Páginas

quarta-feira, setembro 01, 2010

Manifestacão contra o custo de vida em Maputo?


Também a RDP-África está noticiando nas suas edições de hoje.

29 comentários:

  1. Eu sou contra manifestacoes violentas e vandalizadoras. Temos que comecar a fazer manifestacoes a la Ghandi. Pacificas. O pais esta mal, sobe o preco do pao, sobe o preco da energia, sobe o preco de transporte - esta mau pra todos, mas que manifeste-se sem vandalismo.

    O Governo esta a colher o amendoim que plantou - ensinou o povo a nao manifestar-se!!!

    Haja PAZ

    ResponderEliminar
  2. Exactamente: O Governo esta a colher o amendoim que plantou - ensinou o povo a não manifestar-se!!!

    O governo mocambicano tem que aprender a deixar o povo a manifestar-se e a polícia a proteger. Quando as coisas não acontece assim, há vandalismo nem que seja de forma silenciosa. Afinal este vandalismo não pode ter começado agora, deve ter começado com tanta sabotagem nos locais de serviço.

    ResponderEliminar
  3. Viva a Manifestacao. Um cidadao com fome nunca manifesta pacificamente. A primeira paz e o estomago cheio e sono tranquilo livre de fome e sede. Que manifestem pacificamente os membros do governo e os deputados, incluindo alguns dos seus sequases. Viva O MANIFESTO e a MANIFESTCAO

    ResponderEliminar
  4. Reflectindo,

    Faço questão que solicites a comparência do economista frelimista e do Nuno Amorim para nos explicar o que está acontecer. A situação é caótica. Estes manguços agora pedem que o povo como mandioca, bata-doce ao invés de pão, como se na verdade eles comessem isso.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  5. Lamentável,Lamentável.Lamentável.
    Qualquer greve é benvinda desde que não haja perda de vidas, e não seja foco de violências, vinganças, assaltos e bárbáries, protagonizados pelo banditismo urbano.
    Convocadas por órgão políticos e civis, devidamente autorizados e organizados-protegidos pelas autoridades policiais.
    Não por SMS-isto é terrorismo urbano puro, e a polícia tem o direito de usar meios próprios como se de bandidos ou agitadores terroristas se tratem.
    Se há razões para greve, talvez sim, ou talvez não.
    Sim, onde não exista fome , aliada a pobreza absoluta.
    Pergunta simples...o que é que os grevistas contestam, se não foi de sua produção, o trigo importado-por exemplo.
    O Estado alguma vez proibiu ou confiscou as terras , para que o povo não produza alimentos, para estar com fome?
    Estas são as perguntas que potenciais agentes económicos e investidores, vêem Moçambique, como um País civilizado, no quotidiano, comparado com outros, em que certos parâmetros fazem A FUGA DO INVESTIMENTO.
    Investimento significa novos postos de trabalho para a nova geração, já formada e habiilitada, que irá qualificar Moçambique no grupo dos Países em desenvolvimento.
    Em vez de deambularem pela cidade sem nada a fazer (popuklação desempregada), porque é que não fazem grave ao governo para EXIGIR TERRAS PARA CULTIVO.
    TERRAS FÉRTEIS NÃO FALTAM EM MOÇAMBIQUE.
    Manifestação banditesca, não e nunca produziu efeitos positivos.
    É NEGATIVO- RETRAI O INVESTIMENTO, e
    esta é a primeira proridade para criar emprego e viabilidade económica, num País pobre.
    Greve necessária para Moçambique existe-PARA COMBATER A POBREZA, feito organizado e pacíficamente,
    DE CERTEZA não haveria lugar nos hotéis de Moçambique para tantos investidores.
    VIOLÊNCIA BARATA, NÃO É GREVE, É CRIME CONTRA A LIBERDADE, APESAR DO GOVERNO ESTAR DE -(AS VEZES)-DE COSTAS VOLTADAS AS DIFICULDADES DO POVO.
    TRABALHAR PRIMEIRO, ORGANIZAR, E VERIFICAR SE HÁ RAZÕES PARA GREVE!
    Não há investimento, há desemprego!
    Quem vai investir num País em que a greve é feita por SMS?

    FUNGULAMASSO

    ResponderEliminar
  6. Fugulamasso

    Para produzir precisa-se mais do que terra. Nao eh barrato produzir.

    O estado tem que criar condicoes de circulacao de agua, energia, financiamento agricola, abundancia de agronomos e veterinarios a precos acessiveis, etc, etc.

    Nao se produz daqui pra aqui.

    Nem toda a terra eh fertil e propensa a qualquer produto agricola. Tem que se desenvolver estudos que nao sao barratos para o cidadao comum.

    Concordo que estas nao sao manifestacoes, mas sim terrorismo urbano.

    Mas o Estado sim, se nao tivesse inflacionado a nossa moeda, o preco de produtos importados nao estaria assim tao caro.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a ideia de Laude, manifestacoes a Ghandi,

    Mas o governo nao estende linguagem "pacifica",e o Povo ja vem suplicando ha muito tempo,

    O Povo sem ser muito educado, tem estado muito pacifico, esta reacao 'e Justa, nao 'e ideal, mas 'e legitima do ponto devista moral, o Povo ja nao aguenta mais, e isso tem que ser bem percebido.

    Podem dizer que 'e vandalismo, isso nao 'e vandalismo, 'e uma reaccao, 'e uma reaccao do Povo.

    isto nao 'e algo totalmente inesperado, e vai complicar se o governo quizer complicar.

    Ainda falta o Pao.

    ResponderEliminar
  8. Bem vindo Karim,

    Acordaste, também, ao som das balas???

    Zicomo

    ResponderEliminar
  9. Viriato,

    Este governo sao uns malucos, ainda estao acontar filmes de batata-doce,

    Eles comem batata doce em casa deles ?

    Estao a por petroleo, no fogo.

    sao tais politicos fantoches,do governo, comem carne de primeira e importada, bifes, e querem por o Povo a comer batata doce.

    ResponderEliminar
  10. Heheheheh,

    Quero ouvir o Estado da Nação deste ano. Juro que vai ser óptimo. Ou seja, de bom vai ser óptimo.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  11. Eu penso que ninguém em perfeito juízo estaria a favor de manifestções violentas em que morrem e ou perdem bens pessoas que não tem culpa. Oque acontece entrentado pode tratar-se de falta de alternativa. Se pacificamente pedes esclarecimento sobre um assunto menos claro, te chamam de intriguista, oque fazes asseguir. Vamos acreditar que se fosse remetido um pedido para manifestações pacíficas esse pedido seria deferido e o povo poderia se manifestar organizada e pacificamente? Eu tenho cá minhas dúvidas. Falta cultura de dialogo no governo. E eu sei porque. O governo do dia não “suporta” ideias contrárias à suas.

    ResponderEliminar
  12. Caro amigo Reflectindo,

    É mais um levantamento social cujas causas são mais profundas A fúria do povo contra o repressivo regime Gebueza (como mostram os actos repressivos contra Hermínio dos Santos) é justificada, devido a incapacidade do governo. Mesmo a revolta de jovens bem-educados sem perspectivas de emprego e rendimento. As crianças e os jovens que morreram hoje são as vítimas da insensibilidade do regime, responsável principal pela desvalorização do Metical e o permanente défice orçamental. A reacção policial contra as manifestações é totalmente inaceitável. Quero lembrar às autoridades que o direito à vida é um direito reconhecido tanto pelo Artigo 40 da nossa Constituição (Todo o cidadão tem direito à vida e à integridade física…, mesmo alunos!) e pelos Direitos Humanos. No Artigo III dos Direitos Humanos está escrito: Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Por isso eu condeno os excessos da Polícia e das Forças de Intervenção Rápida, que não respeitem o princípio geral da proporcionalidade, que protege o cidadão Moçambicano contra medidas estatais arbitrárias. Nunca pode ser uma reacção adequada matar os nossos filhos (pelo menos seis mortos) e concidadãos. Existem meios menos danosos a direitos fundamentais.

