Páginas

quinta-feira, junho 10, 2010

Acusações do Estado americano ao grupo MBS

A montanha pariu rato…

Maputo) O chefe do gabinete de controle de bens estrangeiros do Departamento do Tesouro norteamericano, Adam Szubin, não apresentou provas das acusações de narcotráfico imputadas ao empresário Mohomed Bachir Sulemane.
Numa videoconferência bastante concorrida pela imprensa nacional e estrangeira, mesmo perante a insistência dos jornalistas, em nenhum momento aquele alto funcionário do Estado norteamericano apresentou evidências concretas, tendo se limitado a referir que não é competência do Departamento do Tesouro apresentar provas nem evidências para aplicar sanções a “barões da droga estrangeiros” a fim de proteger o seu sistema financeiro.
Insistiu que as sanções aplicadas contra o empresário moçambicano decorrem de procedimentos administrativos e civis e não de um procedimento criminal, afirmando que o procedimento criminal, entretanto nunca instaurado contra Bachir, é da competência do Departamento de Justiça, se assim o entender.
“Não estamos a falar de um processo criminal, mas sim de um processo administrativo. O nível de prova não é levar a um processo judicial, mas informar aos bancos”, referiu.
Adam Szubin disse que não houve um procedimento jurídico na instauração do processo, mas, apesar de questionado pelos jornalistas, não explicou as razões de se aplicarem sanções a um indivíduo sem que tenha havido um procedimento jurídico.
Nas suas palavras, o governo norteamericano acredita na justeza dos seus procedimentos, tendo acrescentado que o nome de Bachir pode ser retirado da lista, desde que este accione mecanismos adequados e que prove a sua inocência. (R.Senda e A. Nenane)

Fonte: MediaFAX - 10.06.2010

3 comentários:

  1. Não havia um titulo melhor para a noticia...MONTANHA PARIU RATO

    ResponderEliminar
  2. Achas que não há mesmo? Isso é preguiça mental, meu caro.

    Os jornalistas são tão ingénuos que pensavam que as autoridades norte-americanas lhes passariam o dossier numa vídeo-conferência?

    Tu podes dizer do porque o governo moçambicano nunca diz claramente se foi comunicado oficialmente ou não?

    Saudades de Carlos Cardoso

    ResponderEliminar
  3. Saudades de Cardoso e eu de Samora.

    Zicomo

    ResponderEliminar