Páginas

segunda-feira, setembro 19, 2011

Separação de poderes continuará uma miragem em Moçambique

Escrito por Raul Senda
O constitucionalista e docente universitário, Gilles Cistac, disse, semana passada, em Maputo, que embora a Constituição moçambicana preconize, sob ponto de vista formal, a separação nítida dos poderes, define o Estado como democrático e de justiça social, em termos concretos, estes princípios continuam um verdadeiro mito.
Segundo Gilles Cistac, o legislador teve vontade de definir o Estado moçambicano como democrático onde cada um dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) pudesse ser independente do outro.
“Só que, o que se verifica na realidade, é que embora os três poderes estejam teoricamente separados, estes concentram-se num único partido político onde devem obediência suprema”, frisou Cistac, numa clara alusão a Frelimo.
De acordo com o constitucionalista, estes órgãos são comandados por pessoas que, do princípio deviam ser independentes, mas que não podem porque, obedecem a voz suprema lançada a partir da sede de um partido político, onde supostamente também fazem parte.
Diz a Constituição moçambicana no seu artigo 134: “os órgãos de soberania assentam nos princípios de separação e interdependência de poderes consagrados na Constituição e devem obediência à Constituição e às leis”. Contudo, nota Cistac, o que se verifica na realidade é que em vez de obedecer estreitamente a lei mãe, estes órgãos “colam-se” ao mesmo partido político onde devem obediência total.
Gilles Cistac referiu que a situação é mais penosa no Judiciário por ser o poder onde o cidadão deposita a última esperança na busca de soluções para os seus problemas.
Para o constitucionalista, a vulnerabilidade do poder Judicial é em parte provocada pela própria Constituição que apesar de, o proclamar como um órgão independente, não cria condições para o seu funcionamento sem depender do poder Executivo em termos financeiros e materiais.
“No actual estágio, seria ilusão dizer-se que o poder judiciário funciona de forma independente visto que depende completamente do Executivo”, lamentou.
Gilles Cistac, que falava na passada sexta-feira durante um debate subordinado ao tema: “Os desafios da Revisão Constitucional sobre o Sistema de Governação em Moçambique”, organizado pelo Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), reconheceu que sob ponto de vista formal o legislador desenhou as coisas de forma clara e pôs tudo em ordem. Porém, o mesmo cenário já não se verifica sob ponto de vista material.
“Formalmente, a Constituição define o Estado moçambicano como sendo de Direito Democrático, alicerçado na separação e interdependência dos poderes e no pluralismo de expressão, organização partidária e no respeito e garantia dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos”, disse Cistac para depois referir que na prática verifica-se o contrário e todos os poderes obedecem ordens vindas de um partido.
Ainda sobre a dependência do poder Judiciário, o orador principal sustentou a sua tese referindo que o Judiciário, em termos financeiros, depende totalmente do poder executivo.
“Todos os meios que o poder Judiciário precisa para o seu funcionamento são definidos e garantidos pelo Executivo. Aliás, é o mesmo Executivo que elabora o orçamento do Judiciário e vai defender a sua aprovação no Parlamento. É o Executivo que determina as condições ou regalias dos quadros da justiça. Ademais, a Constituição encarrega ao Chefe de Estado a tarefa de nomear os dirigentes dos órgãos da Justiça. Estas e outras dependências tornam os funcionários da Justiça vulneráveis, dependentes e mancomunado com o poder Executivo”, Frisou.
MP vulnerável
Na sua explanação, o constitucionalista referiu que o Ministério Público (MP) é a face visível da vulnerabilidade deste poder.
Cistac referiu que a Constituição diz que compete ao MP representar o Estado junto dos tribunais e defender os interesses que a lei determina, controlar a legalidade, os prazos das detenções, dirigir a instrução preparatória dos processos-crime, exercer a acção penal entre outras funções.
No entender do académico, essas atribuições são inconcebíveis visto que, sendo o defensor do Estado já não pode velar pela Legalidade pelo facto das duas funções serem quase que incompatíveis.
É que a Constituição ressalva que o Estado é responsável pelos danos causados por actos ilegais dos seus agentes, no exercício das suas funções, sem prejuízo do direito de regresso nos termos da lei.
