Páginas

terça-feira, outubro 25, 2011

QUÉNIA/ EXPLOSÕES DE GRANADA EM NAIROBI MATAM E FEREM MAIS DE 20

Nairobi, 25 Out (AIM) – Duas explosões de granada mataram uma pessoa e feriram mais de 20 num bar de Nairobi, dois dias depois que a embaixada dos Estados Unidos alertou para um iminente ataque enquanto que tropas quenianas estão a combater tropas islamitas na Somália.

Uma granada foi atirada para o interior do bar nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, ferindo 13 pessoas, e a polícia disse que um segundo engenho foi atirado numa terminal de autocarros na capital pouco antes das oito horas da manhã, que matou um e feriu outras oito, algumas das quais em estado grave.

“Houve uma explosão, mas eu pensei que fosse um pneu que estoirou. Quando olhei à volta vi cerca de oito ou nove corpos. Um estava a sangrar do pescoço. Ele tinha claramente problemas para respirar,” disse Elias Ndungu, uma testemunha ocular.

Um oficial de segurança que se encontrava no local, e que pediu anonimato, disse que a granada deve ter sido atirada de veículo em movimento.

A Cruz Vermelha do Quénia disse que uma pessoa foi morta e 13 foram levadas ao hospital, embora algumas tenham sido tratadas e receberam alta no mesmo dia à tarde.

O Comissário da polícia queniana, Mathew Iteere disse que ainda não evidências claras para relacionar o primeiro ataque com os rebeldes somalis da Al-Shabaab, e outros oficiais do grupo recusaram-se a comentar sobre os dois ataques.

A Al-Shabaab tinha ameaçado retaliar se as tropas quenianas não saíssem da Somália e no passado lançaram ataques em grande escala na Somália e Uganda, e de imediato assumiram a sua responsabilidade.

A Al-Shabaab alertou o Burundi segunda-feira para retirar os seus soldados da Somália, onde se encontrar a combater os rebeldes juntamente com tropas ugandesas numa força constituída por nove mil soldados da União Africana.

Nairobi acusa a Al-Shabaab por uma série de raptos de estrangeiros em território queniano, o que está a ameaçar o turismo, que rende milhões de dólares ao país. O grupo negou qualquer responsabilidade nestes actos, dizendo que o Quénia está a usá-los como pretexto para a sua campanha militar.

As tropas avançam

Tropas quenianas avançaram em diversas frentes no sul da Somália desde que atravessaram a fronteira há cerca de uma semana e estão perto de chegar a estratégica cidade de Afmadow, onde os rebeldes se reagruparam e reforçaram as suas defesas.

Oficiais do governo da Somália e os residentes disseram que as tropas quenianas e somalis tomaram a cidade de Busaar, a cerca de 40 quilómetros de E1 Wak segunda-feira. Eles disseram que os rebeldes fugiram depois de uma breve troca de fogo.
(AIM)
Irin/bm/sg

Fonte: AIM - 25.10.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário