O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, disse que o acordo de unidade nacional, que termina dentro de quatro meses, não será prolongado.
Morgan Tsvangirai tem partilhado o poder com o Presidente Robert Mugabe desde Fevereiro de 2009, sob um acordo alcançado depois das disputadas eleições de 2008.
Mugabe disse que o país deve levar a cabo um referendo sobre uma nova constituição no início de 2011 e realizar posteriormente as eleições.
Ele disse que estava relutante em renegociar o acordo de unidade uma vez que alguns eventos que estão a acontecer na coligação não fazem grande sentido.
"Alguns vão dizer vamos negociar e prolongar o acordo. Eu estou relutante porque parte das coisais que estão a acontecer na coligação são imbecis", disse Mugabe.
Os seus comentários foram transmitidos pela televisão estatal.
Fonte: BBC para África 15.10.2010
Nota: Leia também o comentário de Fábio Zanini, no seu blog "Pé na África" com o título: Acabou a brincadeira no Zimbábue.
A SADC preparou a morte politica do Morgan Tsivangarai; agora O Mugabe está para dar os ultimos golpes.
ResponderEliminarVicente Paulo Nguiliche
Óptimo Nguiliche
ResponderEliminarRecordo-me de como questionavamos o GUN aqui e noutros espacos. Se GUN era coisa boa, porque não se fazia o mesmo noutros países da SADC?
Se a SADC descobrir que Tsivangirai não está completamente morto politicamente, irá propor o prolongamento do GUN. E se Tsivangirai achar-se gravemente atingido, irá à linha da SADC.
Eu sempre fui céptico em relação a este GUN, foi a pressão internacional que forçou este acordo e as consequencias estão à vista. Mugabe nunca pensou em partilhar o poder, apenas ganhou algum tempo .Lamentável que os parceiros da SADC peçam o fim das sanções alegando que as coisas estão bem. Pobre Zimbabwe!
ResponderEliminarPobre Zimbabwe, pobres Ziimbabweanos!!
ResponderEliminarOnde anda o meu amigo Viriato?
ResponderEliminar