Páginas

quarta-feira, março 04, 2009

Lourenço Bulha suspenso das suas funções

De acordo com o O País online, foi suspendido o mandato de Bulha e do seu elenco, segundo um comunicado emitido pelo partido Frelimo, até a realização de eleições a nível do partido.

Enquanto isso a formação política do partido Frelimo na Beira será gerida por uma brigada central.

Ainda não estão claras as razoes que levaram o partido a tomar esta decisão.

Fonte: O Pais online

Nota do Reflectindo:

A Frelimo já está actuar abertamente como a Renamo??? Vejam como (pelo menos até aqui) isto é semelhante ao que a Renamo fez em Pemba, Cabo Delgado, e em Maputo ao suspender Cornélio Quivela e Jeremias Pondeca e os respectivos elencos. Que se passa? Motivos idênticos? É que segundo o meu ponto de vista, questões partidárias devem ser tratadas de forma diferente que questões governamentais ou estatais por as primeiras requererem eleições enquanto que as últimas passam por nomeações.

15 comentários:

  1. A frelimo 'e "organizada". A semelhanca do que se deu nas autarquicas de Novembro a Frelimo percebe que Beira precisa de reforcos.

    ResponderEliminar
  2. Frelimo = Renamo

    Aí uma oportunidade para o MDM mostrar e demonstrar a diferenca.

    ResponderEliminar
  3. Tenho esperanca que o MDM vai ser exemplar. O meu voto de confianca vai para eles. Aguardo o desenrolar dos acontecimentos com muita emocao e alegria. Maria Helena

    ResponderEliminar
  4. Caro Nelson, concordo que a Frelimo percebe que ela precisa de reforco na Beira. Não quero ser conselheiro da Frelimo porque estou totalmente ocupado, mas posso continuar a me questionar se isto é mesmo um reforco ou ela pensa que os Beirenses têm medo dos membros da Comissão Política? Se acharmos que isto é reforco, chamaremos de reforco da Renamo ao que fez em Cabo Delgado e Maputo? Se bem que Alberto Chipande esteve sempre ao lado de Lourenco Bulha porquê a derrota se atribue apenas ao Bulha e o seu elenco?

    Depois, segundo o Notícias, diz-se que é em cumprimento dos estatutos da Frelimo no seu artigo 64, alínea c). Fui espreitar e lá vem o seguinte: que compete à Comissão Política deliberar sobre questões urgentes e inadiáveis, prestando posteriormente contas dessas decisões ao Comité Central;

    É esse caso ou será mesmo que o problema é de Bulha ser derrotado. Ou há coisas escandalosas ainda não ditas? Ou um outro plano secreto contra alguma coisa? Ou a Frelimo tem informacão que seus membros em Sofala estão lhe abandonando?

    Como vês, meu caro amigo, suspender todo o secretariado não me parece ter razões unicamente da derrota, porque Bulha não é o primeiro a ser derrotado, tanto que Guebuza e Chipande têm sido cabecas de lista em Sofala, mas nunca fizeram sucesso. Talvez só e só se essa derrota estiver conotada a algo mais escandaloso mas ainda no segredo.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, a equacão está aprovada, pelo menos enquanto não houver outra explicacão.

    ResponderEliminar
  6. Maria Helena, é isso mesmo de esperar de um partido civil e que integra jovens. Espero que todos a integrarem o MDM tenham a ambicão de fazer a diferenca.

    ResponderEliminar
  7. Esta' a haver muita desinformacao em relacao a esta suposta "chicotada psicologica" da direccao frelimista em Sofala! A questao aqui nao e' a derrota do Bulha! Djalma tambem perdeu e, se estao bem lembrados, foi de seguida nomeado Governador de Gaza! O problema, que ninguem quer mencionar aqui, e' o MDM! O "pessoal" ja' percebeu a grandeza do desafio que os espera! Urge agir em tempo!! Se alguem quiser apostar, podemos faze-lo: "Ate ao fim do ano, essa comissao "interina" se vai manter intacta"!!

    Better try to do something now, because the process to get our country back is already under way!!

