Páginas

quinta-feira, outubro 01, 2009

"Tinha vergonha de ser juiz do Conselho Constitucional"

A presidente da Liga dos Direitos Humanos, Alice Mabota, diz que já esperava a decisão do Conselho Constitucional de excluir vários partidos do processo eleitoral e acrescentou que “tinha vergonha” se fosse juiz.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique excluiu cerca de uma dezena de partidos do processo eleitoral para as eleições gerais de 28 de Outubro. Os partidos recorreram para o Conselho Constitucional mas o órgão alinhou pela decisão já tomada pela CNE.
E sobre a decisão de CNE e a acusação do MDM de que este organismo deixou extraviar documentos do partido, disse: “É de propósito que desviaram documentos, digo de boca cheia.”
O que se passou na CNE “vai ficar na história”, disse a responsável, acrescentando estar convicta de que os membros do Conselho Constitucional foram mudados recentemente de propósito, porque “o antigo presidente” do órgão não pactuaria com o que se passou.
“Isto é uma vergonha. Eu tenho vergonha”, insistiu.

Fonte:O País online

Nota: Quem não tem vergonha é aquele que não foi educado a ter vergonha. O desonesto por socialização

13 comentários:

  1. Parabéns Dra. Alice, está a fazer o seu papel; pena é que para mim fique pelo "todo mundo sabe" e não mostre até que ponto, de facto, houve desvio de documentos na CNE. Outro rigor se lhe exige até pela profissão e/ou posição.

    ResponderEliminar
  2. ... "estar convicta de que os membros do Conselho Constitucional foram mudados recentemente de propósito, porque “o antigo presidente” do órgão não pactuaria com o que se passou". Em suma, a resposta à questão encontra-se neste parágrafo. Quem quer ser honesto sabe que a CNE e o Conselho Constitucional são controlados pela Frelimo, pois os nomeados Ministros, Vice-Ministros, etc. têm de provar que estão a desempenhar o papel que lhes foi 'confiado', caso não queiram ser saneados pelos mesmos que lhes 'colocaram no poleiro' e desta forma, abrir mão dos seus salários chorudos e regalias. Precisamos de mais Alices Mabotas, juízes, advogados, conhecedores da lei, etc. para denunciar os atropelos à lei cometidos à luz do dia no nosso país. O povo está farto de tanta hipocrisia e falta de ética por parte dos que lhes deveriam proteger.
    Maria Helena

    ResponderEliminar
  3. Aqui está uma mulher que gosta e pratica a verdade. O assunto não só é vergonho, é acim de tudo é alarmante. Quando um orgão deste nível pratica actos deste género,o país vai muito pessimamente! Dói-me a alma!

    ResponderEliminar
  4. Moçambique esta a ser comandado por MAFIAS.
    O que voces esperam?

    ResponderEliminar
  5. os governos , todos eles no mundo, combatem a Máfia porke, a mafia é um forte concorrente aos governos em tudo, trafico de influencias drogas,carros,favores,

    o governo dá a todos do seu partido(familia mafiosa) todos poders , economicos, judiciale protege ,a mafia faz o mesmo e kuando ha conflitos de interesse uniem-se(FRENAMO) e dividem o taxo, kuando os inflitrados começam a denuciar, o Governo finge k esta atuar a mafia mas no fim comem juntos(CNE;CC)

    sok ate um dia k o povo sai a rua e manifesta-se ai começam as ekipes de comissoes de inqueritos, nao experemos pelas comissoes saibamos penalizar nas urnas, o voto é arma dos oprimidos,

    ResponderEliminar
  6. Soube hoje de que o MDM irá submeter a queixa-crime contra a CNE na proxima semana. Sei também que alguns grupos organizados da sociedade civil irao pressionar para que a justica e a celeridade no esclarecimento deste caso seja um facto. De resto, Mocambique é signatario da Carta Africana que defende a justica em tempo útil. A ver vamos qual vai ser a atitude e a coragem do Dr. Paulino mostrar que de facto ninguém está acima da Lei. Aqui sim vale a pena promover manifestacao pedindo a celeridade deste caso. Pelo que sei a coisa vai ser a sério. A juventude vai entrar em cena. É o comecar da revolucao.

    ResponderEliminar
  7. Caro Mutisse

    Obrigado, mas qual é o teu rigor para além de fazer advocacia ao governo do dia e com certeza por conveniência?

    Eu aqui tiro chapéu à Alice Mabota. Ela é jurista do povo.

    ResponderEliminar
  8. Cara Maria Helena

    Agora já sabemos do porque houve remodelacão no Conselho Constitucional.

    ResponderEliminar
  9. Caro Chauque

    Esse é o problema em Mocambique. O nosso governo é de gente que cria patos e enriquece num abrir e fechar de olhos.

    Eu digo o mesmo, que o cidadão abra olho e vote em todos menos à Frenamo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Gata

    Que saudades de ti. Tudo bem?

    De facto, em Mocambique precisamos de mais mulheres como a Alice Mabota.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo

    Obrigado pela informacão, mas saibamos que a PGR pertence ao esmo clube de malabaristas. A única e melhor solucão é penalizar o clube no dia 28 de Outubro.

    ResponderEliminar
  12. Ola Reflectindo,
    Saudades tambem tinha eu deste espaço mas cá estou e espero puder retornar brevemente ao vosso convivio como antes.

    Concordo e acho bem que as coisas sejam tomadas mesmo a sério,e temos a possibilidade de mostrar o nosso desagrado com o nosso voto, a final o povo é soberano e façamo-nos valer!

    ResponderEliminar