Páginas

sábado, março 05, 2011

Regime de Kadhafi pede suspensão de sanções da ONU

Nações unidas - O regime de Mouamar Kadhafi pediu sexta-feira que o Conselho de Segurança da ONU suspenda as sanções adotadas contra o líder líbio por sua repressão aos manifestantes da oposição.
A carta afirma que apenas "uma quantia módica" de força foi utilizada contra os manifestantes da oposição, e que o governo foi "surpreendido" com as sanções ordenadas na última semana.
O regime pediu que a proibição de viajar e o congelamento dos bens contra Kadhafi e sua comitiva "sejam suspensos até o momento em que a verdade seja estabelecida".
A carta de 2 de Março, enviada ao Conselho de Segurança da ONU por Musa Mohammed Kusa, chefe do Comitê Popular da Líbia para Relações Exteriores, foi a primeira reação oficial comunicada à ONU.
Organizações de direitos humanos sustentam que em torno de 6.000 pessoas morreram desde o início dos protestos contra Kadhafi em 15 de Fevereiro.
A ONU afirma que as vítimas são mais de 1 mil.
O regime líbio diz na carta que "não levantou nenhuma oposição aos manifestantes pacíficos desarmados", e que as forças de segurança apenas atuaram contra "actos subversivos".
"Quando a mínima força foi utilizada, foi contra infractores da lei que incluíram elementos extremistas que exploraram outros para cometer actos de destruição e terrorismo", afirma o texto.
O chefe da diplomacia líbia disse também que os opositores queriam "expandir a anarquia e atacar e queimar postos de segurança e delegacias de polícia, capturar armamento e matar soldados e civis".

Fonte: Angolapress -05.03.2011

2 comentários:

  1. Este senhor (Kadhafi) não vai escapar, querendo como não vão lhe empurrar para sair do poder. Na justiça não há meio termo, se matou usando faca ou arma, meios módicos ou não, há lhe ser responsabilizado criminalmente. A paciência de Obama esgotou e este senhor vai acabar esquartejado como Nino Vieira. É bom que o regime irmão da Frelimo diga isso a eles lá.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. O poder corompe meeeeesmo!!

    ResponderEliminar