Páginas

segunda-feira, outubro 25, 2010

Marcelino dos Santos nas celebrações do 25 aviversário dos Continuadores de Moçambique

Para quem escutou hoje Marcelino dos Santos não deixará de reflexivamente comentar sobre o que ele disse:
a) O repórter estava atrasado por lhe chamar sr. Marcelino dos Santos. Ele é Camarada Marcelino dos Santos.
Fiquei sem saber do porque o repórter era seu camarada. Estou querendo saber de qual foi a sua reacção quando num discurso na Cidade da Beira, em 1980, salvo erro, Samora baniu o termo camarada fora da relação entre membros da Frelimo e em missão partidária.
b) Marcelino dos Santos falou de continuação do sonho de um Moçambique socialista, Marxista-Leninista. E nesses termos a Organização dos Continuadores de Moçambique, segundo ele, devia continuar com o nome Continuadores da Revolução Moçambicana. Pareceu-me que o pessoal da Rádio Moçambique assumiu isso acriticamente, pois alguns deles começaram a chamá-la de CRM.
c) Usando expressões de antes de 1990, Marcelino dos Santos falou de bandidos armados. Afinal não foi Marcelino dos Santos, na qualidade de Presidente da Assembleia Popular quem ratificou o Acordo Geral da Paz?
d) Finalmente, a outra coisa discutível que Marcelino dos Santos disse hoje, é que segundo ele em 1962 estava projectada a construcão de um Mocambique socialista.

6 comentários:

  1. Este indivíduo vive no passado e não consegue adaptar-se à realidade moçambicana, é lamentável que ainda o levem a sério!
    Tal como os dinossauros, felizmente Marcelino é uma espécie em vias de extinção!

    ResponderEliminar
  2. Coitado do velho. O peso da idade a fazer das suas no homenzinho. Melhor não levá-lo a sério!

    ResponderEliminar
  3. Se tiverem disponível rádio, pode acompanhar os discursos que deixam com dúvidas. A Rádio Mocambique trata Armando Guebuza de Presidente da República, o que julgo que devia e deve ser. Mas a secretária da Continuadores de Mocambique diz repetidamente camarada Presidente salvo algumas vezes que ela diz Excia.

    Estou acompanhando o evento.

    ResponderEliminar
  4. Pois é Reflectindo,

    Moçambique é, teoricamente, deles.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  5. Sim, teoricamente, porque cedo ou tarde deixará de lhes pertencer. O meu amigo Dr. Zacarias ensinou-me que ""o potro é selvagem" mas "até um dia". " Grande lição esta do Dr. Zacarias.

    Zicomo

    ResponderEliminar