Páginas

sexta-feira, setembro 24, 2010

Em que e quando Armando Guebuza reage?

Armando Guebuza que pelo que sei, até aqui não reagiu sobre à acusação do comprador do seu cachimbo, Momade Bachir Selemane, acusado nos princípios de Junho como sendo um dos cinco barões de drogas, em menos de algumas horas, já vem em público a congratular-se pelo facto de Barack Obama, o mesmo acusador de Bachir, ter apenas mencionado numa única frase que o nosso país, entre outros africanos desafiava as contrariedades e fazia verdadeiros progressos com vista ao alcance dos ODM.
Se for verdade que Moçambique faz progressos, todos nós nos congratularemos, mas precisamos de dados e não apenas como discursos. E quem se congratula por isso, há que condenar o tráfico de drogas que constitue a pior vergonha do país. E, Armando Guebuza tem que ser consequente e, sobretudo consciente que muitos dos seus concidadãos têm olhos abertos.
Na minha opinião o melhor seria que Guebuza se calasse sobre a citação de Obama agora como ele se calou quando declarou a Momade Bachir Selemane, em documento especial, como um dos maiores traficantes de drogas no mundo. Guebuza como Presidente da República não tem que reagir apenas quando lhe convém.

8 comentários:

  1. Guebuza virou pro-americano,
    Marcelino esta zangado,
    Chissano assiste na televisao

    'E A Viragem, 'e A Viragem, 'e A Viragem.

    Bashir anda solto,
    Pacheco sempre no gatilho,
    Tsunami com fim de semana 'a INSS

    'E A Viragem, 'e a Viragem, 'e a Viragem

    Zucula mente,
    Baloi vende-se,
    simbindy compra-se

    'E A viragem, 'e a Viragem, 'e a Viragem,

    Partidao procura saida,
    Encontra entrada,
    Problema esta em todo lado,

    'E A Viragem, 'e a Viragem, 'e a Viragem,

    Os libertadores estao ricos
    Os libertados miseraveis
    O pais de tangas

    'E A Viragem, 'e a viragem, 'e a Viragem,

    ResponderEliminar
  2. Karim,

    Sei que os frelimistas fintarão esta postagem que os perseguirá, pois quero que me expliquem de como é possível que Armando Guebuza reaja por apenas uma frase que menciona o nome de Mocambique, mas nunca tenha reagido por uma declaração que acusa MBS numa posição destacada como barão de drogas.

    ResponderEliminar
  3. Entao vamos esperar por eles juntos,

    Como nos bons velhos tempos que eramos uma dupla de centrais efectivos no 11 das Rolas,

    Recordar 'e viver,

    As vezes na direccao da Seleccao, vendo a equipe a jogar, da vontade do cheiro relva, por a redonda a rolar, fazer uns cortes de carrinho, outras a bicicleta,

    Vamos esperar por eles,

    ResponderEliminar
  4. Adjunto Reflectindo,

    Selecionador mandou recado, pra todos da Seleccao,

    Diz esta muito busy, esta avaliar novos candidatos pras Rolas, sao muitos, ontem nao conseguiu acabar o job,

    Tem muitos que querem entrar na nova rubrica da constituicao, aquela de jogadores pra analise e decisao posterior.

    'E pra nos dois esperarmos juntos, pelos esperar pelos fintadores, ele tambem esta com vontade sentir a relva, ha de chegar quando puder.

    Vamos continuar esperar pelos fintadores.

    ResponderEliminar
  5. Ismael Mussa.setembro 25, 2010

    Desculpem-me por desviar-vos do assunto em epigrafe mas tenho uma informacao urgente e pertinente para transmitir que agradeco a sua publicacao: Um membro do MDM foi hoje sequestrado e agredido durante as cerimonias centrais em Gaza. De acordo com a delegada do MDM em Gaza o discurso do governador podera ter contribuido para o efeito uma vez que ele incentivou a violencia e a vigilancia contra eventuais infiltrados no evento(eferindo-se explicitamente os jovens do MDM).
    O MDM participa de forma pacifica em todas as cerimonias de Estado e vai continuar a participar mas condenamos veemente este tipo de atitudes.
    A Policia ja tomou conta da ocorrencia e abriu um processo. Aguardemos pelo desenrolar do referido processo. A STV cobriu o evento. Contactou-se tambem a TVM e a RM para reportarem e denunciarem este crime. Esperemos que o facam.
    O jovem ja foi atendido no Hospital local e encontra-se fora de perigo.

    ResponderEliminar
  6. Há um frelimista que sempre tem estado aqui, é natural de Gaza e trabalha lá. Esperemos-lhe que venha nos dizer algo sem amores partidários desta vez.

    ResponderEliminar
  7. Agora as rolas viraram anti-americanas e anti-Obama.

    A proposito, Reflectindo, porque não postaste os elogios do Obama? Hammm, so interessa postar coisas que são criticas a pátria. É assim que dizem que são patriotas?

    Atenção, Obama não elogiou a Frelimo, mas sim ao povo moçambicano por estar a conseguir atingir as MDGs.

    Neves

    ResponderEliminar
  8. Neves,

    Quem é Anti-americano e Anti-Obama? Juntas letras e não compreendes o que lês? Questiona-se aqui à postura de quem? De Obama ou de Guebuza?

    Por onde eu li o discurso de Obama ele mencionou só uma vez Moçambique, e, nem entendo a menção como a entendes. Já isso eu comentei em resposta à pergunta que Nuno Amorim havia me feito. Por outro lado escrevi nesta postagem que Obama mencionou numa frase Moçambique quando ao “EFEITO DO DINHEIRO DOS DOADORES” em cumprimento aos MDGs (ODM), mas o mesmo DECLAROU a um cidadão moçambicano como um dos cinco barões de drogas. É da declaração que tanto me preocupa que o PR não tenha reagido como agora faz. É essa declaração já prejudicou e prejudica muito ao país.

    Aqui não há nada de anti-americanismo para mim, ainda que nenhuma questão coloco aos EUA ou a Barack Obama. Para quem entende o que lê não faz confusão.

    Neves, nem notaste que esta postagem é para falar da menção de Moçambique? Leia o cabeçalho do blog para entenderes melhor o profil deste espaço. Eu posto artigos inteiros por não ter tempo de resumí-los, mas aos mais simples e quando tenho tempo, faço a questão de resumí-los.

    Nota: Quanto ao alcance dos ODM´s espero ler o relatório da ONU, e os relatórios internos no país. Eu quero saber se de facto vamos a tempo para até 2015 garantir o básico universal para todas as crianças, de ambos os sexos,e erradicar a pobreza absoluta.

    Ainda bem que entendes que o alcance dos ODM não tem nada a ver com a Frelimo mas com o país.

    ResponderEliminar