    Um abraço
    do Oxalá

    ResponderEliminar
  13. Caro FUNGULAMASSO,

    Que houvesse uma manifestacão pacífica e até que durasse um tempo intederminado é o desejo de muitos, mas amigo, é necessário sem analisar profundamente da razão de uma manifestacão tipo emboscada (relâmpaga) e violenta como esta. Chega comparando com o que acontece agora na África do Sul.

    O nosso governo nunca aceitaria uma manifestacão que não fossem pro-partidão, e mesmo os madgernanes fazem fazem-na a revelia ou pelo menos assim comecaram;

    Vimos o que José Pacheco/Frelimo (Näo estou a confundir) fez com Hermínio dos Santos quando preparava uma manifestacão pacífica. Foi cercado para ser impedido a fazer isso. Com certeza que para esta manifestacão saisse alguém a organiza-la, seria cercado, detido, julgado e talvez condenado.

    Os sindicatos, organizacões da sociedade civil são dirigidos por engraxadores do poder, oportunistas ou então há lá infiltrados do sistema. O fortalecimento dum sociedade civil/sindicatos visa evitar coisas deste tipo - os cidadãos encontram que os possa representar em diálogos em caso de disputa. O cidadão tem que ter direccão.

    Pela irresponsabilidade da Frelimo, ela mesma ou nós todos pagaremos caro.

    ResponderEliminar
  14. Muito Bem Nelson,

    Nao esta em questao o que desejamos como Povo, pois aqui a luta 'e por pao e agua,

    arranque com agua e vem pao ai,

    E o problema como dizes 'e que nao deixaram alternativas pro Povo,

    Esta manifestacao, nao me parece nada programada, 'e reactiva, no sentido 'a reaccao do abandono em que o governo do dia, sujeitou ao Povo, e nao sendo programada, as consequencias tornam-se imprevisiveis.

    Agora vai ser interessante ver qual a ponte do dialogo que o governo do dia cria, uma vez que foi o governo do dia tambem que eliminou 'a partida todas pontes possiveis de dialogo,

    Vai dialogar com quem ? salimo abdula pelos sindicatos, salimo abdula nao manda em nada,

    'E mabote, simbinducuss, esses nao tem poder do Povo,

    Vao ter que se virar, pra buscar alternativas pra eles, e se poserem petroleo, ainda explode pra cima deles,

    Vamos esperar pra ver a accao do governo,

    Que pra ja, na minha modesta opiniao, ja peca por usar balas verdadeiras e querer vender a ideia de batata doce.

    ResponderEliminar
  15. Uma pergunta que me vem na cabeca é se as ameacas proferidas ontem pelo porta-voz da PRM não constituiram o combustível para minifestacões violentas?!?!?

    ResponderEliminar
  16. Há um pormenor que todos esquecem.
    A razão subjacente é que existe um confronto directo hoje entre a polícia e o cidadão bandido.
    Não interessa a idade, porque já foram presos "garotos" de 17 anos, armados.Pertencem a gangs organizados, que vivem a margem da Lei.
    Maputo é uma grande cidade, em que as gangs têm tentado suplantar a polícia.
    Nenhum Partido ou organização civil convocou greve.
    SÓ PODE SER A GANG DE MAPUTO A DESAFIAR AS FORÇAS DA ORDEM.
    Qualquer "arruaceiro" tem telemóvel, e os "bandidos" conhecem-se, dialogam entre eles.Dividem a cidade.
    A polícia não deve permitir, este tipo de libertinagem, de pilha-galinhas, porque quem reivindicou o início da greve?
    NINGUÉM!
    Isto é atentado contra segurança dum estado-indício de terrorismo urbano-o que é uma situação GRAVÍSSIMA, do ponto de vista de instituições democráticas, e o País em si.
    Nesta situação, quando a situação não é estabilizada com gas lacrimogénio e balas de borracha, jactos de água-não existe outra alternativa.
    Greve sem megafone, panfletos, marchas, SEM LÍDER DEVIDAMENTE IDENTIFICADO-MESMO SEM AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO-é considerado TUMULTO, e quando ela é generalizada numa ciade-as forças policiais e militares, devem interagir, e por cobro a situação.
    Isso deveria ser feita, duas a três horas após o eclodir.
    Requer-se resposta repressiva, para protecção dos bens e não paragem de circulação numa capital.
    Toda a estrutura de Coordenação de Defesa e Segurança FALHOU.
    Deveria haver remodelação governamental, e deveriam rolar cerca de 5/6 cabeças, o primeiro Pacheco, o PIC e o SIS- FIR.
    Em Moçambique há um Governo eleito.
    não será pelo preço do pão, que O POVO ANÓNIMO têm O DIREITO de destruir bens alheios.
    INTERLOCUTOR NÃO EXISTE, LÍDER DE ANÓNIMOS NÃO EXISTE.
    Anónimos SÃO IGUAIS TERRORISTAS -OU SERVIÇO DAS GANGS.
    Não resta solução a polícia e as tropas.Ou eles, ou nós.Nenhum polícia gosta de morrer.
    Não é uma situação humana, usar-se balas verdadeiras, a grevistas .
    A REVOLTOSOS que criem actos de terrorismo urbano e que continuem a desafiar as forças militarizadas, só pode haver um desfecho-AS BALAS matam.

