Páginas

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Kadafi critica ingerência de potências ocidentais nos assuntos africanos

Tripoli, Líbia (PANA) – O líder líbio, Muamar Kadafi, advertiu as potências ocidentais das suas ingerências nos assuntos africanos e exortou-as a respeitar o sistema de Governo escolhido pelos povos africanos.

Vilipendiou os fanfarrões ocidentais das eleições em África que estão prontos para as qualificar de manipuladas ou de irregulares, acusando a sua vontade de criar instabilidade e afirmou que as crises na Côte d'Ivoire e na Tunísia devem-se às ingerências estrangeiras.

« Alguma vez África qualificou de irregulares as eleições em França, na Grã-Bretanha ou em qualquer outro país europeu ? Então, o que lhes dá o direito de supervisionar as eleições em África ? Somos inúteis ou estúpidos para ter necessidade de acordo parental para gerir os nossos próprios assuntos », interrogou-se.

« Os países africanos atingiram um tal grau de desenvolvimento de consciência e de maturidade que eles são capazes de se opor a quem ousar ingerir-se nos seus assuntos », declarou Kadafi durante o encerramento da conferência internacional sobre os imigrantes africanos na Europa.

Kadafi declarou que algumas potências ocidentais mal informadas desejam transformar alguns países africanos em satélites. « Elas querem praticar a escravidão, mas rejeitamos esta tentativa », precisou.
« Se eles querem causar-nos problemas podemos igualmente fazer o mesmo nos seus países, mas esta não é a nossa intenção. A nossa presença na Europa ou na América deve ser respeitada », sublinhou, exortando os Africanos da diáspora na Europa a viver com decência.

Kadafi encorajou os Africanos da diáspora a ser influentes nas eleições nos países onde residem porque o continente africano deseja manter uma relação positiva com a Europa e instou os seus países de adoção ou de acolhimento a não considerar os descendentes de Africanos como cidadãos de segunda classe ou escravos.

Sobre a União Africana (UA), Kadafi exortou o fórum « a ser influente tanto em África como na diáspora, para que os líderes do continente possam instaurar os Estados Unidos de África », que será capaz de salvaguardar e pôr em prática os seus recursos que estão atualmente pilhados pelos países industrializados.

O líder líbio rejeitou o que parece ser uma visão muito propalada de que as organizações económicas regionais serão a base dum Governo continental.

Kadafi afirmou que quatro países na região das Caraíbas são países africanos e que eles vão juntar-se à UA como membros de pleno direito. Ele não citou o nome destes países, mas explicou que o seu isolamento do continente africano não coloca problema com o seu estatuto de países africanos, já que as suas populações são 100 porcento africanas.

« Quem iria levantar a voz se as Caraíbas se juntassem a África, já que as ilhas Mayotte do arquipélago das Comores e a ilha da Reunião no Oceano Índico fazem parte de França, e que as ilhas Falkland situadas no Atlântico sul fazem parte da Grã-Bretanha? », indagou-se.

« Mesmo as cidades europeias povoadas na sua maioria por Africanos poderão fazer parte de África », afirmou.

« África está presente em várias comunidades em todo o mundo. Os Africanos foram levados à força como escravos, esta não era a sua escolha. Mas agora é seu direito ficar lá e eles podem impor as suas condições ou pedir compensação pelos prejuízos que sofreram », acrescentou.

Kadafi declarou que nunca teve a ambição de se eternizar no poder. "Recusei ser Presidente. Após a revolução de setembro de 1969, entreguei o poder ao congresso do povo. Se o povo líbio deseja mudar de Presidente ele pode fazê-lo, não gosto da autoridade. Não estou preparado a tornar-me o Presidente de África. Sou um soldado para os povos de África », frisou.

Fonte: Panapress - 19.01.2011

10 comentários:

  1. Mais uma palhaçada de Kadafi, quem pode aceitar que as crises na Costa do Marfim e na Tunísia devem-se às ingerências estrangeiras?
    As baboseiras deste lunático servem apenas para entreter a opinião pública!

    ResponderEliminar
  2. Estao velhos, Jose.

    Nao estao a entender a dinamica global,

    E continuam a pensar e tratar o seu proprio Povo, de forma infantil,

    Eles estao ultrapassados, e nem aceitam que alguem lhes deia um lugar de Honra,

    "Lutam" desesperadamente para que os proprios Povos sejam obrigados a "fartarem-se" deles,

    Ou seja, obrigam os proprios Povos, a desrespeita-los,

    Ha mais de 25 anos, os mesmos com mesmos discursos, todos iguaizinhos, com a famosa mao externa,

    Nao estao a ver que a internet "globalizou" o mundo, e tornou o mundo mais rapido que o fez a invencao da roda,

    Eh,eh, eh... estao velhinhos, nao te chateies com eles, vivem no passado, e nem tem como fazer up-date, do sofwere mental, eh, eh, eh.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em Absoluto com Khadafi.