    ResponderEliminar
  8. Caro Reflectindo,
    Estas preocupado com a FRELIMO? Para quem criticava o candidato da Frelimo no Município da Beira, estas a mostrar uma preocupação estranha. Se não estiver enganado, criticaste muito o episódio dos caixões e da fontenaria encerrada.
    Frelimo é um partido altamente organizado, que provavelmente esteja a reorganizar-se para os pleitos eleitorais que se avizinham.
    Espanta-me que membros da oposição estejam preocupados com a reorganização interna da FRELIMO. MAS COMO DIZ O DITADO, QUANDO O TEU ADVERSÁRIO CRITICA-TE, PROVAVELMENTE ESTAS NO CAMINHO CERTO.
    Faça como Dhlakama, esqueça a FRELIMO e vai trabalhando em prol do teu MDM.
    Nao tarda nada estarás a propor os nomes para o futuro secretariado da FRELIMO.

    Ja agora, o artigo 64, alínea i) do referido estatuto diz que ouvido o comité de verificação a Comissão Politica pode designar Primeiros Secretários Provinciais substituto. Principio básico de direito: quem pode mais, também pode menos.


    Caro Jonathan,
    Aceito a aposta. Por aquilo que a FRELIMO tem mostrado, acredito que quando diz que será eleito um primeiro secretario no espaço de 30 dias, realmente assim será e a comissão interina cessara as funções. Qual é o valor da aposta?

    Comparar os métodos da FRELIMO aos da RENAMO é uma autentica aberração. Que eu sabia, nenhum delegado politico provincial da Renamo foi eleito, enquanto que a Frelimo promete em 30 dias apresentar um novo secretariado provincial. Acrescente-se: ELEITO.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  9. Caro Jonathan, não há dúvidas que a Frelimo está totalmente abalada pelo MDM e Daviz. Recordo-me ao que aconteceu ao Djalma, mas desta vez parece que ela está a disparar para o seu pé. Suspensão é uma forma de punicão enquanto que Djalama foi nomeado a governador e só depois desceu.

    Portanto, o mais certo é isso que disseste: a Frelimo sofreu uma chicotada psicológica e está totalmente desorientada. Ainda bem que sabemos disto logo a partida.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Nuno Amorim!

    Dizes uma coisa aqui, bastante interessante: "MAS COMO DIZ O DITADO, QUANDO O TEU ADVERSÁRIO CRITICA-TE, PROVAVELMENTE ESTAS NO CAMINHO CERTO."

    Esta tua citacao, diz volumes, no que concerne a postura que tomas em relacao ao MDM e ao Daviz!

    O que o teu partido faz ou deixa de fazer, a mim, pelo menos nao preocupa! Preocupa-me, como cidadao que, instituicoes politicas (ou quaisquer outras) que apregoam ser "democraticas", se comportem de forma diametralmente oposta! Isso e' importante para ver possiveis gatos que andem a ser vendidos como lebres!

    Ficaste completamente mudo em relacao ao cenario dessas mexidas relampago estarem exclusivamente motivadas pelo "monstro" do MDM que esta' a surgir! Talvez seria caso para adicionar uma outra versao ao teu ditado:
    "QUANDO O TEU ADVERSÁRIO SE CALA, PROVAVELMENTE ESTAS NO CAMINHO CERTO."

    ResponderEliminar
  11. Reflectindo,

    Esta "vassourada" a um elenco escolhido localmente, deve servir de exemplo a jovens de excelentes capacidades como o Chaquil Aboobacar e tantos outros, que deveriam estar a usar o seu saber e conhecimento em algo de concreto em prol desta nacao, que o modelo politico a vigorar nestes partidos considerados grandes, nao passa de uma plataforma para assegurar a barriga e o status-quo de certos individuos! Nao ha' democracia, coisa nenhuma! Se bem que andaram a fingir este tempo todo, que nao percebiam isso (talvez pela ganancia de vida facil), e' altura de se consciencializarem que nao passam de "meninos de recados"!

    ResponderEliminar
  12. Meu caro amigo Nuno Amorim

    Tenta lá ser honesto. A lideranca da Frelimo está abalada e comecou já a disparar para os seus pés??? Se não for por causa da derrota que tu nos digas o porquê da criacão duma comissão directiva.