    FUNGULAMASSO

    ResponderEliminar
  17. Capitao,

    A policia ameacou ??!! Ontem ??!

    Entao estao ai ingredientes mais do que suficientes pra violencia,

    Se a policia logo entra a ameacar, numa situacao destas, espera-se o que ??

    ResponderEliminar
  18. Quem já foi permitido se manifestar alguma vez em reinvidicaçao de alguma coisa Moçambique? Será por nao haver pessoas que pretendam se manifestar? Quantas vezes ouvimos dizer que tal manifestaçao foi repremida porque nao estava autorizada? É preciso autorizaçao para a pessoa se manifestar ou a Lei diz que deve se comunicar as autoridades? Penso que nao haverá manifestaçoes deste tipo no dia que o governo aprender a deixar as pessoas se manifestarem sem precisar da autorizaçao.

    ResponderEliminar
  19. Karim

    Repara umas das minhas postagens de ontem com fonte da Rádio Mocambique.

    FUNGULAMASSO

    Continuo não concordando com a tua análise. Não penso que o facto de não se conhecer o organizador e a mensagens terem sido clandestinas haja quem tenha o direito de chamar os organizadores de bandidos. Todas as revolucões são feitas clandestinamente e pessoas que vivem com pseudónimos. A questão é de saber do porque os manifestantes optaram por não informar.
    Neste momento o governo não deve ser preocupar com rotulacões porque isso pode ser mais combustível. O governo deve se preocupar com saída, alguma solucão atinente ao custo de vida. O PROBLEMA É CUSTA DE VIDA.

    Espero que tenhas escutado ou acompanhado a EXCELENTE análise de Alice Mabota.

    ResponderEliminar
  20. Tens Razao, Capitao,

    Ontem nao vi essa postagem,

    Estava curtir o Sucesso do Professor,

    ResponderEliminar
  21. Reflectindo,

    Por aquilo já veiculado em alguns órgãos, já se sabia " ", que haveria de acontecer qualquer coisa hoje.Havia talvez indícios.
    Clandestino soa a terroristas, e assaltar bomba de gasolina não tem nada de greve, ou mesmo uma revolta popular.
    Revolta popular, greve é aceite na acepção da palavra se não haver roubos e vandalisnos.
    Assim insisto, SÃO TERRORISTAS!
    O carro particular dum taxista que vai a passar na 24 de Julho é apedrejado-é um acto de terrorismo-EMBOSCADA-a polícia não tem outro meio de dissuassão.BALA!
    Deveria ter utilizado meios TOTAIS assim que a estrada para o Aeroporto ficou inibida.
    É o poder do Estado em causa, o ministro , o comandante e todos os chefes da polícia da cidade de Maputo, DEVEM SER DEMITIDOS!
    São os MAIORES culpados da situação!
    Naõ se preveniram, não protegeram os bens e cidadãos avisando-os-apesar de sinais no terreno, deste preparativo de intenções de TERRORISMO URBANO!
    O resto são consequências laterais, quem vai à chuva, molha-se!
    Ninguém obriga as pessoas a acompanharem uma manifestação, quando a polícia deu sinais que iria reprimir, e SEM LÍDER identificado!
    O Poder nunca deve ser posto na RUA, mesmo que o POVO queira!
    É de lamentar a situação em que chegou!
    A motivação principal da maioria grevista É o ROUBO e ASSALTO!
    Portanto greve de BANDIDOS, ORGANIZADOS POR ESTES!