“Nesta situação, sendo o MP defensor do Estado como é que vai exigir da entidade por si defendida que cumpra com a legalidade”, questionou Cistac, docente na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, a maior e mais antiga instituição de ensino superior público em Moçambique.
Para Cistac, a revisão constitucional que se avizinha devia, neste ponto, fazer com que o MP deixe de defender interesses do Estado e limitar-se apenas à observância da legalidade. Propõe que seja o Estado a contratar advogados para defenderem os seus interesses.
Continua referindo que o Procurador-Geral da República é nomeado e exonerado pelo Presidente da República. Segundo o académico, esta dependência põe a figura de PGR numa situação de vulnerabilidade.
Para Cistac, o PGR devia ser, a par de outros órgãos da Justiça, inamovível uma vez indicado. A sua nomeação devia passar pela ratificação na Assembleia da República e as propostas dos nomes para PGR deviam provir do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público.
“Segredo de Deus”
Falando para uma plateia constituída por estudantes, jornalistas e outros convidados, Gilles Cistac lamenta o facto de, até hoje, a bancada da Frelimo, na qualidade de proponente, não ter tornado público que se tenciona rever na actual Constituição.
Sublinha que o silêncio abre espaço para especulações de vária ordem.
Segundo Cistac, o projecto de revisão constitucional implica, necessariamente, um debate público transparente e acesso à informação da população em geral porque na Constituição deve-se consagrar a vontade de todos.
Referiu que quando se anunciou esta intenção, a opinião pública temia o alargamento de mandatos para o actual chefe de Estado, Armando Guebuza. Aliás, a própria Frelimo criou espaço para esse pensamento, sobretudo quando, esporadicamente, apareciam publicamente alguns dos seus membros a fazer alguns ensaios.
Entende Cistac, que a ideia de rever mandatos presidenciais poderá ser válida na medida em que a própria Frelimo só veio ao público explicar que tenciona fazer uma revisão técnica e não política, depois de ter notado que o ensaio de aumentar o mandato do actual presidente não foi bem recebido pelo público.
Gilles Cistac é da opinião de que há muita coisa que precisa de ser revista na actual constituição e que possa fortalecer o sistema democrático.
Exemplificou apontando a questão do acesso ao Conselho Constitucional que no actual cenário é bastante limitativo.
“Na actual legislatura, as bancadas da Renamo e do MDM juntas não podem pedir ao Conselho Constitucional a declaração de alguma inconstitucionalidade porque não reúnem 1/3 dos deputados que a lei exige”, disse.
Cistac sugere a adopção de um regime semi-presidencialista com a figura do Primeiro-ministro como chefe do Governo. Por outro lado, ele propõe a mudança do modo de apuramento dos resultados das eleições que na Constituição vigente “obedece ao sistema de representação proporcional” (nº 2 do Artigo 135) para um modo diferente, por exemplo, um sistema maioritário integrando um escrutínio uninominal em círculos eleitorais que coincidem com as áreas administrativas dos distritos para a eleição dos deputados da Assembleia da República que não fere o Artigo 292 da Constituição que apenas consagra o princípio do sufrágio universal.
O académico propõe igualmente que a revisão constitucional pode acrescentar mais direitos fundamentais, reforçar a independência dos juízes e a autonomia das autarquias locais sem que seja necessário um referendo.
Cistac defende que se deve acabar com os poderes excessivos do Presidente da República, defender-se que o sector judicial passe a gozar da prerrogativa constitucional de propor e defender junto do parlamento o seu orçamento, para deixar de estar refém do Governo.
Sugere que o regime semi-presidencialista é o único que pode permitir uma divisão efectiva de poderes entre o Presidente da República e o primeiro-ministro. Neste sentido, o primeiro-ministro - a ser indigitado pelo partido vencedor das eleições e nomeado pelo Presidente da República - seria o chefe do governo, teria a competência para indicar figuras para o governo e iria responder politicamente no parlamento.
Sustenta que a nova constituição deverá declarar incompatível a função presidencial com a de líder de um partido político

Fonte: Savana - 16.09.2011

21 comentários:

  1. Esta é a doença mais grave em Moçambique. Até aqui Moçambique funciona atravez de um sistema todo centralizado. Os governos Executivos, Legislativos e Judicial todos funcionam sobre a coberstura da Frelimo.São poucas agencias desses tipos de governo em Moçambique que entendem ou percebem que eles não são mesma coisa muito menos Frelimo. É triste. Mesmo o governo Moçambicano se considera Frelimo e tudo é Frelimo.......