    ResponderEliminar
  4. Tomás

    Diz lá o que concordas com ele e porquê. Talvez assim possamos discutir melhor.

    ResponderEliminar
  5. Muito mais fácil culpar os outros do que assumir os próprios erros e incompetência.
    O homem só vomita vermes cada vez que abre a boca.
    Existe nele muito desprezo, ódio e desdém pelo Ocidente. Porque será?
    O melhor exemplo que ele poderia dar é o de, pessoalmente, 'boicotar' tudo o seja importado da Europa/USA, etc.
    Mas isso, já é outra conversa...
    Maria Helena

    ResponderEliminar
  6. Em África, se um governante quer tornar-se maior ditador eterno é só falar mal do Ocidente pois os incautos podem os considerar de grandes africanos.

    O que os incautos não entendem é que os ditadores insultam os africanos a quem consideram com pouca inteligência. O africano só pode saber que está sendo oprimido pelos seus governantes se o Ocidente assim o ensinar. O africano pode saber que os seus governantes são corruptos só se o Ocidente o ensinar.

    ResponderEliminar
  7. Sempre defendi que os problemas africanos são causados por factores externos e internos. Os factores internos claramente estão ligados a corrupção. Mas corrupção é algo que não acontece só em África, existe em todo o mundo. Mas quanto a nós, essa mesma corrupção que atrasa o nosso desenvolvimento tem a participação das antigas colonias, ou para ser mais específico, países ocidentais. É aí onde entram os factores externos. Sera Leoa, Congo, Zimbabwe são exemplos de países africanos na mira das grandes companhias mundiais, devido aos recursos disponíves nestes países. Mas para deterem tal recursos é necessário que criem disestabilização, apoiem certas partes em conflitos, destruam os sistemas políticos vigentes, etc.

    Mas para tornar clara a minha posição leiam estes dois artigos, que aborda também acerca crise na Costa do Marfim:

    http://wardheernews.com/Articles_11/Jan/Muktar/06_Is%20Africas_Problem_Big_Men_or_Big_Colonial_Interests.html

    http://exclusivepress.net/app/index.php?option=com_content&task=view&id=3356&Itemid=1

    ResponderEliminar
  8. Queface,

    Não sejas cego que não consegues ver com os teus olhos o que está a acontecer na Costa do Sol e precises que alguém te engane para concordares com ele.

    Fico muito triste em saber disso, Queface?

    Não estás a entender o que Kadafi que está no poder desde os anos 60 quer dizer? Não sabes que anda já com cagufas.

    E o que dizes quando os mesmos que gastam tudo para si mesmos precisam do dinheiro europeu para realizar a Cimeira da UA em Adisa Abeba?

    Só é mau quando há cooperacão internacional para condenar os ditadores como Kadafi, Mugabe, Gbagbo?

    Estou a gostar da medida que tomam os CEADEO para tirar do poder indivíduos como Gbagbo.

    Por último, as armas que nos libertaram do colonialismo vinham também de fora, meu caro amigo. Claro que todas elas vinham por um interesse estranho à África, mas nós precisavamos delas.

    Agora porque não há problemas no Botswana, em Cabo-Verde?

    ResponderEliminar
  9. Revolução Quilombolivariana! REQBRA
    e o verdadeiro povo brasileiro apóia e é solidaria ao grande líder libertador Muammar Kadafi na luta e soberania do povo líbio ao contrario da mídia e a elite dominante fascista e judaica sionista brasileira,que apóia e torce por Hordas imperialistas piratas predadores assassinos dos EUA e OTAN, querendo colonizar a África e saquear o petróleo da Líbia,o Pré-sal e Amazonas do Brasil. muammarkadafibrasileiros.blogspot.com MK.BRASIL.LEIROS@BOL.COM.BR
    Viva Zumbi! Viva Brasil Venceremos!
    Ao Nosso Povo! Viva Libia Viva Brasil l! Venceremos! Revolução Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi! Tupac Amaru! Benkos BiojoS! Negra Hipólita! Sepé Tiaraju Alicutan! Sabino! Elesbão! Luis Gama, Lima Barreto,Cosme Bento! José Leonardo Chirinos ! Antônio Ruiz,El Falucho! João Grande e Pajeú ,João Candido! Almirante Negro! Patrice Lumumba! Viva Che! Viva Martin Luther King! Malcolm X! Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva! Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma! Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)!FViva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! Viva Dilma! Muammar Kadafi!
    1º de maio 2011 - 3º Ano Viva! REQBRA!Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
    MRSQ - Movimento Revolucionário Socialista (Seja um ou uma)QUILOMBOLIVARIANO O maior blog de Chávez e Chavista das Américas
    vivachavezviva.blogspot.com / quilombonnq@bol.com.br
    Organização Negra Nacional Quilombo
    O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
    Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

    ResponderEliminar
  10. Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from
    somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your design.
    Kudos

    Have a look at my blog post - Nicolas Luke

    ResponderEliminar