O partido confirma hoje os candidatos em conferência de imprensa
As apostas dos partidos políticos para a corrida nas próximas eleições autárquicas intercalares continuam a fazer correr a tinta. A antiga deputada pela Renamo e actual membro da Comissão Política do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Maria Moreno, é a provável cara deste partido no Município de Cuamba, província do Niassa, enquanto o académico e antigo deputado pela Renamo-União Eleitoral, Manuel de Araújo, vai concorrer pelo partido no Município de Quelimane, província da Zambézia.
Estas informações foram afiançadas ao “O País” por fontes bem posicionadas nesta força político-partidária ligadas à liderança.
Ao que este jornal apurou, os nomes propostos para concorrer a 7 de Dezembro próximo foram debatidos na última reunião extraordinária da Comissão Política do MDM, havida na Zambézia, onde teriam saído depois de efusivos debates entre os “galos”.
Segundo contaram as nossas fontes, os nomes teriam sido chancelados pelas bases do partido, depois de vários encontros realizados com os órgãos de base nos respectivos municípios, onde haverá eleições, designadamente, Cuamba, Quelimane e Pemba.
Segundo soube “O País”, estas propostas serão confirmadas hoje, na cidade de Quelimane, Zambézia, durante uma conferência de imprensa, organizada para dar o ponto de situação da preparação do partido para as intercalares, sendo que um dos pontos de agenda é a apresentação dos nomes dos candidatos para a corrida eleitoral.
Contudo, a proposta do MDM para as municipais na cidade de Pemba ainda está a ser mantida no segredo dos deuses.
Fonte: O País online - 13.09.2011
O Dr. Manuel de Araújo lucubra.
ResponderEliminarEspero que ganhe.
Mas tem de ter cautelas que herda um município com um mar de dificuldades e mazelas.
Zicomo
Consta que o mano Manuel de Araujo decidiu candidatar-se com suporte partidario e nao como independente como defendi aqui.Continuo defendendo que como candidato independente as chances dele vencer seriam maiores assim como a sua independencia para gerir o Municipio fora das interferencias partidarias. Respeito a opcao que fez e pelo perfil e popularidade que ele goza em Quelimane, estou confiante de que mesmo com um suporte partidario saira vencedor. Como amigo e porque acredito nele como pessoa e nas suas capacidades defendo ser um imperativo de cidadania apoiar-se este jovem e dar-se aos Quelimanenses a oportunidade de serem melhor governados. Boa sorte mano Araujo.Estamos junto.
ResponderEliminarO Camisola 9,
ResponderEliminarEm Campo !
As Rolas Voam ! As Rolas Voam ! As Rolas Voam !
'E A Selecção Nacional De Moçambique !
A Voar !
É verdade Karim,
ResponderEliminarAs Rolas estão em acção.
É o começo.
E ainda ouvi, há pouco, na RM, alguns toques de MA em chuabo, epá...
Em relação a tese do Dr. Ismael Mussa, acho oportuna, mas quem, em Quelimane ou fora de portas, estaria disposto a arcar com as despesas? Uma campanha não é brincadeira, não é coisa de subir em carros e "ejacular" verborreia para o eleitores. Bem, não quero ensinar 'Pai Nosso' ao vigário.
Zicomo
A Campanha vai ficar Bonita, nao te preocupes,
ResponderEliminarAs Rolas sao "Economicas e Criativas".
As Rolas Sempre Foram Criativas.
Vamos ficar com a campanha independente, das intercalares no seu todo, nos Blogs, como "Contribuição Das Rolas Para Intercalares em Moçambique" , ... free of charge, ...das Rolas para Moçambique, o que achas ?
O Slogan pra estas Intercalares, por parte das Rolas Proponho:
" Estas Eleições Vao Animar ! "
O que dizes ?
'E Democrático, 'e Curtição, 'E Mudança, 'e Moçambique... Hain ?
Estas Eleições Vao Animar !