    FUNGULAMASSO

    ResponderEliminar
  22. FUNGALAMASSO,

    Entao pede autorizacao pra manifestacao, e faz uma maifestacao pacifica,

    Vem ai a subida do Pao, arranca, ja que anonimos sao terroristas, e voce anonimo nao 'e terrorista,

    Concordo contigo, inocentes nao tem que pagar, tem ser o governo do dia.

    Voce 'e anonimo e acusa anonimos, pede manifestacao pacifica, vao parar os assaltos e vamos todos 'a rua, pedir condicoes basicas de sobrevivencia, alias essa 'e a ideia do Laude,

    Agora nao podes so reclamar e nada fazer, a manifestacao tem os "side efects" ou "colateral demage", mas 'e Justa e tem Causa Valida, que 'e o custo de vida, pao e agua, 'e o minimo que se pode exigir.

    Quem nao deu educacao de modo que as manifestacoes sejam pacificas, quem reprime mesmo as intencoes de manifestacoes pacificas ?

    O que achas da ideia ?

    Nao podes catalogar "terrorista" aquem reivindica pao e agua, violencia 'e consequencia da incapacidade de gestao do governo do dia, e vou ate mais longe, o governo do dia 'e que esta a agitar, depois de ler o post do Capitao, pode-se concluir que o governo 'e teve uma accao de inducao 'a violencia 'a partida, e uso de balas verdadeiras "in action",

    o descontrole da situacao deriva de causas bem identificadas, alias como disse o Nelson.

    ResponderEliminar
  23. FUNGULAMASSO,

    Agora fiquei com duvidas, de verdade mesmo,

    1- o que diz a constituicao da republica sobre o direito 'a manifestacao ?

    2- eu tem que pedir autorizacao ?

    3- se envio um sms pra ti a dizer que amanha vamos fazer uma manifestacao, a policia pode nos ameacar ?

    4- se o sms 'e anonimo, entao a policia nao pode fazer uma nota publica a dizer ou a instruir que a dita manifestacao deve ser pacifica ?

    5- a policia 'e pra bater-nos so ? disparar ? prender ?

    6- agora, querem mudar constituicao porque ?

    7- pra autorizar a policia a bater o Povo, disparar pra criancas ?

    esperimenta mudar, 'e gamito que quer mudar ? esperimenta mudar, eu quero ver gamito a mudar um paragrafo so, ele gamito.

    ResponderEliminar
  24. Karim

    Gostei das questões e propostas que colocas ao FUNGULAMASSO.

    Espero que ele aceite o desafio.

    ResponderEliminar
  25. Karim,

    Aqui são algumas respostas as perguntas sobre a Constituição da Republica e o direito à liberdade de reunião e de manifestação …

    Constituição, Artigo 51
    (Direito à liberdade de reunião e de manifestação)
    Todos os cidadãos têm direito à liberdade de reunião e manifestação nos termos
    da lei.

    Leis nº 9/91 e 7/01, de 18 de Julho e 7 de Julho, respectivamente que regulam o exercício do direito à liberdade de reunião e de manifestação, atento as outras imposições de leis aplicáveis,

    “As autoridades civis e policiais devem garantir livre exercício do direito à liberdade de reunião e de manifestação, ordenando a comparência e a permanência de representantes ou agentes seus nos locais respectivos e tomando as necessárias providencias para que o exercício deste direito ocorra sem perturbação, designadamente, sem a interferência de contra manifestações”.

