Páginas

domingo, novembro 28, 2010

Presidente da FRELIMO pede contributos de todos para revisão da Constituição

O presidente da FRELIMO, no poder em Moçambique, pediu ontem (sábado) à oposição, sociedade civil, comunicação social e ao povo para que contribuam para a revisão da Constituição que o partido está a preparar.
A revisão da Constituição de Moçambique foi um dos temas abordados ao longo dos três dias da reunião do Comité Central da FRELIMO, que ontem a noite terminou na Matola, província de Maputo.
"Por sermos a força da mudança, e cientes das nossas responsabilidades históricas, reafirmamos a necessidade de se prosseguir com o debate visando a revisão da Constituição, a fim de adequá-la ao contexto político, social, cultural e económico da atualidade", disse Armando Guebuza, também Presidente da República, no encerramento da reunião.

Fonte: Rádio Moçambique - 28/11/2010

7 comentários:

  1. Nao acredito, mais 50 anos no poder? Sim, porque esperar que saiam tão já nem pensar...

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Viriato,

    Uma coisa temos que concordar com o pr,

    'E historico SIM,

    'E um Knock-Out tecnico.

    Nao sei se vai ser positivo ou negativo, mas que 'e um Knock-Out tecnico, la isso 'e.

    ResponderEliminar
  3. Mas o pedido do Presidente da Frelimo não devia ser acompanhado pela proposta da Revisão da Frelimo?
    O receio é de tudo isto passar de uma armadilha política. Acho que se a Frelimo aparecer com a sua proposta, apresentando o que quer rever na Constituição da República e que não tenha nada a ver com o que se receia, os moçambicanos darão os seus valiosos contributos.

    ResponderEliminar
  4. Isto é mentira e desinformação, a Frelimo não está interessada na opinião da Oposição nem da sociedade civil! Se assim fosse, porque a revisão da Constituição não está a ser discutida abertamente? Nem o Parlamento sabe quais as intenções da Frelimo, ela está sendo discutida à porta fechada nas reuniões da Frelimo. Porque tanto segredo?
    Por ser um assunto tão importante, o Povo devia manifestar a sua opinião num referendo! A Frelimo tem coragem para isso?

    ResponderEliminar
  5. Que eu saiba, a Frelimo ja elaborou a sua proposta e vai apresentá-la a AR.

    Qual é a razão para tanta desconfiança?

    Leonel

    ResponderEliminar
  6. Porque a Frelimo até agora escondeu a proposta? Porque tanto segredo? Qual a participação da sociedade civil e da Oposição? E o Povo?
    A realidae é que nao ha debate nem discussão sobre este importante assunto. A Frelimo quer usar a sua maioria no Parlamento para forçar a revisão.
    Eu apoio o referendo!

    ResponderEliminar
  7. Bom parece que os sarilhos vão começar.
    Participação da sociedade civil para?
    Num referendo, o sim é capaz de passar, porque a abstenção sendo elevada, a batota nos bastidores-encher as boxes, etc-é mais simples!
    Se todos votassem aí não haveria hipóteses de enchimento.
    Só se enche quando faltam muita gente-abstenção, e sobram fichas de votos!

    Fungulamasso

    ResponderEliminar