Segundo o Jornal Notícias, na sua edição de 21.01.2010, tomaram posse os deputados Ossufo Momade secretário-geral da Renamo, Saimone Muhambi Macuiana, mandatário do partido, Francisco Machambisse, Latifo Ismail Charifo, António Severino Timba, Maria Angelina Enoque, José Samo Gudo, Arnaldo Francisco Chalaua, Francisco Maingue e Gania Aly Mussagy Manhica. Contactado pelo Notícias, Saimone Muhambi Macuiana confirmou a tomada de mas recusou a avançar mais pormenores sobre a decisão daqueles parlamentares da Renamo, alegadamente porque não tinha mandato para o efeito.
Entrevista a Fernando Mazanga
O porta-voz da “ perdiz” , Fernando Mazanga, disse, entretanto, que a decisão de tomada de posse daqueles parlamentares não foi emanada de nenhum órgão do partido. Segundo afirmou, existe na Renamo democracia interna que obedece os ditames da consciência individual, apesar de que a decisão do colectivo seja a de que os deputados eleitos não devam tomar posse.
“Nos respeitamos a decisão individual”, disse Fernando Mazanga.
Questionado se essa consciência individual dos deputados da “perdiz” não seria uma grosseira afronta ao líder, disse que Afonso Dhlakama não era um ditador. Explicou que com base na consciência de cada um, a acção de cada deputado já não se vincula à posição do presidente.
Questionado se tal procedimento dos deputados da Renamo não colocaria Afonso Dhlakama numa situação de isolamento, Fernando Mazanga afirmou que o líder da “perdiz” é um democrata. Questionado, igualmente, sobre as medidas que poderão recair sobre os deputados, uma vez que não respeitaram a decisão do colectivo, disse que medidas sancionatórias nunca estiveram previstas para esta situação.
Garantiu que os deputados que tomarem posse continuam membros da Renamo. Fernando Mazanga explicou que a decisão de não tomada de posse faz parte do pacote de reivindicação que irá desembocar em manifestações de rua à escala nacional. Disse que todos os deputados empossados irão tomar parte das manifestações.
A nossa Reportagem apurou que os deputados da Renamo que não tomaram posse no dia 12 do mês em curso irão protagonizar uma manifestação amanhã em plena sessão extraordinária da Assembleia da Republica.
simplesmente vergonhoso!
ResponderEliminarditos por nao ditos.
de que valeu todas as ameças aos primeiros deputados que tomaram posse?
que democracia interna senhor Mazanga?
Ate o Maquiana formado em direito anda metido nestas querelas.
Estas atitudes ,não fazem parte da modernidade politica.
Salvé.
Linette, fiquei confuso quando soube que os primeiros deputados que tomaram posse têm lugares de relevo na Assembleia da República. Afinal a tal ameaca não passava de simples brincadeiras do líder.
ResponderEliminarCara Linette,
ResponderEliminarTem razão, é mesmo vergonhoso o que estes senhores têm a coragem de fazer. Cenas dignas de pena e de indignação. Como continuaremos a acreditar num partido destes? Como acreditar que estas pessoas estão realmente preocupadas com o seu eleitorado? Como?