Páginas

quinta-feira, setembro 27, 2012

Membro da Frelimo denuncia compra de votos nas eleições internas

Um membro da Frelimo, delegado ao X Congresso do partido, actualmente em curso na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, denunciou, Quarta-feira, a existência de casos de suborno de alguns militantes a troco de votos.


A preocupação foi apresentada quarta-feira durante a sessão de debates.
“Peço ao camarada presidente para acabar com a compra de votos nas eleições internas para as eleições autárquicas”, disse João Afonso, um dos de membros da Frelimo que participa neste evento.

Afonso não apontou casos específicos relacionados com esse problema, mas sabe-se que, ao nível da Frelimo, os candidatos nas eleições dos vários órgãos do Estado são seleccionados com base num processo de eleições internas dentro do partido.

Segundo Afonso, alguns dos candidatos são escolhidos porque compram votos dos seus camaradas e não devido a sua confiança ou mérito próprio no seio da organização.

“O melhor quadro é aquele que foi eleito por vontade do militante. Ajuda-nos camarada presidente. O camarada foi Comissário Político e tem muita capacidade, se a Frelimo tem camaradas sérios, o camarada presidente é um deles e, por isso, ajude-nos por favor a resolver esse problema”, suplicou o orador.

João Afonso aproveitou a oportunidade para pedir ao presidente da Frelimo para incluir na sua direcção os “melhores quadros” do partido.

“Os camaradas que forem designados para cargos de direcção têm de ser camaradas conhecidos pelos militantes. Muitas vezes tem havido problemas de quadros que não conhecem o partido e só depois da indicação é que recebem o cartão do membro e muitas vezes têm de pedir orientações ao primeiro secretário”, explicou.

O evento prossegue hoje, a porta fechada, para eleger os membros do Comité Central, o órgão máximo do partido no intervalo entre os congressos, que se realizam de cinco em cinco anos.

Fonte: @AIM in Notícias Sapo – 27.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário