Páginas

domingo, março 06, 2011

Caso Armas e Droga no Porto de Maputo: "São contentores com brinquedos e electro-domésticos, afirma PRM

O Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) afirma que a notícia sobre dois contentores de mercadoria contendo armas de fogo no Porto de Maputo não passou de um “falso alarme”, porque se trata apenas de contentores com brinquedos para crianças.

A constatação, segundo o comunicado de imprensa do Comando Geral recebido pela AIM, é fruto de uma investigação levada a cabo por equipas multissectoriais que envolveram a corporação, as Alfândegas, a embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), e que permitiu concluir que se tratava de electrodomésticos e objectos de diversão para crianças.
“Considerando a relevância e interesse da informação, o Comando Geral da PRM, em coordenação com outras Forças de Defesa e Segurança e, não só, iniciou um processo de investigação com vista a apurar a veracidade dos factos”, refere o comunicado.
No local, as equipas concluíram que nos referidos contentores continham electrodomésticos e objectos de diversão para as crianças.
Refira-se que, ao longo da semana corrente, vários órgãos de Informação reportaram a descoberta no porto de Maputo de contentores contendo armas de fogo que, alegadamente, teriam como destino final a vizinha Swazilândia.

Fonte:(RM/AIM) - 05.03.2011

Reflectindo: já não sei se há alguma seriedade por parte das nossas autoridades.

5 comentários:

  1. Isso começa a cheirar a brincadeira. penso que essas tais autoridades não percebem que estão ponto em risco a sua já débil credibilidade. São armas que estão em trânsito para Swazilandia, são brinquedos...

    ResponderEliminar
  2. Assim vai o nosso Moçambique.
    Pediram que "houvesse " vigilância popular, como nos tempos de samora Machel-em que haviam assessores soviéticos e cubanos-que ensinavam qual a cor das armas, peso, etc.,-então o povo vigiou!
    Recolheram ou desviaram um brinquedo Tipo metralhadora M-16 americana, e zás-operação imediatamente.
    Capturar e avisar a Embaixada americano.
    Foi o que fizeram- só que havia brinquedos.
    Os contentores da droga e de armas, SE CALHAR já passaram ANTES!
    Quem saberá agora?
    HISTÓRIA MAL CONTADA!
    Brinquedos?
    Se calhar a droga está metida (escondida) nos cunhetes/magazines das balas...EHEHEH..
    Mais uma golpada dos traficantes...
    É carnaval, NÃO FAZ MAL!

    Fungulamasso

    ResponderEliminar
  3. É de facto confrangente a maneira como supostas autoridades brincam com coisas muito sérias. Isto chama-se no mínimo revelar incompetência, mas eu duvido que o problema seja só esse já que as nossas autoridades autorizam-se especular...
    Agora será que as autoridades moçambicanas podem nos explicar do porquê foi necessário investigação? Porquê nessa investigação se envolveu a embaixada americana e porquê não mais embaixadas ou uns parlamentares se é que se achava-se alguma necessidade? Será uma forma de prestar contas aos americanos e só a eles? Será que as autoridades moçambicanas acham que o governo americano lhe pediu isso? Ninguém viu que esta atitude é infantilismo ou é porque isto é um mal menor, sendo o maior aquilo que conseguiram evitar? Portanto, foi apenas um jogo?

    Tudo isto é por causa de chefias por confiança política, e, que essencialmente é em troca de actos duvidosos. Se não se conhecessem, quem estaria a questionar neste momento, não seriamos nós ou pelo menos só nós.

    Isto é confrangente. Como mocambicano não gostei nada de tudo isto.

    ResponderEliminar
  4. E esses devem concerteza ser os primeiros brinquedos que passam pelo porto de Maputo!!!!!

    ResponderEliminar