Páginas

quinta-feira, junho 14, 2012

Gás moçambicano: 'Guerra' entre multinacionais longe do fim

A anglo-holandesa Shell aumentou hoje a sua oferta pela Cove Energy, uma até agora modesta empresa irlandesa, cujo principal activo é uma participação de 8,5% num consórcio que explora gás na bacia do Rovuma, no norte de Moçambique.
 
A oferta da Shell, a segunda nas últimas três semanas, agora no valor de 1,35 mil milhões de euros, relança a corrida com a empresa tailandesa PTT, devendo os acionistas da Cove tomarem uma decisão até ao dia 23 de junho.
No entanto, e dadas as mais recentes descobertas de gigantescas quantidades de gás natural nos lotes explorados pelo consórcio que integra a Cove, é provável que a guerra de preços entre Shell e PTT não fique por aqui e que continue nos próximos meses, segundo previsões de diversos analistas.
Os parceiros da Cove naquele consórcio são a norte-americana Anadarko, que lidera com 34,5% do capital, a japonesa Mitsui & Co. (20%), as indianas Bharat Petroleum Corp. e Videocon Industries (com 10% cada) e a moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (15%).

(RM/Lusa) in Rádio Moçambique – 14.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário