Em Moçambique ainda está em fase consulta uma Lei dedicada à proteção de idosos.
Manuel Bzancodocodo, 70 anos, disse que as pensões de velhice de 130 meticais mensais para uma pessoa e de 380 meticais para agregados com cinco pessoas, estão desajustados da realidade do país e são uma das razões que empurram os idosos para a mendicidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Ação Social (INAS), cerca de 21.265 idosos em Manica recebem pensões de velhice.
Este ano cerca de mil candidatos entraram para o programa, numa lista de espera de perto de 10 mil idosos, devido ao défice que acusa as contas da INAS.
Fonte: Rádio Mocambique/Lusa - 03.10.2012
Eu ja estou farto desses da Frelimo, estou saturado mesmo nao sei o que fazer, penso que vou fugir do pais, vou para inglaterra la tratam bem aos pretos melhor que em Mocambique. Tchau irmaos ate a vista
ResponderEliminarSaturado