Páginas

segunda-feira, junho 29, 2009

Ildefonso Muanantatha pediu desculpas aos jornalistas

Finalmente o Governador de Tete, Ildefonso Muanantatha, pediu desculpas pelas ameaças de morte que proferiu contra o jornalista do Notícias Bernardo Carlos.
Como de constume o SACANA foi o único jornal a registar este pedido de desculpas.

Fonte: Savana

10 comentários:

  1. ao invés de um pedido de desculpas sínico e forçado este arruaceiro disfarçado de médico e governador de uma província do país devia pedir a sua exoneração. Prestaria um grande serviço a nação, mostrando que é um ser sensato, com juízo e com "eles" devidamente pendurados no lugar.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Martin de Sousa, não há dúvidas que o que Muanantatha fez não é suficiente que pedir demissão voluntariamente, porém, essa não é ainda a nossa cultura como algumas vezes o Mutisse fez o caso de me/nos recordar. Observando o que é hábito de quem é boss na nossa cultura, este passo (pedir desculpas) é gigante. A característica dos nossos bosses é arrogância.

    Portanto, temos que assumir uma luta para auto-responsabilizacão e isso é possível se de facto uma desculpa como esta não a consideremos suficiente. Vê-la como FORÇADA permite-nos avançar à cultura de auto-responsabizacão. A pergunta seria, por quem Muanantatha foi forçado a pedir desculpas? Pela classe jornalista, claro. Mas a exigência dos jornalistas podia ter sido suficiente para forçar a um governador em Mocambique para pedir desculpas? Acho que não. Posso estar errado, mas eu acredito que só as bases da Frelimo em Tete convenceram a Muanantatha que a sua atitude é repudiável.

    Democraticamente falando, as bases da Frelimo em Tete devem ter agido com inteligência, pois que Ildefonso Muanantatha constitue um peso excessivamente negativo para a Frelimo naquela província. Era preciso descarregá-lo chumbando-o na lista de candidatos a deputados da Assembleia da República.

    Não há dúvidas que Muantatha não foi prudente, pois que se fosse, teria pedido demissão ou como se diz noutros lados “time-out” desde há muito tempo. Isso lhe teria permitido ser rapidamente desculpado não só pelos jornalistas, mas pela sociedade em geral. Um bom membro dum partido tem que evitar que as consequências dos seus erros sejam assumidas pelo seu partido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu caro amigo Reflectindo, eu sou mesmo apaixonado pela ideia da auto responsabilização. Acho que vou insistir um pouco com este assunto lá no meu canto, pegando a estafeta de onde a deixaste neste canto e aproveitando muito do que dizes no seu comentário.

    É tempo de chaqualharmos isto um pouco. O país já tem muita gente responsável (no sentido de integridade) a dirigi-lo mas essa gente tem que ser responsabilizada (no sentido de responderem pelos seus actos) pelo que faz. O que Muanatata fez é gravíssimo...

    ResponderEliminar
  4. Amigo Mutisse, força aí! Eu sou também apaixonado pela auto-responsabilizacão que julgo atitude de que é civilizado.

    Esta é uma matéria para uma discussão séria, por isso acho uma boa ajuda se continuas com o tema noutro canto. Irei lá espreitar para eu deixar o meu comentário.

    ResponderEliminar
  5. Nao houve nenhum pedido de desculpas. O Sacana eh o suplemento humoristico do Savana. Uma das linhas humoristicas que segue eh a ironia. Nao eh por acaso que o Sacana declara que foi o unico jornal presente no tal pedido de desculpas.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado, caro anónimo. E se Muanantatha pedisse desculpas teria sido coisa inédita.

    A discussão pode continuar ainda no sentido "responsabilizacão" e "auto-responsabilizacão".

    ResponderEliminar
  8. tou tentando entrar em contacto com v.excias ta dificil tenho uma materia quente para desabafar

    ResponderEliminar
  9. tenho uma noticia quente para vos fornecer contacte me urgente

    ResponderEliminar
  10. Ok,
    o meu endereco é askwaria@gmail.com

    ResponderEliminar