    Saber que o prazo para o aviso de qualquer actividade dentro da campanha eleitoral é de quatro (4) dias úteis anteriores à data da realização da manifestação e, não havendo resposta, considera-se não existir nenhum impedimento sobre a realização da manifestação. Chama-se a atenção para a circunstância de que se trata de aviso e não de pedido de autorização. Os cidadãos, partidos ou candidatos não estão obrigados a pedir autorização, tão-somente avisarão às autoridades competentes locais sobre a realização de uma manifestação.

    Artigo 287
    (Restrições das liberdades individuais)
    Ao abrigo do estado de sítio ou de emergência podem ser tomadas as seguintes medidas restritivas da liberdade das pessoas: …..f) suspensão de liberdade de reunião e manifestação;

    Um abraço
    do Oxalá

    ResponderEliminar
  26. Caro Oxalá

    Muito obrigado por ter nos proporciado este material que possa constituir material para uma análise objectiva

    ResponderEliminar
  27. CARO KARIM,

    É BEM VERDADE QUE HÁ RAZÕES PARA AS PESSOAS FICAREM "DESVAIRADAS".
    O pão, água e energia, deveriam ser subvencionados-sempre FORAM, porque não HOJE!
    Mas a violência, NUNCA teve resultados, quando a par existe muita pobreza.
    O pobre, quando há violência, não sabe o limite da própria violência!
    É difícil mesurá-lo.
    Se calhar este aproveitamento feito pela "bandidagem" pode até ser orientado pelos cartéis da droga, já que em Moçambique há um Barão.
    Acredito que moçambicano não sabe o que é greve.Muitos jovens pensam que greve é ir a bomba de gasolina "sacar" latas de coca-cola, batatas fritas e gelados!
    Isto é violência arruaceira!
    Se atiram pedras aos carros que passam, e incendeiam-nos, como é que devo chamar a esses-bandidos da droga, arruaceiros, vândalos,ladrões, bandidos lapidadores, ou termo mais simples-
    TERRORISTA.
    O Gamito, tem de reflectir muito bem o que quer fazer!
    Moçambique não quer ser Somália, onde cartéis da droga e bandidos, tem exércitos próprios-os senhores da guerra.

    FUNGULAMASSO

    ResponderEliminar
  28. FUNGULAMASSO,

    1- Eu entendi o que quizeste dizer 'a partida, apenas acho que nao devemos "catalogar" de "terroristas", os que nao foram ensinados a agir correctamente numa situacao destas, manisfestacao.

    2- Nao existe qualquer ponte de dialogo entre o Povo e o governo do dia,

    3- Quais poderao ser saidas de quem nao tem como comunicar o seu sentimento e necessidade ?

    4- Os assaltos podem bem ser reflexo nao de vandalismo, mas da necessidade de se alimentarem, nao estou a defender os assaltos, mas se voce tem filhos e nao consegue dar comer eles, o governo que voce votou ou nao, nao te ouve e nem quer saber de ti, e ha uma situacao destas, vais ou nao vais pegar no saco de arroz da loja que eu arrombei pela mesma necessidade que a tua ?

    5- SIM, nao queremos desordem, mas nao somos que mandamos a manifestacao e nem mandamos no governo, e nao deve haver inocentes a pagarem, entao vamos fazer como ? nos nao conseguimos orientar o Povo, e se conseguissemos, iriamos dizer o que ? que nao roubem os inocentes e roubem aos culpados ? assaltem as casas dos ministros ? estaria certo ? ou diriamos que fiquem em casa e continuem a passar fome, e sejam pacificos ? sendo o Povo pacifico o governo do dia ouviu alguma reclamacao e resolveu algum problema ?

    6- essas questoes que coloco ai, sao questoes que me coloco todos os dias, e apartir dai, considero pra mim mesmo esta manifestacao Justa e Legitima, embora nao a Ideal como anteriormente afirmei.

    7- quanto ao gamito, espero pra ver.

    ResponderEliminar
  29. So mais coisa, falei de assaltos, nao de violencia,

    A violencia foi de iniciativa da PRM, ela induziu ao Povo 'a violencia e matou inocentes entre eles criancas.

    Agora tens a Liberdade de classificares como achares melhor, essa accao da PRM.

    ResponderEliminar