Numa “marcha ré” algo surpreendente, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, concedeu “luz verde” aos seus deputados para tomarem posse na Assembleia da República.
Na sequência dessa “contra-ordem” ao veto irredutivelmente emitido pelo controverso líder, os deputados
renamistas fizeram-se presentes até sexta-feira finda na Assembleia da República, obdecendo, assim, ao ultimato deste órgão, que observava que, de acordo com o preconizado, os “ditos cujos” que não fossem empossados até aquele dia (da realização da primeira sessão extraordinária) ser iam irrevogavelmente riscados das respectivas comissões.
Imagine-se a risota que terão agora escancarado os recalcitrantes às decisões inicialmente próibitivas do
Chefão...
Fonte: WamphulaFax, in Diário de um sociólogo
Reflectindo: afinal os deputados não rebelaram!?!?!?
de acordo com informacoes prestadas por um dos deputados, na condicao de anonimato,foi tudo uma armacao do velhote. Uns fizeram de conta que se haviam rebelado para permitir que o velhote no final mandasse os outros tambem tomarem posse sob a alegacao de que ja nao havia mais nada a fazer visto ter sido desobedecido pelo primeiro grupo. O "birioes" de meticais que recebe do OGE pela presenca de deputados na AR falaram mais alto.Nao e por acaso que os melhores postos na comissoes e ate na vice presidencia da AR foram ocupados pelo grupo dos 16 que inicialmente tomaram posse. A carta indicando o Viana, o Manteigas, o Gouveia, o Leopoldo, o Anselmo VItor, etc para os cargos de chefia foram assinados pelo Secretario-geral da RENAMO, sob ordens do Dhlakama. A quanto o tacho nos leva......
ResponderEliminarNunca houve outra razão para a mudança de atitude senão a do tacho. Triste mas esta é a pura verdade. Ninguem quis perder a oportunidade de "comprar um par de sapatos e uma carteira" com a crise que anda por aquele partido e quiça, no mundo inteiro. Na Renamo já não há coerencia. Este partido já era, os que ainda lá estão só se preocupam em agradar o lider e disso tirar vantagens pessoais! O resto são historias.
ResponderEliminarCaro Primeiro anónimo,
ResponderEliminarConfesso que levou-me tempo para concordar com a Zenaida Machado que já tinha se apercebido do jogo do velhote. De facto, foi pela indicação de Viana, Manteigas, Gouveia, Leopoldo aos cargos de chefia que me apercebi do jogo de Afonso Dhlakama.
Porém, ainda me questiono se ele não deu aqui um sinal do fim da Renamo. Na minha opinião, o melhor seria que dias antes da tomada de posse dos deputados ele declarasse o fim da tal proibição nem que fingisse que foi a comissão política a decidir.
Caro segundo anónimo
ResponderEliminarA maior parte dos considerados quadros na Renamo, ficou lá não para fazer política, mas para o privilegiado lugar de deputado. É só ver o teatro do F.M.
Se não é isso que pensamos, vamos a tempo de ver quão eles vão trabalhar nos próximos momentos para a restauracão da Renamo.
Infelizmente tem razão!
ResponderEliminaré bastante triste ver um partido historico como a Renamo a acabar assim!
Conheço o que a casa gasta, dei o meu benefício de dúvida aos "rebeldes", mais tarde vi que estava tão enganada como os outros.
Quem conhece como é que a mente do Dlakhama funciona?
Está claro que orçamento que provém o OGE, facilita a sobrevivenciada do partido e não so!
Penso que vão ter muitas dificuldade para gerir este bolo.
Aguardemos para ver!
L.O
Caro Reflectindo,
ResponderEliminarLamentavelmente temos que nos render às evidencias: As necessidades e sobrevivencia são a unica razão destes nossos deputados e politicos que não medem esforços e nem têm envergonha quando se trata de satisfazer os seus apetites.
Claro que teria sido mais maduro se antes da tomada de posse viessem ao publico e explicassem a viragem, isso teria sido de louvar, porque afinal é o que sempre se esperou deles, mas isso é pedir demais a um partido e pessoas que já nos mostrou e provou, de todas as maneiras, que não tem mais salvação. Tudo aquilo naõ teve nada de tomada de consciencia daqueles deputados. Pelo contrário, foi uma grande brincadeira e de péssimo gosto e, acima de tudo, uma tremenda falta de respeito para aqueles que ainda depositaram o seu voto neles. O eleitorado merece mais respeito! Por isso não posso apoiar essa gente!
Caro Andre,
ResponderEliminarApenas dizer que tinhas muita razão. Apenas, eu andava a sonhar. Porém, estou preocupado mesmo pela reaccão real dos simpatizantes da Renamo.
Abraco