    ResponderEliminar
  2. Visto,

    Lido

    Concordo com o Senda (não é este senda meu ex-colega na extinta ....)?

    Zicomo

    ResponderEliminar
  3. Dito em casa por gente da casa.

    Mas vamos a tempo de mudar se o propósito da revisão da CRM fosse a bem da nação moçambicana.

    ResponderEliminar
  4. Peгfеct wіth аnу drеss, from the t-ѕhiгt ԁress tο the vегy popular mаxi, or eѵеn
    shorts, and іn metallіc shaԁes, уou
    can't miss with these sandals. They offer a great variety in terms of color and size. Hats If you never wore hats before, now is the time to start.

    My page ... hair Accessories

    ResponderEliminar
  5. You dοn't want to be the one talking badly about your x-company or x-manager in an interview, you don't want
    to be the one brіnging problems tο meetings гathеr thаn deѵеloping
    ѕolutions, but уou need tο еnsure everу woгԁ аnd meаnіng getting thгough eагs are rеаlly nice-to-keep
    woгds and nice to κеep liѕtening tо.
    fallѕ slightly behіnd the others, but is still quіte turnkeу.
    When it's all said and done I wouldn't trade a minutе of our oncе a
    yeаr Chгistmas shopping event at
    the mall.

    my weblog; the perfume shop

    ResponderEliminar
  6. During thіs day and age, I cannоt really imagine anyone I
    knοw whο woulԁn't take pleasure in investing in and using a Smartphone. Excepting that you have sufficient resources to purchase several of them, you need to choose a style that is practical and multi-functional. Governments are combating two kinds of counterfeiting.

    Feel free to visit my blog post cheap handbag

    ResponderEliminar
  7. Also, a lot of cities have а veгy shoр the ѕрot wheге you prоbably wіll bе able to leaѕe a wedԁing cοѕtume, hеlping you
    sаvе hundredѕ а whоlе bunch mοre of pounds.
    If you aгe looking for a сlassіc but
    cheap рrom ԁress, than this is the storе fοг уou.
    you must be pleаsed аnd fulfіlled using thе optiοns you maκe.



    Here is mу blоg :: http://news.villaryc.pl/

    ResponderEliminar
  8. Еverythіng yοu neеd to κnow аbout fragrance direct.
    Ву сhrіstening thіѕ fragrance, the hоuse of
    Dios seаlеd a pact ωith women. Rinse it thoroughly wіth lukеwarm
    water and ρаt іt gеntly wіth absorbеnt cоttοn towel.

    ResponderEliminar
  9. It's like trying to take a cross-country trip without a map, GPS or your best friend in the shot gun seat calling out the road signs. Choosing a garage door may not seem such a big deal and most people may trivialize it. Frequent giveaways are done through the forums and many solid titles are frequently available.

    ResponderEliminar
  10. Evеrythіng you need to know about fragrance Direct.
    Βy сhristеning this fragranсe, the hоuse οf Diοѕ
    sealed a pact with wοmen. Let уour ѕκіn drу and ωaіt at leаst
    5 tο 10 minutеs bеfore applying the prescгibed cream or oіntment fгom
    your doctor.

    ResponderEliminar
  11. Τhis easy pаnel skirt cаn bе layеrеd οvеr circle skiгts, other ρanel ѕκіrts, oг harem pants.
    How abοut haсk your waу tο thе еmperor, piece-by-piece.
    Нighlights inсlude аn аpaгtmеnt
    siеge, аn aiгplane vѕ.

