Páginas

domingo, janeiro 29, 2012

Buracos e acumulação de lixo afetam trânsito em Nampula

Nampula, 29 jan (Lusa) - As chuvas que caíram na cidade de Nampula nas duas últimas semanas, com maior intensidade na sexta-feira, agravaram a acumulação de lixo e aumentaram os buracos nas ruas e avenidas da capital do norte de Moçambique.

O cenário ocorre sob o olhar impávido das autoridades municipais, que se queixam da insuficiência de recursos materiais e financeiros para proceder a uma recolha de todo o tipo de resíduos espalhado e amontoado pelas ruas e bairros residenciais, incluindo na zona da chamada "cidade de cimento".

Grande parte das ruas, sobretudo as mais movimentadas, apresenta-se praticamente intransitável.
Alguns automobilistas, interpelados hoje pela Agência Lusa, mostraram-se apreensivos com a situação e denunciaram que o atual estado das ruas contribui para a rápida degradação das peças dos seus automóveis.

Para Francisco Eugénio, taxista, a edilidade deveria estudar o melhor método de resolver o problema, com os poucos meios e que dispõe, sem esperar por mais tempo.

"Eu faço a reposição das peças da minha viatura de duas em duas semanas pela fragilidade das mesmas, por causa dos buracos", queixou-se Amorim António, outro motorista de táxi.

Mário José Neves, operador de transporte urbano de passageiros, compartilha da mesma opinião, referindo que a degradação das ruas influencia o seu rendimento diário, por causa do "longo tempo perdido na estrada" para chegar ao destino.

"Para esquivar dos buracos, perdemos muito tempo e isso influencia negativamente as nossas receitas diárias", disse.

Muitos automobilistas ouvidos pela Lusa receiam que estes dois problemas venham a interromper a circulação rodoviária em determinadas ruas e avenidas.

Entretanto, a edilidade já disse publicamente que não dispõe de condições de momento para efetuar uma intervenção de raiz, tendo apenas garantido que irá continuar com o enchimento de buracos em áreas localizadas e consideradas críticas.

De acordo com Abdul Paulo, chefe do gabinete do presidente do Conselho Municipal, a falta de asfalto no mercado nacional está a dificultar o cumprimento de algumas ações que haviam sido planificadas pela edilidade.

Ainda no quadro dos esforços empreendidos neste período de chuvas, Paulo disse que a edilidade está a executar trabalhos de desentupimento e limpeza de manilhas e sarjetas em diversos locais da cidade, no sentido de melhorar o sistema de saneamento.

Criticou, entretanto, a falta de colaboração de alguns munícipes que, disse, não obedecem às orientações do Conselho Municipal sobre os horários e locais de deposição do lixo, sobretudo o chamado "lixo doméstico", o mais produzido na cidade de Nampula.

Duas tempestades tropicais afetaram na última semana o centro e o sul de Moçambique, mas não diretamente a província de Nampula, tendo causado 26 mortos e colocado mais de 125 mil pessoas em situação de emergência.

LYR/LAS

Lusa in Notícias Sapo - 29.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário