Páginas

segunda-feira, novembro 23, 2009

Bloguesfera, treva ilustrada!


Por Shirangano

Este texto vem a propósito de um e-mail que acabei de ler ainda nesta manhã, no qual, na sua amabilidade, um cibernauta/irmão fez questão de me informar sobre o que se estava a passar num determinado blogue que, por coincidência ou não, o autor é alguém cujo nutro simpatia e respeito. Não me fiz de rogado, corri por eles. “Isto é mesmo infantil! Coisa de ignorante para excitar outros ignorantes. Deixem-me rir!” – foi a minha primeira impressão, logo após uma leitura minuciosa dos textos e dos comentários que deles originaram.

Entretanto, escrevo em resposta, não escrevo com arrogância e, muito menos, azedume mas pela insolência do autor e a dos que lhe fazem ou fizeram coro. O texto que se segue é castrador. Poderá indubitavelmente chocar alguns ilustres bloguistas e desencadear desenfreadas ondas de ódios e algum ostracismo contra quem escreve e coloca em debate público. Mas que é um texto escrito com muito amor, é. Portanto, leia como quem mastiga as palavras, mesmo as que se apresentam violentas, saboreie. Aperte o cinto de segurança e prepare-se para uma viagem, ao mesmo tempo, estoteante e emocionante!

Li os textos e os comentários de cabo a rabo e, no final, senti-me vazio. Pois, os textos e os comentários, tão fechados à realidade, terminam todos eles vazios de afecto e sabedoria. Não há neles um pingo de sensatez, só demência-idolatria-hipocrisia em todo seu esplendor. As palavras que tecem a colcha de retalhos dos textos e comentários estão embutidas de nada o que mostra, à partida, que os seus autores, movidos pelo orgasmo atingido com a vitória do partido Frelimo, se sentaram defronte do computador e puseram-se a fazer masturbação colectiva e ejacularam fel e palha, e onde as palavras caíam é lá onde deixaram ficar. Numa atitude terrorista típica de jovens imaturos, dissipados, sem espinha dorsal, a sair da puberdade, ideológica e mentalmente indefesos.

Mas o pior é o ar triste e amargurado do autor dos textos e de alguns comentadores, bem visível em cada letra que acompanha a palavra, sem qualquer substância, não obstante a vitória do ídolo-partido. Pela maneira com que é embrulhada entre as palavras, as amarguras, os desabafos e os ressentimentos levam-me a crer que esse sentimento não é de agora e muito menos é consequência da linguagem dura com que sempre me apresentei nos meus textos e comentários, aliás, não tem nada a ver com os fortes e sucessivos enjoos causados pela minha postura aqui no “SOLTA-TE”.

Pelo contrário, o ar de tristeza e amargura que reveste esses meus compatriotas sem audácia para se meterem naquelas mesmas causas pelas quais Mondlane, Simango, Machel e outros filhos dilectos desta pátria entregaram as suas próprias vidas, é fruto de terem sido, abruptamente, obrigados, por força da natureza, ou seja, de idade, a deixarem de usufruir do gratuito leite materno. A maior parte deles, devido às condições financeiras dos progenitores, não puderam se socorrer dos famigerados produtos da Nestlé ricos em cálcio e é, por esta razão, que a tristeza e a amargura os acampanham desde a infância.

Continue ler o artigo aqui.

5 comentários:

  1. autch

    Num País democrático tem de saber encaixar certas provocações!
    Tudo isso faz parte da vida politica e de quem está nestas andanças!
    Há que ter estômago!!!

    É quase como quando o grande Benfica perde, ter de aguentar com as provocações de dos anti tudo eheheh

    Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  2. A vitoria estrondosa da FRELIMO e de Guebuza ta a desequilibrar a este jovem. Ja na campanha eleitoral tava com tendencias. Agora perdeu completamente o norte. Dispara para tudo quanto e' canto sem conhecer o poder da Kalashnikov. Bebeu a agua do rio sem conhecer a historia do crocodilo das margens.

    Li o texto, embora longo e dificilmente tragavel. Escreveu varios paragrafos para dizer coisas que podia ter dito num lead ou em dois paragrafos. E o sumo dilui-se.

    Escrever muito nao e' dizer muito.

    ResponderEliminar
  3. “O texto que se segue é castrador. Poderá indubitavelmente chocar alguns ilustres bloguistas e desencadear desenfreadas ondas de ódios e algum ostracismo contra quem escreve e coloca em debate público”-Shirangano

    “Mas que é um texto escrito com muito amor, é.”-Shirangano

    “Aperte o cinto de segurança e prepare-se para uma viagem, ao mesmo tempo, estoteante e emocionante!”-Shirangano.

    Os extractos que acima se apresentam foram tirados de um único parágrafo (intróito) do teu post Shir.
    Um único parágrafo, deixas à mostra o que realmente és: um convencido; um megalomaníaco.
    O que te faz crer que o seu texto é “castrador” e que “pode desencadear ondas de ódio...”, o que te faz pensar que o teu próprio texto nos pode levar a uma viagem “estonteate e emocionante”?

    És um megalomaníaco Shirangano e precisas de tratamento, acredite.
    Podia pegar mais exemplos nos teus escritos para ilustrar isto, mas acho que não vale a pena, quando em resposta, virás com toda a carga viral de insultos, deixando de ouvir quando devias, e isso, isso,é mesmo de megalomaníacos.

    Mas nós te criamos Shir, te convencemos que tinhas uma veia de escrita, que alinhavas e bem as ideias; o que não deixa de ser verdade, só que, isso não pode fazer de si o peso e a medida dos factos, você, pode ser o último peão na estrada onde pensas estar a passear a classe.
    Quando dizes no teu post que “Sempre que lia certos posts ou visitava alguns blogues questionava-me: que maturidade biológica tem o seu autor? Qual é a sua preparação psicológica e pedagógica?”, (fim da citação), coloca-se, também em mim, as mesmíssimas questões quando visito os teus escritos, sempre.

    E devo dizer que a primeira é que nunca cala (que maturidade biológica tem o seu autor?)
    Não me vou alongar por motivos óbvios, queria apenas terminar com uma máxima latina que diz : “nemo judex in re sua”, no sentido de que ninguém é bom julgador numa causa própria.
    E tu me pareces ser o contrário desta máxima...deixe que nós classifiquemos os teus escritos Shirangano.
    P.S.os teus escritos nunca provocarão ódio e ostracismo na blogosfera,(ainda que seja essa a sua ideia) e nem os insultos que me vais dirigir ao responder estes escritos, vão fazer com que deixemos de beber nosso copo de ideias na blogosfera e o outro na AEMO.

    ResponderEliminar
  4. Viriato Diasnovembro 24, 2009

    Caro Reflectindo,

    Podia ter acesso ao aludido texto e, se possível, fazer o meu comentário?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Das três uma
    Ou o Shirangano está no auge da sua inspiração poetica ou é um político a reagir a estimulos eleitorais ou é um cidadão com problemas pessoais com alguem !
    O meu comment completo está no blog do Shirangano.

    Hugs

    ResponderEliminar