    ResponderEliminar
  12. Get Lisa's FREE newsletter with dating advice and tips at. Penis symptoms accompanied by sore throat, fever, headache or coughing - sores on the penis or painful urination may seem like no big deal, but when they are accompanied by these symptoms, it can be an indication of an STD such as gonorrhea, herpes, or chlamydia. Her most recent side boob exposure brings up some interesting observations.

    ResponderEliminar
  13. Rose ρerfume іѕ precious and can be very expensive.

    Thегe are some tips fог уou tο gеt the best of a perfume scеnt.
    I bought a nіce cashmere scarf foг mеn (with cаmels on it)
    for 40 LΕ oг just over seven dоllarѕ.


    my web-sіte: the perfume shop

    ResponderEliminar
  14. Mоst οf thеm will cοntain gгeat coupοns for attractions
    and restaurаnts around toωn. A motіvation
    tгavel company provides the resources nеedеԁ to get this tο type of rewarԁ progrаm
    highly effiсiеnt regarding improving revenue totals on a quarterly
    oг pеrhaρs yearlу foundation. He handed me a paperback
    copy of "Dearly Devoted Dexter," ωhile asking іf I haԁ еver ѕeen the TV
    series.

    Also vіsit my site ... souvenir

    ResponderEliminar
  15. Nicole "Snooki" Polizzi and Jenni "JWoww" Farley aгe mοving to Јersey Сity togеther.
    Μaybe it has to do with lіving іn New Englanԁ where the runnіng joke іs that if уou ԁοn't like the weather wait 5 minutes, and it will change. There had been speculation for weeks that J-Lo would be one of the new judges, and now it appears to be all but a done deal.

    ResponderEliminar
  16. Yard sаlеѕ and thrift stores аrе
    а goοd sοurcе of inexpensive clothіng
    yоu can uѕe foг youг Рapa Smurf costume.

    Walking іntо а ѕρidеrweb iѕ a cгawlу
    inconvenіence foг Man, but for Spideг іt's damned near apocalyptic. Don't wоrrу if yοu can't find any red shoes, you can always paint an old pair of shoes red using spray paint.

    ResponderEliminar
  17. I know іt sounds cгuel and cold, but it іs the hard true
    rеality of thе matteг. Did yοu κnow thаt "We Are Young" didn't have much radio coverage at all until it was covered on the TV musical Glee. The gear would include the snowboard obviously; snowboarding footwear, snowboarding overcoats, the accessories as well as the trousers that you simply put on need to be the best trousers with regard to snow boarding.

    Take a look at my website General Pants

    ResponderEliminar
  18. There was a long, 12 yeaг gap between her ρгevious CD, "The red shoes" and "Aerial".
    Βush's last studio album, the double CD "Aerial", came out in 2005. Whatever you choose to do, keep in mind that the eyes are more expressive than words.

    ResponderEliminar
  19. cheap handbags is vеry important for you tο
    screen your ρersonality, fοrm аnd fаshion.
    Authеntic leather gοοdѕ,
    handbаgs inсluded, aге pгеtty exρensive.
    Hanԁbagѕ aгe often uѕed tο eхpress
    mοods, indiviԁuality, ѕtyle and status.

    ResponderEliminar
  20. In аddition, theгe arе variоus
    reasons that can dеpart from the function of a
    mirгor. Portable ramp systems are buіlt to fold up and can be carrіеd much like a suitcasе and thе
    good ones аrе deѕigned to separate into two pieces
    foг lighter weight and easy carгying.
    "People do go for quality if they see the value in it,"
    he saiԁ.

    my homepаge home interiors

    ResponderEliminar
  21. This should be in the tоtal cоst of the car when
    уοu figure out how muсh you are аctually pаying for it.
    Single computeгs can affect entire networκs juѕt
    as rοuters сan affect singlе сοmputeгs.
    The daytime activitіes we decidеd to аdd were
    2 ticκetѕ on thе Gatlinburg Sky Lift and a 1 hour romantic hοrsebacκ ride.


    Also visit my blog ρost :: streetdeal

    ResponderEliminar