Segundo o Notícias, por decisão do Conselho de Ministros, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o seu “vice”, Kgalema Motlanthe e outros membros do governo, vão realizar amanhã em público, testes de HIV/SIDA e o respectivo aconselhamento. Os testes serão efectuados no âmbito do lançamento de uma campanha nacional de aconselhamento e testagem do HIV/SIDA.
Membros do Governo sul-africano deslocar-se-ão às províncias do país, onde dirigirão as cerimónias de lançamento da campanha, efectuando também testes sobre o HIV/SIDA, em público.
O objectivo desta iniciativa do governo sul-africano é de encorajar o maior número possível de cidadãos sul-africanos a aderirem à testagem do HIV/SIDA, de forma a informarem-se do seu estado de seropositividade.
Fonte: Jornal Notícias - 24.04.2010
Reflectindo: a iniciativa é boa no sentido de mobilização à testagem. Quanto à capacidade de aconselhamento, prefiro esperar, pois isso pode depender do número dos que forem detectados como seropositivos e do pessoal médico. Porém, ainda que sabemos da vida sexual do Presidente Sul-africano e acima de tudo como quem não usa camisinha, para que servirá a sua testagem em público? Que impacto terá se o resultado da testagem para Jacob Zuma for negativo (eu acredito que o resultado será esse, pois nunca ele iria para a pública sem ter feito primeiro em privado), no seio do grupo sexualmente vulnerável?
Na minha opinião, a melhor acção contra HIV/SIDA é quando membros do governo e outras figuras públicas corajosamente vem ao público informar o seu estado de seropositividade e quando mortos se dizem as verdadeiras causas. Também, os pais devem ter coragem para informar aos seus filhos.
Pois é chamuale, boa análise. Será que os resultados não estarão adulterados? Ele disse uma vez que tinha sangue de barata, que a SIDA era para uns.
ResponderEliminarZicomo