Sobre alegada transferência de gestão da empresa pública Transportes Públicos da Beira (TPB-EP) para o Conselho Municipal da Beira, o Ministro dos Transportes e Cominicações, Paulo Zacula, disse, na cidade da Beira, que todos os municípios têm que assumir a responsabilidade dos Transportes Públicos das respectivas autarquias.
Com efeito, referiu, para assumirem essa gestão precisam estar preparados, mencionando primeiro precisam possuir uma instituição ou organização que faça a gestão destes serviços com capacidade de repor o equipamento, em segundo lugar tem que ter as infra-estruturas próprias, em terceiro lugar tem que ter capacidade de contribuir para participar no subsídio e quando eles reunirem estas três condições o governo passará a gestão dos TPB para o Conselho Municipal da Beira.
“Em Maputo aconteceu assim, porque o Conselho Municipal de Maputo apresentou-nos provas de que haviam reunido condições necessárias para agestão dos TPM”.
Paulo Zucula afirmou o Conselho Municipal da Beira nunca se aproximou ao Ministértio dos Transportes e Comunicações para manifestar interesse na gestão dos TPB.
“Acreditamos quando eles tiverem reunido as condições necessárias vão nos aproximar e nessa altura poderemos iniciar o processo de transferência da gestão, o mesmo devendo suceder a outros municípios do país”.
Zucula reagia a questionamento de jornalistas a margem do vigésimo nono conselho coordenador do ministério que dirige, que decore na cidade da Beira desde a última terça-feira com terminos previsto para esta quinta-feira...
Fonte: @Verdade - 01.09.2011
Lido
ResponderEliminarZicomo