    Estás a ser honesto que foi por ele ter falado de caixões e ter pretendido inaugurar a fontenária? Será por ele não ter convencido aos beirenses???? Se for isso até nem é grave porque na mesma ele não foi eleito. Os beirenses é que não aceitaram. Mas há discursos e actos de frelimistas que deviam sim ser penalizados pela lideranca. E tu sabes muito bem de quem me refiro.

    Já fui claro em que situacões a Frelimo enviou os seus graudos para as províncias. Foi nos anos 80. Sabes disso ou não?

    Essa alínea que estás a mencionar que em si é uma bulha, não é a que foi mencionada pela Comissão Política. Estás a substituí-la? Eu e os outros lêem e sabem onde os documentos se encontram se forem publicados. Repito, a fonte do que me referi é o Jornal Notícias e se queres desmentir que vá ao Notícias ou à Comissão Política da Frelimo pedindo-lhes para escrever a bulha do artigo i) como referes.

    Sempre negarás as semelhancas entre a Frelimo e a Renamo, ou seja as liderancas destes partidos, mas isso é um facto e nota-se todos os dias. A única diferenca é que a Frelimo usa os fundos públicos e para de vez em quando fingir-se organizada. É lamentável que um partido como o da Frelimo, com juristas respeitáveis esteja sempre a atropelar leis muito simples.

    Não estou preocupado com a Frelimo como estás crendo. Estou a questionar e alertar, recordando-TE o que Manuel Tomé tem gritado para a Renamo.

    Seja então honesto já que dizes que a Frelimo está se reorganizando. Então ela está desorganizada? Como vai o nível de desorganizacão?

    A outra alerta que faco é o uso de meios e fundos públicos para o trabalho do partido.

    Caro Nuno Amorim, como tu sabes, eu trabalho sim em prol do MDM. E isso sabes. Tu sabes que eu nunca vou propor os nomes do futuro secretariado da Frelimo porque eu NÃO SOU VIGARISTA COMO TU ÉS. Falo das tuas propostas manhosas de que não se precisava de se criar um novo partido porque bastaria que se activasse o PCN, e desaconselhando candidaturas para as próximas eleicões, etc, etc. Eu falo da postura vergonhasa que a lideranca do teu partido está a apresentar. Mas para ti, da ala dura da Frelimo, é difícil entender o que escrevo, pois se não fosse isso, irias com certeza reflectir sobre as consequências da atitude da tua lideranca.

    Meu amigo, o teu ditado, aliás, a repeticão das palavras de Fernando Mazanga, não serve para este caso. Primeiro, porque eu nao estou a criticar, apenas questionar; segundo, não sei o que Bulha e o seu elenco fizeram para merecerem a pena de suspensão.

    Aquele abraco e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Jonathan, boa resposta essa a Nuno Amorim quem mereceu um artigo aqui precisamente pelos seus discursos anti-MDM e Daviz.

    Não acho que existe uma outra forma de consciencializar o cidadão que abrindo debates sobre a postura destes partidos que achavam donos dos votos e eleitores mocambicanos.

    ResponderEliminar
  14. Amigo Nuno amorim, havia me esquecido de dizer-te que O País online questiona a postura da Comissão Política da Frelimo. Leia aqui

    ResponderEliminar
  15. Benelton Frederico Cervejamarço 28, 2009

    Olha Nelson, indirectamente estas a insitar a violencia psicologica no seio dos membros e simpatizantes da frelimo. Eu nao acho certo o teu posicionamento em relacao a suspensao do mandato do camarada Bulha e Companhia Limitada.
    Saiba que na Frelimo reina a boa organizacao e sobretudo o civismo. Nao adianta parar para reparar somente as falhas e nao dar opiniao rumo a melhoria no seio do Partido de ontem, hoje e do amanha.

    Tenham olhos para assistir a derrota que os Partidinhos do nosso Mocambique terao nestas eleicoes que se aproximam.
    MDM sinonimo de egoismo dos Ndaus ou mesmo Mandaus que sonham em ser presidentes da republica de Mocambique num futuro que nunca ira chegar.

    Frelimo a forca da mudanca

    I m Benelton Frederico Cerveja / Beira City.

    ResponderEliminar