Exige-se o parecer do Reflectindo. Vamos contar com ele para promovermos a figura do Dr. MA ao cargo de presidente do CMCQ. Quanto ao slogan está fixe bestial.
ResponderEliminarZicomo
Mais tarde vou dar o meu parecer, mas sempre é bom abrir um debate aberto sobre as candidaturas sobretudo fora da Frelimo sejam elas partidárias ou independentes.
ResponderEliminarO Edson Macuácua deve rapidamente deslocar-se a Quelimane. É urgente. Só ele nos pode salvar o Município.
ResponderEliminarEssas Eleições Vao Animar !
ResponderEliminar<
ResponderEliminar"ESSAS ELEIÇÕES VÃO ANIMAR"!
ResponderEliminarConcordo.
Na realidade o Dr. Mussa, tem razão , pelo efeito surpresa - INDEPENDENTE-é o que aconteceu na Beira em 2008!
Mas como diz o Muna-e muito bem-custa arcar financeiramente.
Há custos, sempre!
E quanto apoios no bolg, talvez ajude?, mas é no terreno que o MA vencerá, CLARO SE NÃO HOUVER ARTIMANHAS da Frelimo e CNE!
Vamos confiar no MA e na MM!
Capacidade para dar exemplo de bom trabalho já existe...agora, há que educar o VOTANTE a ter um minimo de DISCERNIMENTO e SABER ESCOLHER!
E acreditem AS ROLAS FALHAM POUCO! E VOAM BEM ALTO!
"ESSAS ELEIÇÕES VÃO ANIMAR"!
FUNGULAMASSO
Hoje sou pobre de tempo e não consigo comentar longamente.
ResponderEliminar1. Acho uma boa decisão a de Manuel de Araújo se candidatar para edil de Quelimane.
2. Acho uma boa decisão a do MDM apostar em Manuel de Araújo, Maria Moreno e quiçá de Assamo Tique. Nos primeiros candidatos revela levar a sério ao processo eleitoral em Mocambique, já que se tratam de figuras bem conhecidas e com popularidade. Assamo Tique, embora figura menos conhecida entre nós, pode ser um estratega político. Por outro lado, ele tem uma boa idade.
3. Quanto à candidatura independente seja ela de quem for, faz-se geralmente quando a pessoa não tem suporte do seu partido ou seja de algum partido. Tenhamos em conta que Daviz Simango havia sido preterido pela Renamo e isso ajudou-o muito a reunir apoio dos que contestaram o acto. Doutra maneira, era possível que fracasse como foi com as candidaturas de Francisco Masquil, na Beira, Carlos Jeque em Maputo. Portanto, tenho muitas dúvidas que Manuel de Araújo como qualquer outro candidato pudesse ter apoio do eleitorado quelimanense apenas por ser independente. Na minha opinião, o apoio à candidatura de Araújo depende em primeiro lugar do seu perfil e o suporte partidário pode ser a mais valia, uma vez que há os que votam apenas por partido.
4. Acho também ser difícil governar sem suporte de qualquer partido. Na prática, penso eu, Daviz Simango governa na Beira com maior suporte da Renamo. Veja-se que Daviz estava consciente nisso, pelo que durante a sua companha, ele mobilizava também votos para a Renamo. Se Daviz Simango não tivesse suporte da Renamo, tenho dificuldades que ele não teria sido obrigado pela Frelimo a renunciar.
5. Há coisa importante a considerar entre as lideranças de partidos da oposição pode haver qualquer coisa que pareça crispação, mas na base, entre simpatizantes, a situação é outra, pelo menos segundo a minha observção.
6. Uma outra razão é essa dos custos.
7. Penso que o candidato Manuel de Araújo procurará mobilizar apoio da Renamo se esta não apresentar algum candidato como procuraria em caso de uma segunda volta. Ele procurará apoio de quelimanenses membros e simpatizantes de diferentes partidos.